Ida ao vet

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

terça mar 02, 2004 12:49 pm

ola brum,

O seu tigrinho, faz-me lembrar o fred no vet. Mas no meu caso....seja com qual for.

A primeira vet dele foi sempre mto profissional...mas nada de mimos e toca a despachar.....conclusão todas as vacinas ele tinha que ser atado e sei la mais o que. :(

Depois apareceu outra...da primeira vez ainda se portou mto bem...depois o meu fado começou lentamente. Ela gosta mto dele.....de inicia ate o beija para ver se ele acalma e ate consegue. Peso-o, apalpa-o, etc - ele refila..mas ela vai falando meiguinho com ele e ele num lhe faz mal.

Agora qd e a injecção....e que e pior....desta ultima vez foram tres agulhas para o lixo...acabou por ter de ir a caixa que os aperta...ai e incrivel...nem precisamos de apertar nada e ele deixa, devera sentir-se segura...talvez.

Mas este fado começa...pq????....tudo tem uma explicação.....ele esta mto bem....mas chega a altura de ver a temperatura e colocar um termometro no rabo...isso e que e de mais...depois a partir dai ele ja não deixa fazer nada. Bufa e agressivo.

Mas a drª não se importa...diz-me sempre qd me venho embora....ele e assim aqui pq tem medo de mim......pois ele e lindo e mto mimado....sai de la envergonhada. Mas que posso eu fazer. Qt a encontro na rua...ela pergunta sempre...." então a minha ferinha....esta bem??" :oops: :o :D

Desculpem o testamento

Brum - deixe...como ve o meu e igualzinho...ve-se mm que são filhos unicos :D

Bjs

Sgomes
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça mar 02, 2004 2:06 pm

Sgomes
Olá
Pois claro que o Fred tem razão, afinal quem é que gosta de ter um termómetro no rabo???? ehehheheheh
Eles não gostam ponto final.
afinal nós nem todos gostamos de ir ao médico, eu quando vou ao médico porto-me bem :p :p :p ainda nunca bufei nem nada :roll: :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 02, 2004 7:16 pm

Não necessáriamente Pastorius, se os animais podem em certa situação "cheirar" o medo nas pessoas, a atitude deles no veterinário depende de outros factores:

1-A viagem- Para bastantes animais a viagem é um factor de stresse seja ela de carro em transportadora ou solto, ou ainda ao colo.

2- A sala de espera- Que animais estão na sala, gatos ou cães, o estado de ansiedade destes, o ruido e atitude incómoda de outras pessoas que queiram "fazer festinhas" e a ausência de transportadora ( vista como território do gato).

3-Os odores- No veterinário, existem por mais que se limpe, cheiros de muitos animais e desinfectantes, que por si são um factor desestabilizador.

Quando o veterinário entra a atitude do gato já está condicionada por estes factores e porque não por melhor profissional que seja, a do veterinário pode estar condicionada pelo gato ou cão que o mordeu ou arranhou há pouco e que o dono só disse que mordia depois de este o ter feito.

Finalmente gostava de desmistificar os que falam do "medo da bata branca". gatos e cães que são observados por veterinários de farda, verde ou azul pela primeira vez e que reagem da mesma forma que a uma pessoa de bata branca.

O gato não pressente ou cheira se a pessoa gosta ou não de gatos, no entanto reage à atitude do dono. Este passa uma mensagem ao animal quando o veterinário entra, se ele não gostar do veterinário a sua postura e odor pode denunciá-lo e o gato estará alerta quando vai ser manipulado, o que já piora as coisas em conjunto com os factores atrás.

Como adenda, gosta de dizer que um veterinário que é cheio de simpatias, e diz que tem gatos, pode estar a fazê-lo por marketing pessoal.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
pastorius
Membro
Registado: quinta out 09, 2003 12:47 pm

quarta mar 03, 2004 10:32 am

Compreendo a sua descrição e naturalmente a adenda de marketing...
De facto a viagem e tempo de espera aumenta o stress do animal mas no meu caso foi exactamente o contrário.
Quando da minha visita de urgencia ocorreu á noite e tive que fazer uma viagem de 45 minutos...correu tudo de forma excelente.
Desta vez foi uma viagem de 5 minutos não havia animais em espera e foi dificil.
Se calhar cada caso é um caso e por isso é que gosto tanto de animais.
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

quarta mar 03, 2004 2:28 pm

Olá

O Gizmo vai a uma vet em Benfica que eu acho 5 estrelas!

