Juntar dois gatos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
Boa noite a todos,
Tenho uma gatinha adoptada à mais de 1 ano numa associação.
Recentemente recolhi em regime de FAT um gato com 2 semanas e meia, gato esse que estaria somente em FAT, mas que acabou por conquistar a familia, e se tudo correr bem ficará por cá (sem certezas absolutas por outro assunto que vou expor a seguir).
Ora, a minha Nônô detesta o gato, tentei apresenta-los mas ela bufou, lançou-lhe a pata e fugiu.
Hoje já se chegou um bocadinho mais perto, mas mesmo assim bufa e rosna como se fosse um cão.
Se o vê no chão fica muito atenta, mas se ele se tenta aproximar dela, a "parada" repete-se.
Podem-me dar algumas dicas para os juntar? Será que algum dia vou conseguir?
Ele só vai poder andar livremente pela casa daqui a 1 mês e meio, quero que tenha tamanho suficiente para eu o poder ver, para alem disso não o quero junto com ela sem ter 100% confiança.
Ela está esterilizada, ele se ficar vai ser castrado aos 8 meses.
Apesar de todos os esforços que tenho feito, ela torce o nariz... Será que é de ser no inicio? Ela é muito assustadiça e não gosta nada de estranhos nem de outros animais, mas tenho esperança que esta maluqueira lhe passe e aceite o menino..
Obrigada!
Tenho uma gatinha adoptada à mais de 1 ano numa associação.
Recentemente recolhi em regime de FAT um gato com 2 semanas e meia, gato esse que estaria somente em FAT, mas que acabou por conquistar a familia, e se tudo correr bem ficará por cá (sem certezas absolutas por outro assunto que vou expor a seguir).
Ora, a minha Nônô detesta o gato, tentei apresenta-los mas ela bufou, lançou-lhe a pata e fugiu.
Hoje já se chegou um bocadinho mais perto, mas mesmo assim bufa e rosna como se fosse um cão.
Se o vê no chão fica muito atenta, mas se ele se tenta aproximar dela, a "parada" repete-se.
Podem-me dar algumas dicas para os juntar? Será que algum dia vou conseguir?
Ele só vai poder andar livremente pela casa daqui a 1 mês e meio, quero que tenha tamanho suficiente para eu o poder ver, para alem disso não o quero junto com ela sem ter 100% confiança.
Ela está esterilizada, ele se ficar vai ser castrado aos 8 meses.
Apesar de todos os esforços que tenho feito, ela torce o nariz... Será que é de ser no inicio? Ela é muito assustadiça e não gosta nada de estranhos nem de outros animais, mas tenho esperança que esta maluqueira lhe passe e aceite o menino..
Obrigada!
Não se preocupe que a sua gata vai aceitar o gatito. O que ela está a fazer, a bufar e a dar sapatadas é normal. Não o conhece e por isso tem esse comportamento. Já referiu que houve uma alteração no comportamento. Lentamente ela vai aceitando o pequenito. E como ainda é novito, o instinto maternal de certeza que vai vir ao decima, apesar de já estar esterilizada.
Quando juntei uma gata com 2 mesitos a outra que já cá estava, já com mais de 1 ano, também foi umas bufadelas e patadas, mas ao fim de alguns dias a mais velha aceitou a mais nova e até tomava conta dela. E tornaram-se inseparáveis.
É dar-lhes tempo e espaço, tendo também atenção em não as deixar juntas quando estão sozinhas, pelo menos nos primeiros dias e enquanto não se habituam uma à outra. E parabéns pela adoção e que tudo corra bem.
E já agora, como o gatito é muito novito, tenha cuidados acrescidos. Nunca tive experiência nesses casos, mas sei que precisam de estar aconchegados e quentinhos, dar-lhe biberão de 3 em horas e estimular-lhe a fazer cocó e xixi. Sei de pessoal mais experiente na arca nestas andanças.
Vá dando notícias.
Quando juntei uma gata com 2 mesitos a outra que já cá estava, já com mais de 1 ano, também foi umas bufadelas e patadas, mas ao fim de alguns dias a mais velha aceitou a mais nova e até tomava conta dela. E tornaram-se inseparáveis.
É dar-lhes tempo e espaço, tendo também atenção em não as deixar juntas quando estão sozinhas, pelo menos nos primeiros dias e enquanto não se habituam uma à outra. E parabéns pela adoção e que tudo corra bem.
E já agora, como o gatito é muito novito, tenha cuidados acrescidos. Nunca tive experiência nesses casos, mas sei que precisam de estar aconchegados e quentinhos, dar-lhe biberão de 3 em horas e estimular-lhe a fazer cocó e xixi. Sei de pessoal mais experiente na arca nestas andanças.
Vá dando notícias.
-
- Membro Veterano
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
Ele já não precisa de ser estimulado porque faz tudo sozinho, e em conversa com a veterinária, a alimentação deixou de ser só o biberão.
Agora come ração molhada no leite, com o leite.
Comia humidos também, mas ficou com o coco muito mole e parámos.
Eu estou preocupada com a Nônô porque ela deixou de comer os humidos que tanto adorava e ontem vomitou e fez diarreia no chão... Nem à caixa foi
Queria tanto que ela o aceita-se e isto pode-se correr bem para os dois...
Ele so quer brincadeira e fica muito assustado quando ela lhe bufa
Agora come ração molhada no leite, com o leite.
Comia humidos também, mas ficou com o coco muito mole e parámos.
Eu estou preocupada com a Nônô porque ela deixou de comer os humidos que tanto adorava e ontem vomitou e fez diarreia no chão... Nem à caixa foi

