Problema de pelo/pele !?!?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
cat00
Registado: domingo jun 23, 2013 6:32 pm

domingo jun 23, 2013 6:42 pm

Boa tarde, tenho um gato com 9 anos e ultimamente comecei a reparar que ti nha um género de caspa no pelo, mas somente na parte da coluna. Para além disso sempre que lhe toco nessa zona, ele arrepia-se todo, mas nunca associei a nada visto que muitos gatos são sensíveis nessa zona(acho).

Ontem reparei que a "caspa" agora é muito maior, parecendo já bocados de pele seca (?) que vão saltando. Noto também que tem comichão nessa zona, e parece ser bastante.

Como é fim-de-semana ainda não consegui marcar consulta no vet e segunda-feira não consigo mesmo passar por lá e como tal só posso levá-lo ao vet terça-feira. Até lá queria-vos perguntar se alguém faz ideia do que isto seja ou se os vossos gatos já passaram por alguma situação semelhante e sobretudo se acham que poderá ser grave e deva levá-lo ao veterinário antes de terça-feira.

Não sei se interessa mas tem 9 anos, pelo preto e tem algum excesso de peso. Só come ração.

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

:wink:
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jun 23, 2013 7:10 pm

Que ração lhe dá? Costuma-lhe dar banho ou fazer algum tipo de limpeza? O que usa para o escovar? É desparasitado?
cat00

domingo jun 23, 2013 7:21 pm

Antes de mais, obrigada pela resposta.

A ração que lhe dou é purina cat chow há alguns anos.
Costumo de o escovar(com escova própria) para tirar os pelos "mortos", mas nunca lhe dei banho.
É desparasitado.
ReginaVieira
Membro Veterano

domingo jun 23, 2013 8:41 pm

Se já essa ração há muito tempo não deverá ser culpa dela. Acho que um banho com um bom champô mais específico aconselhado pelo vet para esse problema de caspa pode resolver o problema. Ou será uma alergiazinha. Não me parece seja muito grave, por isso pode perfeitamente consultar o vet só na terça. Depois dê novidades
cat00

domingo jun 23, 2013 9:27 pm

Fico mais descansada assim. Mas quando se refere a banho, é mesmo banho ou algo tipo com toalhas molhadas?

Muito obrigada pela ajuda
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jun 23, 2013 9:49 pm

é melhor não fazer nada enquanto não for ao vet. eu já ouvi a explicação para esses casos mas não me lembro :P
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda jun 24, 2013 7:19 am

Os meus nesta altura do ano, com a muda do pêlo, também costumam apresentar um pouco de caspa na zona do dorso.
Como nunca apresentaram pelada, não os vejo a coçar com insistencia e ao escovar nunca vi nada de anormal, não me preocupei muito,
Eu na altura da queda do pêlo, mudos-lhe sempre a ração para uma especial skin para ajudar a fortifica o pêlo e sempre ajuda também um pouco no controlo da caspa.
Mas se vir que é muita caspa, ou que se coçam, feridas e afins contacte de imediato o vet, ou ligue mesmo a questioná-lo apenas por precaução.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda jun 24, 2013 9:09 am

É bem provável que ele devido a ser um gato sénior precise de uma ração adequada. Os órgão envelhecem também e podem precisar de mais suporte nutricional, pode já não conseguir aproveitar tudo da mesma forma.

Uma vez falaram que caspa nos gato pode às vezes ter estar associado a problemas nos rins, não sei se é ou não verdade.

No seu lugar, ia ao veterinário sem lavar o gato primeiro, até para que a veterinária veja o problema e não vá mascarado.

Normalmente, os veterinários prescrevem um shampoo para o efeito e muito possivelmente a mudança de ração.
margoustink
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 12:22 pm

É capaz de me dar ideias, dar um banho com água de malvas, que luxo. :lol:

Eu conhecia o banho de aveia que era usado na minha família.
Os gatos que viviam dentro de casa, mas com acesso ao exterior da casa. Isso fazia ter mais cuidados, com banhos, no Inverno por norma era o banho de aveia.

http://whippetp.no.sapo.pt/nutricao.htm

Veja sobre rações e depois avalie melhor a que está a usar.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda jun 24, 2013 1:57 pm

Pois, se o seu gato tem excesso de peso já pensou que ele pode não conseguir fazer o grooming nesse local, porque não lá chega com a língua!
ReginaVieira
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 2:18 pm

cat00 Escreveu:Fico mais descansada assim. Mas quando se refere a banho, é mesmo banho ou algo tipo com toalhas molhadas?

Muito obrigada pela ajuda
Refiro-me a banho mesmo banho, com um champô específico que apenas pode e deve ser recomendado pelo seu vet :wink:
margoustink
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 2:55 pm

ZezinhoManel Escreveu:Pois, se o seu gato tem excesso de peso já pensou que ele pode não conseguir fazer o grooming nesse local, porque não lá chega com a língua!
Também é capaz de ter razão...
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça jun 25, 2013 1:46 pm

Cuidado, se o gato não está habituado a tomar, com 9 anos, só vai stressar ainda mais o animal. Se for esse o caso seclahar o banho de toalha é mais aconselhável e menos stressante para ele.
Responder

Voltar para “Gatos”