Será linfoma?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
petdefender
Registado: quarta jun 26, 2013 11:31 pm

quarta jun 26, 2013 11:37 pm

Linfoma?
A minha gata foi diagnosticada com linfoma, mas não sei que tipo de linfoma é este.
Em Setembro de 2012 sem qualquer aviso prévio, começou com espirros e muco espesso unilateral (de uma narina), como pensei que fosse um vírus dei-lhe Amoxicilina+clavulanato a 50mg e resolvia a situação e voltava após algumas semanas com espirros sanguinolentos. Em Dezembro de 2012 o problema tornou-se mais agressivo. O escorrimento nasal era bilateral e com uma respiração ruidosa. Levei-a ao veterinário que fez um raio-x aos pulmões para despistar a possibilidade de alguma infeção, o que demonstrou estarem sem complicações. Recomendou fazer uma limpeza diária com soro em cada narina e deu duas injetáveis (Não sei o que eram).
Em Março de 2013 levei-a a uma consulta noutro veterinário que pensou tratar-se de herpes felino e receitou Clavamox 250mg de 12/12 horas e Vibramicina 100mg 1x ao dia e se o caso não ficasse resolvido poderia ser necessário uma rinoscópia a cavidade nasal, mas dado as minhas condições financeiras e ter mais 17 felinos para cuidar, não me foi possível. A situação continuou com melhorias iniciais mas ela vomitava o clavamox e retinha no estômago o comprimido da Vibramicina. Recorri a um veterinário mais experiente, que após verificar os dentes e a garganta colocou a possibilidade de um pólipo maligno e prescreveu Prednisolona 1 comprimido ½ 1X ao dia durante uma semana e na segunda semana 1 comprimido. Durante 12 dias os resultados foram negativos e as dificuldades respiratórias continuaram e parei o tratamento e voltei para o Synulox para controlar o muco nasal até conseguir dinheiro para voltar ao veterinário.
Abril do 2 de 2013, voltei ao médico porque a minha gata estava a escapar as tomas de Amoxicilina e não conseguia administrar a dose diária. Fui atendido por outra veterinária deu-lhe a Convenea e Herpless fácil para durante 15 dias.
A 15 de Abril apareceu um inchaço na ponta do nariz e algum desvio da terceira pálpebra do olho esquerdo. Alguns dias depois de ver que o inchaço não passava retornei ao veterinário o que infelizmente foi atendido por um estagiário que colocou a hipótese de Aspergilose ou outros fungos o que tentou uma colheita do muco nasal com pouco sucesso. Nessa altura estava sem dinheiro e possivelmente as analises seriam caras o que nunca cheguei a saber os resultados embora a clinica dissesse que os tinha feito (nota o país atravessa largas dificuldades económicas, as burlas e usurpação dos rendimentos dos outros é uma pratica frequente. Não estão a tratar os animais mas sim a tentar manter o negocio). Como notei que estavam a empatar por eu não poder pagar as analises e além disto agora aparecia uma massa fina esbranquiçada com uma pequena bola a sair do interior da narina esquerda. Resolvi leva-la a um hospital veterinário. Apresentaram algumas propostas de analises como citologia, raio-x de alto contraste, analises ao sangue e tomografia. Como não tinha muito dinheiro escolhi só a citologia e o raio-x normal. Como a minha gata tinha um inchaço a sair da ponte do nariz o médico decidi-o que a citologia seria feita naquela zona considerando que a massa estaria já no local. Comprovou estar errado, no raio-x apresentava uma sombra na zona do maxilar, e uma perfuração no osso da ponte do nariz onde na zona estava uma colónia de bactérias.
A 17 de Abril os resultados da citologia confirmavam um linfoma, não souberam dizer o tipo e se era maligno. O vet disse que cirurgia seria muito arriscada dado ser na zona nasal até a parte traseira do crânio. A quimioterapia não parecia ser solução se apenas ia garantir alguns meses de vida. O medico disse para eu continuar com a Amoxicilina para evitar possíveis infeções oportunistas e que quando ela estivesse pior, administrava-se Prednisona ou Prednisolona.
A massa continuou a aumentar e a desviar o olho esquerdo assim como se aproveitou da brecha no osso nasal. Atualmente estou a dar a
Um antibiótico e um anti-inflamatório , mas resolvi tentar outros métodos terapêuticos holístico. Não espero uma cura, mas gostava de saber que linfoma é este que danifica a estrutura craniana.

[/img]
Última edição por petdefender em sexta jun 28, 2013 5:54 pm, editado 1 vez no total.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta jun 28, 2013 10:04 am

Não o posso ajudar de forma alguma, a não ser desejar-lhe que as coisas corram do melhor possivel para a gatinha, e alertar para que apague os nomes dos medicamentos que menciona, pode dar azo a que pessoas sem escrúpulos, aproveitem para medicar os seus animais indevidamente :wink:

As melhoras...
petdefender
Registado: quarta jun 26, 2013 11:31 pm

sexta jun 28, 2013 5:58 pm

Obrigada. Informo que os métodos descritos em prática só estão a evitar o aumento do linfoma, até agora não consegui remissão. Aviso que a tentativa de aumentar o PH não indica uma cura, apenas um paliativo.
Responder

Voltar para “Gatos”