1 dia de gatinho em casa onde reside um cão,

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

luzalves
Membro Júnior
Registado: quinta jul 03, 2008 5:08 pm

sábado jul 27, 2013 1:52 pm

Boa tarde,
Amanha vou buscar um gatinho que adotei, estou um bocadinho com receio de como o apresentar ao meu cão. Quando o for buscar o nosso cão vai connosco, vou deixá-lo no carro a aguardar por nós . ( somos o tipico casal sem filhos , cujo cão assumiu o papel de membro da familia).

Confesso que estou muito ansiosa, e um pouco receosa também.
Última edição por luzalves em quarta jul 31, 2013 8:41 am, editado 1 vez no total.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado jul 27, 2013 2:49 pm

Hum é assim, eu tenho um cão e adoptei uma gatinha, o que fiz foi não levar o cão quando fui buscar a gatinha, ela estava muito assustada, deixei-a só numa divisão da casa, depois aos poucos dia após dia, fui deixando o meu cão aproximar-se dela, sempre a vigiá-los, nos primeiros 2 dias ela bufava-lhe e assanhava-se muito, depois foi-se habituando a ele e agora são muito amigos, penso que durante a viagem deve deixar o gatinho na transportadora, faça a habituação aos poucos, para não stressar o gatinho, até porque para ele é um ambiente novo e tem que se ambientar, boa sorte, espero ter ajudado e vá dando noticias ;)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado jul 27, 2013 8:49 pm

Também funciona esfregar um pano nas almofadas plantares do cão e colocar por baixo das taças da comida e da água do gato.

E esfregar suavemente um pano no focinho do gato e colocar também junto da comida do cão. Eu habitualmente até deixava o cão cheirar e oferecia o biscoito. Nem sempre deixava junto da taça da comida porque tinha medo das marcações de território, mas ensinaram a fazer assim.

E acho muito importante o que a voca explicou. Resguardar o gatinho numa divisão numa fase inicial, pelo menos até se sentir mais seguro nesse espaço da casa. Aos poucos eles vão entender-se.
luzalves
Membro Júnior

segunda jul 29, 2013 1:59 pm

Pelos vistos ainda não é desta...

De Domingo passou para hoje a ida à casa onde vamos buscar o gato.

Tivemos uma cadelinha de 4 meses este fim de semana em casa, e claro que o meu namorido se sente bem mais confortável com ela.

Vai devolvê-la ao dono hoje, pois a intenção era conseguir perceber como reagiria o nosso cão a alguem estranho lá em casa, e apenas em 1 dia a experiencia não podia correr melhor.

Depois de uma primeira reação negativa, ele acabou por a acolher bem, e quanto ao resto ...não ladrou 1 única vez ao passar por outros cães , nem fez aquele ladrar desenfreado no carro quando se aproximava de algum, a preocupação dele era saber onde e como estava a cadelita.

Pois é... vou ficar na expectativa para saber se o namorido vai buscar o gato.
Antes de sair de casa disse-me que " Estou preocupado em deixa-los sozinhos...", " Ele vai miar muito.."

Nem sei o que pensar, parece-me a mim que por enquanto a família vai continuar como está.
margoustink
Membro Veterano

segunda jul 29, 2013 2:30 pm

Eu percebi quase nada da mensagem...

Tiveram uma cachorra em casa, como experiência, de como seria ter um gato e um cão...? :?

Depois da experiência ter corrido bem, têm duvidas em ter um gato com medo que vá miar o dia inteiro? :?

Como dizia o outro: Está puxado... :lol:
luzalves
Membro Júnior

segunda jul 29, 2013 2:41 pm

Eu percebo que esteja confuso. Escrevi a titulo de desabafo, por isso é normal que assim esteja.

O meu cão ( Um cane corso) precisa de companhia e isso é certo.

Eu preferia ter um gato para o acompanhar. Como o namorido nunca teve gatos, foi dificil de convencer.

Ele acha que um cão será melhor companhia, dai a tentativa de socialização deste fim de semana.

Neste momento acho que ele vai acabar por não trazer o gatinho.
E estou com pena, tanto do gatinho que não vem, como da cadelinha que passou o fim de semana connosco ( uma boxer de 4 meses linda!!!)
margoustink
Membro Veterano

segunda jul 29, 2013 5:41 pm

A grande maioria das pessoas não gosta de gatos, simplesmente porque não os entendem e pior quando não há motivação para os entender.

Os cães e os gatos, quando se conhecem são geralmente grandes amigos.

Em miúda tive em casa, cães e gatos verdadeiramente inseparáveis.
luzalves
Membro Júnior

terça jul 30, 2013 8:43 am

Bom dia,

ontem fiquei de coração partido.
O meu homem foi buscar o gatinho e se o cão quando o viu teve uma reacção má, quando chegaram ao pé de mim e eu o agarrei ao colo, o cão fixou-se de tal maneira que ficou completamente imóvel.
Acabei por ter que o deixar num veterinário que tem uma loja de animais onde costumo ir.
Chorei o que se chama de" baba e ranho", desiludida porque sei como é bom ter um gato, e tinha esperança de conseguir que o meu cão o compreendesse.
Tão cedo não penso noutra.
Obrigado, pelos comentários que colocaram.

luz
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

terça jul 30, 2013 9:45 am

Sinceramente foi um erro.