Queria tanto que ela o aceita-se e isto pode-se correr bem para os dois...
Ele so quer brincadeira e fica muito assustado quando ela lhe bufa
-
- Membro Veterano
Hoje deixei-o no chão para ela o ver, andou atrás dele, deu-lhe duas patadas mas andava sempre atrás dele a ver o que era.
Acho que ela não percebeu que é um gato, andou atrás dele com os olhinhos pretos, ele metia-se atrás do sofá ela lá o tentava atacar, se ele fosse ter com ela levava uma patada.
Não sei se isto é bom ou mau sinal, não tenho coragem de os deixar sozinhos nem por 1segundo, mas para mim já é bom ela tentar ir vê-lo, mesmo que na tentativa de o caçar.. Estou certa?
Não sei mais o que fazer para ela deixar o bebe em paz
Acho que ela não percebeu que é um gato, andou atrás dele com os olhinhos pretos, ele metia-se atrás do sofá ela lá o tentava atacar, se ele fosse ter com ela levava uma patada.
Não sei se isto é bom ou mau sinal, não tenho coragem de os deixar sozinhos nem por 1segundo, mas para mim já é bom ela tentar ir vê-lo, mesmo que na tentativa de o caçar.. Estou certa?
Não sei mais o que fazer para ela deixar o bebe em paz
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
E se separar os dois?
O gatinho colocava numa divisão da casa, se fosse possível a gata ver o gatinho através do vidro ou de grades, melhor...Nessas grades ou próximo do vidro colocava brinquedos, e um petisco que a gata goste bastante. O mais próximo do gatinho possível.
A gata continuava a ter a liteira só para ela, e espaços reservados a ela. E depois alternava. A gata passava para a divisão e o gatinho ia para onde ela estava, para não desenvolver mais sentimentos de territorialidade.
Aos poucos ela ia começar a ter outra abordagem. É preciso tempo, eu acho.
Os gatos são muito sensíveis a mudanças no território.
O gatinho colocava numa divisão da casa, se fosse possível a gata ver o gatinho através do vidro ou de grades, melhor...Nessas grades ou próximo do vidro colocava brinquedos, e um petisco que a gata goste bastante. O mais próximo do gatinho possível.
A gata continuava a ter a liteira só para ela, e espaços reservados a ela. E depois alternava. A gata passava para a divisão e o gatinho ia para onde ela estava, para não desenvolver mais sentimentos de territorialidade.
Aos poucos ela ia começar a ter outra abordagem. É preciso tempo, eu acho.
Os gatos são muito sensíveis a mudanças no território.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm
Ela vai aceita-lo, a minha demorou 3 semanas a aceitar o gato, mas sempre os deixei sozinhos, tive apenas cuidado em cortar as unhas aos dois, ele bufava, rosnava, cuspia, uivava, e ele estava na maior, usou tudo que era dela (cama, wc, brinquedos, comida, tudo), agora ele é maior que ela e quando estão a brincar ela ainda lhe bufa porque ele tem muito mais força que ela....
Devemos ajudar sempre os animais
-
- Membro Veterano
Eles estão separados!
Mas ainda hoje a minha gata me presenteou com um coco no meio do tapete do corredor..
Não sei mais o que fazer
Mas ainda hoje a minha gata me presenteou com um coco no meio do tapete do corredor..
Não sei mais o que fazer
eu juntei as minhas duas pestes gradualmente... o yoshi com os seus generosos 3kgs aos 4 meses e meio a perseguir a miyuki com 0,5kg e dois meses foi assustador lolSaracocas Escreveu:Eles estão separados!
Não sei mais o que fazer
optámos por separar os pequenos durante o dia e quando chegava juntava os durante algum tempo... fui aumentando o tempo de convivência, as bufadelas desapareceram, as patadas também... agora são um gang e nunca se separam

gradualmente isso passa... quanto a comportamentos... bem sempre tentei que o yoshi percebesse que não era por entrar a pequenina que ele deixava de ser o rei da casa... pequenas coisas como ser o primeiro a ser servido às refeições, manter os brinquedos dele livres e comprar alguns para ela... bem, basicamente ajudar a definir uma hierarquia para evitar guerras...
vai correr bem... tente supervisionar os "encontros"
a frustração e o pânico de os juntar e ver patadas e afins... bem... para mim é normal pois andei uma semana angustiada com as guerras domésticas entre os felinos

como diz a vet... não guerreiam por comida? então não se preocupe que eles são gatos e entendem-se...
boa sorte e não desista...

