homeless Escreveu:hum....testar um animal na idade das 1ªs vacinas ?!
qual a fiabilidade ?? mesmo os testes Fiv e Felv só são conclusivos despois dos 6 meses. e teste de laboratório - já vi muito falso positivo / falso negativo nos "instantaneos".
não hesito em vacinar pois já vi corizas & companhia lda doenças evitáveis com a vacinação básica.
se optasse por adoptar um gato Felv pois não hesitaria em imunizar o resto da pandilha.
testei tudo a Fiv e Felv pois o conheciemnto da existencia ou não de um animal nestas condições permitir-me-ia agir de modo a evitar chatices.
no fundo acho como agiria se tivesse um filho...

Normalmente os testes FIV/FELV fazem-se ao mesmo tempo, no mesmo snap kit. Porém, como qualquer outro teste deste tipo (mesmo os de gravidezes...) não são 100% certos.
No entanto aquilo que disse também não está correcto de todo. Para simplificar os termos complicados:
Antigénios: vamos supor que são partes pequenas do vírus, fora das células.
Anticorpos: vamos supor que o vírus entra dentro das células e começa a produzir anticorpos dentro das mesmas que depois são excretados.
Assim sendo: para haver anticorpos, é necessário haver antigénios a não ser que a exposição já tenha passado algum tempo e estejam todos dentro das células sem produzir nada (silenciosos).
- O teste FIV nesses snaps não é conclusivo antes dos 6 meses, isto é, o resultado pode estar correcto, mas não deve ser utilizado como ponto de partida, pelo que terá de continuar em isolamento em caso de suspeita até aos seis meses.
Isto porque esse teste FIV detecta os anticorpos associados ao virus, já que raramente há quantidade significativa de antigénios FIV para dar resultados e é lento daquilo que me pareceu. Assim sendo, testa-se apenas os anticorpos e só é conclusivo depois dos 6 meses, para saber se o gato se livrou do mesmo. Se for positivo, é porque o gato está mesmo infectado, pois já está a produzir os anticorpos. Não sei mais detalhes quanto a isto, mas daquilo que me foi explicado, faz sentido.
- O teste FELV nesses snaps, por outro lado, apanha apanha os antigénios (os tais "pedaços" do virus fora das células) do FELV no gato, pelo que é bem possível fazer antes dos 6 meses.
A conclusão é que pode não ser a que se quer (mas estas conclusões são
totalmente independente das idades!):
1) pode ser positivo mas o gato ser capaz de combater a infecção mais tarde por exposição recente,
2) pode ser positivo permanentemente,
3) ou pode ser negativo mas os antigénios já estarem dentro das células mas silenciosas sem produzir anticorpos,
4) ou negativo permanentemente.
Isto tudo independentemente da idade.
Daquilo que me foi dito, quando o resultado é negativo e mesmo assim há muita dúvida, é necessário um outro teste (que também pode ser feito antes dos 6 meses), como por exemplo o IFA ou quantificação por PCR, que procura eliminar a hipótese 3 atrás mencionada. Normalmente acontece em menos de 10% dos casos negativos.
Em suma:
teste FIV - não é fiável antes dos 6 meses;
teste FELV - é fiável para qualquer idade.
O problema é que como normalmente se faz os testes no mesmo snap kit, faz alguma confusão às pessoas, veterinários inclusive.
Isto tudo foi me explicado por uma veterinária especialista em infecciologia, já que estou a passar por uma situação assim com os meus gatos (em particular com o FELV), bem como alguma investigação na internet (onde mais uma vez, vários sites "tradicionais" tendem em falar ambos os virus como um só fazendo alguma confusão).
E antes que haja alguma confusão aqui no fórum: não estou de modo algum a tentar entrar em conflito com alguém. Apenas estou a corrigir um erro bastante comum já que é normal associar-se o FIV ao FELV (tal como o snap kit) e isso pode gerar alguma confusão nos donos, nos veterinário bem como a outros, no que toca a procedimentos de cada um dos casos.