Pensa verdadeiramente que é em 2 ou 3 minutos que o cão se vai habituar ao gato?

Isso é adotar para abandonar, seja numa loja ou onde for.
Devia ter devolvido o gato a quem lho entregou e confiou.

Os animais levam tempo a ambientar-se!!
luzalves
Membro Júnior

terça jul 30, 2013 9:59 am

Não adotei para o abandonar!
Fizémos 60km para ir buscar o gato.
Depois só não ficou na Sra que mo entregou porque a Sra não podia ficar com ele e a loja para onde levou os outros não aceitavam mais nenhum!
Por favor, compreenda e Não critique o que não sabe, porque se não o tivessemos trazido naquele instante ele ia ser abatido como foram alguns dos irmãos que não tinham sido levados para a loja, aquele sobreviveu porque estava guardado par anós.
A Sra quando se apercebeu que tinhamos no carro um cão de 43kg ficou em panico, e mesmo assim o meu namorado foi com a sra à loja para que o aceitassem.

Depois ainda passou uma tarde com o cão e o gato para que tentassem socializar até eu chegar do trabalho.
Posso dizer-lhe que uma das vezes ele atirou o brinquedo para longe para distrair o cão e simplesmente o cão , e este fintou-o para que ele corresse no sentido contrario e foi a correr direitinho à caixinha do transporte onde estava o bicho.

Sei que tudo isto parece muito mau, não custa concerteza a mais ninguem do que a mim, mas moro num apartamento , e não podiamos correr o risco de chegar a casa hoje e ter o gatinho estrilhaçado, porque bastava o gato miar que o cão deitava a porta abaixo para o apanhar.
Lamento se não me fiz entender ou se não me compreendem.

Custou-me muito e foi em lagrimas que entreguei na loja( que fica a 10km de casa) onde vou semanalmente e onde semanalmente procurei um gatinho.
De qualquer das formas, consola-me que ele tenha a oportunidade de ter uma familia que o ame , já que a nossa não lho pode dar essa estabilidade.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça jul 30, 2013 11:44 am

sempre ouvi dizer que depressa e bem, ninguém. então acha que um cão e um gato, ou um cão e um cão ou um gato e um gato iam cair logo nos braços um do outro ao 1º contacto'? quando conhece alguém alguém pela 1º vez, é isso que faz? duvido. então porque será diferente com os animais?'
eu tenho 4 cães e 4 gatos (já foram 9) e vivem em paz e sossego. claro que não os pus logo em frente uns dos outros.
bom senso e tacto fazem muita falta
luzalves
Membro Júnior

terça jul 30, 2013 12:02 pm

ok ja percebi que de repente sou má e cruel!

Desde que tenho meu cão e já vão aanos que abdiquei de muito , eu e o meu namorado para que ele tivesse a melhor qualidade de vida possivel.

A minha ingenuidade, ou se quiserem chamar estupidez foi achar que um cão cuja ração o define como um predador pudesse aceitar de bom grado um gato como aceitou uma cadelinha.

Apesar disso não a abandonei à porta de uma instituição onde vivem centenas de animais e onde ele seria apenas mais um, nem a entreguei à sra cuja hipotese era recolocá-la no quintal onde estava e ser abatido como os outros.

Se morasse sozinha com o meu cão, e tivesse algum amigo que inicialmente pudesse ficar durante o dia com o gatinho até os habituar, eu tinha tentado, mas numa relação ha que respeitar o proximo, e o receio do meu namorado foi bastante, e depois de ter visto o comportamento do meu cão perante o ciume que teve de mim, não me restou outra hipotese.

Sei que ao colocar aqui o meu desabafo estou sujeita à opinião de terceiros, mas peço que me respeitem, no momento em que entrei na loja senti-me mal, muito mal e de certeza que estava muito mais consciente do que estava a fazer do que o pobre gatinho que não tarda a encontrar uma boa familia.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça jul 30, 2013 12:11 pm

deve ter a mania da perseguição ou dá mostras de má consciência. quem é que a atacou ou tratou mal?
o seu cão é um predador? olhe, eu recolhi uma perdigueira, cujo desejo é a caça, e dá-se bem com os meus gatos.
se visse que não tinha condições, devia ter pensado em tudo antes. eu gostava muito de trazer uma gata abandonada. mas não posso. para além de ter um gato, eventualmente com uma doença grave, não tenho espaço para os conseguir adaptar. tenho pena, mas antes isso do que a pôr de novo na rua
luzalves
Membro Júnior

terça jul 30, 2013 2:09 pm

Não tenho a mania da perseguição, apenas sinto que estou a ser tratada como alguem que simplesmente se marimbou para o gato.

mas pronto nem me vou manifestar mais.
Obrigado pelos comentários
margoustink
Membro Veterano

terça jul 30, 2013 3:07 pm

luzalves, não fez qualquer investigação sobre como apresentar um cão a um gato... E nota-se pela descrição.

Uma coisa que todos devem fazer é ler o manual de instruções. Ninguém nasce ensinado. A isto chama-se responsabilidade e bom senso.
Responder

Voltar para “Gatos”