Gato sozinho 3 ou + dias

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
dmarracho
Membro Veterano
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

segunda set 02, 2013 11:08 am

Viva,

Este fim de semana fomos para a quinta ver a familia e como é habitual soltamo-lo.
Lá tem o "irmão" para brincar e campo para correr.
Durante todo o fim de semana não se deixou agarrar, nem nos ligou, passou o tempo a brincar e enfiou-se no armazem da palha a correr de um lado para o outro.. Esfolou as patinhas nas pedras ou nos muros, pois não está habituado a pisos agressivos :(
Resumindo, o seu lado selvagem veio todo ao de cima, penso que se está a tornar um "adulto", chegou a montar para cima do Miky e a simular o ato como se fosse uma gata...
Estava a ver que ia ficar por lá, mas conseguimos agarra-lo antes de vir para casa, ficou dentro da transportadora durante toda a viagem (normalmente vai no meu colo) como castigo. Ao chegar a casa dei-lhe banho, portou-se muito bem (parece que sabe que se portou mal), sequi-o e deilhe miminho. Esteve sempre querido por casa e à noite veio para junto do meu pescoço aninhar-se, como se fosse pedir desculpa.

Com toda esta situação fiquei com algumas questões:
Será que ele ativou o seu instinto selvagem e já não vai gostar de viver em apartamento?
Com a castração ele fica mais meiguinho e não vai deprimir por viver em apartamento?
Poderá ficar sozinho durante um fim de semana ou mais dias (não mais de uma semana) com comida e bebida à descrição e areia limpa?
Se for para ficar sozinho será melhor ter um irmão?
Se lhe arranjar um mano mais velho já esterilizado ele vai adaptar-se melhor às 4 paredes?

Levamo-lo sempre conosco para não ficar sozinho em casa e sentir-se abandonado.

Estou a ponderar dar-lhe um mano, não muito mais velho que ele e que já esteja esterilizado. Preferia tê-lo só a ele porque as despesas são sempre muito menores... Também o posso deixar na quinta se ele for mais feliz lá, mas custa-me muito essa decisão.
Fiquei mesmo triste com o comportamento dele no fds. Quando voltar a ir lá ou vai comigo e fica preso todo o tempo ou fica em casa sozinho (nem sei o que é pior) :cry:

Ps: desculpem o testamento.
gata7b
Membro
Registado: quarta ago 29, 2012 12:04 am
Localização: Gatas: *Princess Tomy*, The Dutchess Silvie Marissa de Gutemberg & Damsel Safira Bijou de La Fontain

segunda set 02, 2013 12:34 pm

Castrar poderá ajudar a torná-lo um pouco mais caseiro e menos fugidio, porque já não terá necessidade de ir atrás das gatas...
Mais do que dois dias acho que é muito tempo para um gato ficar totalmente sozinho. Arranje alguém que vá a sua casa tratar do gato, um amigo ou um petsitter,ou então coloque-o num hotel, se deixar de o levar consigo.
dmarracho
Membro Veterano

segunda set 02, 2013 2:02 pm

Obrigada pela resposta gata7b, mas não tenho ninguém que possa ir lá a casa cuidar dele, e faço viagens de 180km, mensais, que duram por norma o fim de semana, dado este fato ficar em hotel torna-se dispendioso. As unicas alternativas que vejo são:
-Ir de fim de semana comigo e ficar preso o fim de semana todo, para não se aventurar na natureza;
-Ficar na quinta e desisto de ter um animal de estimação em apartamento;
-Arranjar-lhe uma companhia e ficam sozinhos em casa, com água, comida e areia à discrição, quando tenho de me ausentar.
-Castrá-lo e fica sózinho em casa.

Gostava de ter um feedback vosso sobre a melhor opção. obrigada.
Menoita
Membro
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

segunda set 02, 2013 2:18 pm

Os gatos são bastante independentes, por isso safam-se melhor que um cão se o dono não estiver. No entanto sentem sempre falta de companhia.
Se a opção for deixar o gato 1 ou 2 dias sozinho (não mais que isso), arranje outro para lhe fazer companhia. Bastante ração, muita água em vários locais e atenção às portas que podem fechar-se, ou com o vento, ou com a brincadeira...
A opção de levar o gato de fim de semana terá de ser você a tomar, tendo em conta a forma como ele reage às viagens (se fica nervoso, stressado). Uma viagem com o animal é sempre cansativo para ele, mas se for sendo habituado, acaba por tornar-se mais uma rotina.
Não aconselho deixar o animal na quinta, principalmente se ele sempre foi gato de apartamento.
Última edição por Menoita em segunda set 02, 2013 2:32 pm, editado 1 vez no total.
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda set 02, 2013 2:27 pm

quando morava sozinha, ia passar frequentemente fins de semana fora.diria que fim de semana sim, fim de semana não, ia para fora. deixei sempre a gata sozinha. não é uma solução ideal e apertava-me um pouco o coração, mas não conhecia ninguém que pudesse tomar a responsabilidade de ir ver dela.