Em casa ele não deixa fazer nada, é tudo feito à força. Com ela, até se coloca na posição que lhe der mais jeito!! :o :o :o

A vet não é "lamechas", mas tb não é bruta. É simplesmente firme nas acções e palavras, nunca vi aquela mulher intimidar-se perante animal nenhum. Claro que no fim do tratamento, pega no Gizmo ao colo e vai falando com ele enquanto arruma o consultório. Ele adora e ela vai "explicando o que lhe fez e porquê! (a ele, não a mim... :lol: )

Eu escolho um vet em função da reação do animal. Se ele gosta, muito bem, fico! Se ele não gosta uma, duas, já não dou a 3ª!

Não achei caro o preço que pagou pela consulta mais medicamentos. O que achei caro foi o que teve que passar por ver o seu menino nesse estado. Isso, nada paga!!

Beijinhos,
Filipa

Ah, já agora antes que me esqueça: as "banhas" que eles têm na barriga, mais concretamente nas "axilas" das patas de trás, não significam necessariamente gordura. Se o seu gato é grande, mas esbelto, essas "banhas" são o seu "planador" no caso de uma queda alta. O gato "abre-se" (que bela expressão...;) ) e serve de para-quedas quando ele vai no ar. ;)
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

quarta mar 03, 2004 4:16 pm

aflbs Escreveu: Ah, já agora antes que me esqueça as "banhas" que eles têm na barriga, mais concretamente nas "axilas" das patas de trás, não significam necessariamente gordura. Se o seu gato é grande, mas esbelto, essas "banhas" são o seu "planador" no caso de uma queda alta. O gato "abre-se" (que bela expressão...;) ) e serve de para-quedas quando ele vai no ar. ;)
:lol: :lol: :lol: :lol:
Essa é que eu não sabia... :lol: :lol: :lol: pensava mesmo que eram umas gordurinhas a mais... :lol: :lol: :lol:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 03, 2004 4:27 pm

CasadeAnaval Escreveu: O gato não pressente ou cheira se a pessoa gosta ou não de gatos, no entanto reage à atitude do dono. Este passa uma mensagem ao animal quando o veterinário entra, se ele não gostar do veterinário a sua postura e odor pode denunciá-lo e o gato estará alerta quando vai ser manipulado, o que já piora as coisas em conjunto com os factores atrás.

Olá Nunca tinha pensado nesta questão, mas parece-me que é mesmo assim. A Amélia porta-se muito bem no vet, mas na altura em que esteve doente, eu andava super nervosa, e quando eu a estava a segurar ela portava-se mal. Depois de eu ter desmaiado uma vez na consulta
:oops: , a vet começou a mandar-me sentar enquanto ela e a assistente tratavam dela. E a verdade é que conseguiam fazer tudo sem problemas ;)
A vet dizia-me que ela sentia o meu nervosismo e ficava nervosa também.

Mas noto que com certos vets da Clinica elas se portam melhor. esta vet que assistiu a Amélia quando ela esteve doente é um espetáculo para os animais e consegue sempre fazer tudo deles, por mais ferozes que sejam com ela portam-se muito bem, acho que já é mesmo habilidade e gostar muito de animais e consegue transmitir-lhes isso.

Em relação ao medo das batas, nos gatos não sei, mas tenho um amigo cujo cão foi atropelado. na altura teve de ir muitas vezes ao vet pois partiu uma pata. Sempre que vê uma bata branca foge a correr. O meu amigo outro dia chegou a casa para almoçar e vinha com pressa e não reparou que trazia a bata vestida, diz que o cão fugiu dele a correr :lol: , deve ter associado...

Beijokas
Kathleen
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta mar 03, 2004 5:15 pm

Olá,

Mas lá que eles reconhecem as cores reconhecem. O meu Karim, uma vez numa exposição no Porto, foi tentado, por um comissário, um miúdo, ser retirado da gaiola do juíz puxando-lhe pela cauda, como vi que nunca mais o levavam ao juíz indaguei (ainda era inexperiente) o que se passava e diz-me o miúdo : Ele mordeu-me, pedi autorização e subi ao palco, quando abri a porta da gaiola ele começou a bufa e enroscou-se todo, mas quando viu que era eu acalmou. Dei um descompustura ao miúdo (e a partir daí faço sempre questão de ser eu a manuseá-los) e lá foi a julgamento. Nessa altura eu costumava ir de boleia com uma amiga que era comissária nas exposições, o Karim conhecia-a há muito tempo e fazia-lhe muitos tagatés, pois não é que a partir desse dia sempre que via a bata branca dos comissários (só em exposições nos consultório portava-se como sempre, um cordeiro) começava logo a bufar, mesmo que fosse a minha amiga? via-os ao longe aproximarem-se e lá começava ele, se ela despisse a bata, tudo bem, fazia-lhe as festinhas do costume..