-
- Membro Veterano
Ele tem somente 3 semanas, não come junto dela porque ainda bebe biberão e ração molhada no leite (leite para bebes da royal canin).
Tenho-os juntado todos os dias, ainda agora estão juntos mas ele como bebé que é, quer correr e saltar, e as vezes choca contra ela e aí é que vem a festa.
Ela continua a rosnar, começou a fazer coco no chão, deixou de comer o patê (felizmente já come) e anda sempre cheia de medo.
Não tenho visto grandes melhorias...
Ele está quase sempre numa transportadora devido ao tamanho dele.
Tenho-os juntado todos os dias, ainda agora estão juntos mas ele como bebé que é, quer correr e saltar, e as vezes choca contra ela e aí é que vem a festa.
Ela continua a rosnar, começou a fazer coco no chão, deixou de comer o patê (felizmente já come) e anda sempre cheia de medo.
bem eu não serei a melhor pessoa para aconselhar pela minha inexperiência... mas eu tentei equilibrar as coisas... encher o residente de atenção, aumentar o tempo que os deixava juntos gradualmente colocando a pequena em contato com cama, mantas, etc do residente... foram aceitando a presença um do outro, definindo quem manda no pedaço... fui tentando corrigir comportamentos dele que por ela ser muito pequenina poderiam ser perigosos com um pequeno borrifo de água no lombo (nunca na cabeça)... mas ele nunca teve desvios de comportamento no que respeita ao caixote por isso não sei muito bem o que aconselhar a não ser não o castigar nem ralhar (a meu ver estímulos negativos só vão agravar o comportamento), respirar fundo, contar até 10 e tentar ter o máximo de paciência do mundo...Saracocas Escreveu:Ele tem somente 3 semanas, não come junto dela porque ainda bebe biberão e ração molhada no leite (leite para bebes da royal canin).
ah e... muito importante... cortar as unhas ao residente e, assim que possível, ao pequenito...
espero que tudo corra pelo melhor...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
não force. comece com algo que cheire a gato, tipo cobertor.
e se ela tem diarreia e faz cóco no chão, pode ser pura coincid~encia. poderá estar doente
e se ela tem diarreia e faz cóco no chão, pode ser pura coincid~encia. poderá estar doente
-
- Membro Veterano
Não está doente 
Nunca aconteceu tal coisa, chega o gato e começou assim... A mim não me parece coincidência e tenho a certeza que foi por causa do gato.
Diarreia fez uma unica vez e foi no chão, e ontem de manha fez coco no tapete.
A noite já fez na caixa novamente.
Eu meti a manta dele na cama dela, mas ela tirou a manta e não se deitou lá mais.
Tenho-os solto juntos de manha e a reação é sempre a mesma.
Hoje andava todo taralhoco a correr e foi contra ela.
Ela também ficou meio "a toa" mas depois bufou e mandou-lhe uma patada.
Tive o cuidado de lhe cortar as unhas para não magoar o gatinho caso isso acontece-se.
Daqui a 1 mês já o vou poder ter solto dentro de casa normalmente, ele é muito pequeno e mete-se em todo o lado, pelo que por agora nao dá.

Nunca aconteceu tal coisa, chega o gato e começou assim... A mim não me parece coincidência e tenho a certeza que foi por causa do gato.
Eu meti a manta dele na cama dela, mas ela tirou a manta e não se deitou lá mais.
Tive o cuidado de lhe cortar as unhas para não magoar o gatinho caso isso acontece-se.
Daqui a 1 mês já o vou poder ter solto dentro de casa normalmente, ele é muito pequeno e mete-se em todo o lado, pelo que por agora nao dá.
eu até me parece que os cocós são uma forma de dizer "esta casa é minha"... marcação de território para se afirmar como proprietário...Saracocas Escreveu:Não está doente
mas... o que eu acho vale o que vale...
não percebo muito de comportamento de gatos para além do que tenho lido...
não desista...Saracocas Escreveu:Queria muito poder ficar com ele, mas desta forma.. está dificil
demora, rebenta nos com os nervos, andamos em stress... mas vale a pena... os meus 2 pirralhos agora não se largam... desde darem banhos um ao outro até serem cúmplices no crime

Roma e Pavia não se fizeram num dia...