basicamente saía sexta à tarde e regressava domingo à noite, ela passava duas noites sozinha, e apenas um dia totalmente sozinha, já que sexta e domingo ainda eu estava com ela. deixava-lhe comidinha à disposição, um miminho (paté), areia limpa e brinquedos espalhados pela casa para ela os ir descobrindo e entreter-se. isto durou praticamente 2 anos e não acho que ela tenha algum trauma ou problema por causa disso! era uma alegria voltar a casa e enchê-la de mimos :)

considerar deixar o seu bichinho na quinta só por causa da questão dos fins de semana fora parece-me extremamente radical... 2 dias sozinho uma vez por mês não é nenhum monstruosidade e ele deve aguentar perfeitamente!

edit para acrescentar: tendo em conta que a minha gata não gosta de viajar e levá-la no autocarro custava-me mil vezes mais que deixá-la um dia sozinha, sempre optei por a deixar a casa!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda set 02, 2013 4:15 pm

Castrar é obviamente essencial, qualquer que seja a opção.
Deixá-lo na quinta só porque passa um fim de semana fora por mês parece-me exagerado, além disso irrita-me um bocado a mania que os animais não podem ser felizes no apartamento.
Claro que se tiverem liberdade irão aproveitá-la, mas isso não implica que não estejam bem e felizes fechados. Andar a alternar as hipóteses é que os confunde, por isso diria que ou fica em casa (com ou sem um mano, isso é opção sua) ou o leva mas não deixa andar na vadiagem, até para não correr o risco de contrair doenças ou se envolver em lutas.
Também não aconselho a que fique sozinho mais que 3 dias no máximo, mas não precisa de o pôr em hotel (dos quais também não sou apologista). Se a sua ausência for mais que o fim de semana, pode pedir a um amigo para dar lá um saltinho a meio da ausência ou dia sim dia não (se for maior). Caso não tenha ninguém, um petsitter não ficará assim tão caro. Mas por dois dias não vale a pena, tendo cuidado de deixar varias taças de água (para o caso de virar alguma), bastante comida e areia limpa, não há problema.
Os meus ficam esse tempo sozinhos sempre que necessário e nunca houve problemas. Um sozinho pode aborrecer-se e dar mais para a asneira, mas se não houver nada perigoso acessivel e tiver os brinquedos, não será nada de grave.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça set 03, 2013 3:02 am

dmarracho Escreveu:Obrigada pela resposta gata7b, mas não tenho ninguém que possa ir lá a casa cuidar dele, e faço viagens de 180km, mensais, que duram por norma o fim de semana, dado este fato ficar em hotel torna-se dispendioso. As unicas alternativas que vejo são:
-Ir de fim de semana comigo e ficar preso o fim de semana todo, para não se aventurar na natureza;
-Arranjar-lhe uma companhia e ficam sozinhos em casa, com água, comida e areia à discrição, quando tenho de me ausentar.

Dmarracho se fizer fim de semana de 2 a 3 dias ,o gato sente nas primeiras vezes mas depois habitua-se porque ao inves do cão aprecia a paz do seu canto e pouca confusão,se tiver 1 amigo igual melhor um pouco,isto é a experiencia que tenho evitando deixar a jeito algumas daquelas coisas que eles coitados teem azar de lhes cair aos pés sem nada fazerem para tal :roll:

a castração em tudo será essencial pois alem das marcaçoes evita alguns problemas a nivel de doenças futuramente.

Posso ser suspeita mas nunca dou sugestão a ninguem de ter apenas 1 animal pois hoje em dia a maioria de nós está fora de casa n de horas e assim 2 manos sempre fazem companhia um ao outro.