Enfim, ele lá sabia que alguém, numa exposição, com bata branca, lhe tinha feito mal.

Bjs

Mai-Mai
sromao
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am

quarta mar 03, 2004 6:49 pm

Olá a todos,

A minha experiência com vets é de forma geral satisfatória. No entanto,de acordo com a gravidade pondero bem onde vou. Quando morava em Lisboa ía com a Janota à União Zoófila e não tenho nada de mau a apontar.

Quando vim morar para a margem sul andei a experimentar vários vets, uma delas, apesar de profissional chegou acusar-me de ter humanizado demais a minha cadela e de tê-la feito muito mimada :evil:
Felizmente, nenhum chamou má às minhas meninas.

Quanto ao vet ao pé de minha casa, já se tem enganado em diagnósticos , pelo que vou lá apenas para as vacinas. :roll: Quando a Camila ou a Janota têm algum problema, por mais pequeno que seja vou sempre ao Hospital Veterinário da Charnecada Caparica. Não é barato, mas a saúde delas não tem preço e fico logo mais descansada porque sei que estão em boas mãos. ;)

Susana
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

quarta mar 03, 2004 8:37 pm

coliveira Escreveu: Essa é que eu não sabia... lol lol lol pensava mesmo que eram umas gordurinhas a mais... lol lol lol
Alguns são! lol lol lol lol lol lol

Mas regra geral, este bocado de pele está lá, à frente e atrás! ;)

Beijinhos,
Filipa
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mar 03, 2004 10:42 pm

sromao Escreveu: apesar de profissional chegou acusar-me de ter humanizado demais a minha cadela e de tê-la feito muito mimada evil
Não sei se sabe mas grande parte dos problemas com animais em termos de comportamento têm a ver exactamente com isso.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 04, 2004 12:13 am

a minha vet é uma autêntica pachola. acho que inspira uma autêntica tranquilidade aos animais e aos donos :D mas em geral, nunca tive problemas. claro que uma vez, ia-me passando. fui a um vet, cuja empregada tinha uns saltos tipo agulha, umas unhas de kms e um penteado :o mal o médico, tentou dar uma injecção ao gato, era ve-loi saltar da marquesa, fugir a sete pés e a dita a praguejar atrás dele. agora, rio-me, mas na altura fiquei furiosa.
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

quinta mar 04, 2004 12:54 am

Brum...5 Kg? Beemm, que "tchigrão" ! :)
O que a Brum pagou é o que se paga na maior parte das vezes numa ida dita "normal" ao vet.
Porém, acho que se não gostou da vet deveria mudar, por si e pelo Tigrinho, já que pelos vistos ele também não morreu de amores por ela.
Acho que, por mais que isto pareça absurdo para alguma pessoas, os bichos devem ter razão em escolhas que fazem em relação aos humanos.
O que o CasadeAnaval referiu em relação ao factor stress eu tenho essa experiência pessoal, a minha Teresa, sp que vai á vet deixa cair um montão de pelo (penso que esta situação está directamente associado ao stress nos gatos) e no entanto vou a pé de minha casa ao vet, que é ao fim da rua.
Já a cadela dos meus pais quando lá vai, basta chegar á porta.....temos de agarra-la e puxa-la tipo "burro teimoso" para entrar na sala.

Bichos....o meu namorado diz que são como nós..as mulheres, vá lá percebe-los..
:)

beijokas
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quinta mar 04, 2004 9:25 am

Bom dia Bernardinha
Vou realmente mudar de vet, eu gosto dos outros que lá estão e o tigrinho também gostou, mas esta vet que o atendeu é uma parva, já a Kikas não gostava dela.
Só voltei aqui porque pensei que esta vet já lá não estava, e como ele odeia andar de carro, e este é muito pertinho de minha casa, foi por esta razaão que lá fui, mas para a proxima vou a outro onde a minha irmã vai e que está muito satisfeita.

em relação aos 5Kg eu também acho muito , embora eu não o ache gordo, agora estou a tentar retirar-lhe um bocadinho de comida, a ver vamos.
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta mar 05, 2004 1:59 am

Tadinho!! de dieta??
Ó Brum, pelo que me dá a conhecer aqui, acho que não vai ser capaz de resistir ao Tigrinho a pedir comida!
Parece que estou a ver..."Não!...seu, seu....gordo!....pronto só mais um bocadinho...nãooo, não olhes assim pra mim please!"

:) :) :) :) :) :) :) :) :)

Eu tb não resisto... :oops:
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”