Poderá levar o gatuxo para a quinta mas arrisca-se tambem a nunca mais o ver não será apenas o ficar a residir lá,gato é aventureiro e cusco assim tende sempre a ir mais alem e 1 dia pode haver 1 azar...sorte para o gatuxo.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
dmarracho
Membro Veterano

terça set 03, 2013 7:35 am

Muito obrigada a todos pelas respostas :D

Vou manter o Nico por cá e ver se lhe encontro um mano já esterilizado e de idade semelhante para lhe fazer companhia :) (Já fiz alguns contactos, a ver o que me dizem) :)

De certa forma custa-me deixá-lo sózinho, mas será melhor para ele não ter tantas mudanças.. Até agora sempre se adaptou bem quando iamos para casa da minha sogra que vive em apartamento ou para casa dos meus familiares que vivem na quinta, mas como agora está a tornar-se um Gatão, ainda faz algum disparate... Esta ultima visita deixou-me assustada. Estava a ver que ele já não gostava de nós...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça set 03, 2013 7:15 pm

dmarracho Escreveu:Obrigada pela resposta gata7b, mas não tenho ninguém que possa ir lá a casa cuidar dele, e faço viagens de 180km, mensais, que duram por norma o fim de semana, dado este fato ficar em hotel torna-se dispendioso. As unicas alternativas que vejo são:

Ele pelo que me parece ao longo do que fui lendo, é um gato bastante ativo e caçador também. Existem gatos mais calmos e mais tranquilos naturalmente pelo caráter e também pela raça.
Mas possivelmente não seria mais feliz a viver sempre na quinta, eu sempre vivi numa quinta onde tive gatos e eles não deixavam de querer passar os dias em casa, davam os passeios, mas 90% do tempo passavam em casa ou ao sol na porta de casa. Mas também sempre existiu os que passavam mais noites fora e os outros mais caseiros. Mas todos eles, todos procuravam o conforto do lar.

O que faz o gato caseiro é o mimo e o petisco.

Agora veja como ele se comporta em casa, se nota alguma alteração no comportamento diferente. E tente fazer curtas e frequentes brincadeiras quanto maior impacto melhor.
As horas que eles mais gostam de comer é ao amanhecer e ao entardecer. O meu gato é capaz de fazer 6 ou mais pequenas refeições, as únicas alturas do dia que ele pede comida são nesses 2 horários. É possivelmente quando caçavam mais.

Um gato habituado a viver em casa só com os donos, não deixa de gostar de desfrutar o ambiente exterior (o seu possivelmente foi onde nasceu) especialmente quando existe outro animal da mesma espécie, neste caso o seu gato tem o mano. No caso de ser o único espécime, as ausências diminuíam tenho quase a certeza que procurava mais os donos ao longo do fim de semana...
Ao levar sempre consigo pode acontecer que deixe de se ausentar tanto... deixa de ser novidade.
Quando regressa a casa ele estiver bem...não vejo motivo para o deixar permanentemente na quinta.

Mas atenção. Se o seu gato for viver para a quinta agora é juvenil, quando adulto talvez fosse expulsar o gato menos dominante do território...pode muito bem acontecer; eu vi isso acontecer imensas vezes, também pode ser que sejam companheiros tudo depende. É provável que fiquem juntos, são irmãos da mesma ninhada.

O gato gosta de percorrer e determinar o seu território (nos gatos castrados o território é muito mais pequeno). Depois dessa patrulha feita, invasores afastados o gato regressa a casa se a tiver.
dmarracho
Membro Veterano

quarta set 04, 2013 7:28 am

O Nico foi adotado, não é irmão de sangue no Miky. :)

Após muito refletir vou tentar deixá-lo sózinho no fim de semana, só se me ausentar por mais dias é que o levo.

Estava a pensar arranjar-lhe um maninho, mas não me posso iludir, não é a melhor opção porque não tenho casa própria e da maneira que o país anda se as coisas correrem mal por cá não posso levar dois gatos para casa de familiares. Pelo menos o Nico já é aceite apesar de toda a gente ser contra a que o tenha em apartamento :?

Vou agendar castração, ele começa a miar mais do que o que é costume...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 04, 2013 9:53 am

Qualquer felino aguenta bem um fim de semana sem a companhia do dono/a.
Contudo, como sou "mãe galinha" e muito protectora do que é meu, não conseguiria deixar um gato "único", sózinho durante um fim de semana. Já mais que um a fazerem companhia um ao outro, "maybe"?!
Há que ter muuuuuuuuuuuuuito cuidado com o que rodeia o animal, para que não hajam "acidentes" em que possa lesionar-se, durante a sua ausência!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”