No outro dia li algo como:
"O gato consegue vitamina D quando faz a sua higiene lambendo os pelos." Esta referência seguiu-se depois da importância dos gatos apanharem luz solar direta e não através de vidros, isso é diferente porque os raios ultravioleta não passam da mesma forma.
Eu peço desculpa mas li num livro bastante antigo da minha avó sobre gatos, ainda impresso em papel amarelecido...
Moral da história: Ao confirmar-se esta afirmação, os banhos acabam por prejudicar...
Os gatos não conseguem sintetizar a vit D como nós ou como os cães...ao ser verdade é mesmo melhor reduzir os banhos, não digo com isto que não se faça as brincadeiras com a água...isso acho muito importante.
Encontrei algo mais sobre o que li, mais bem explicado
A VITAMINA D
As necessidades de vitamina D do gato parecem muito reduzidas e, na prática, a absorção pela língua da vitamina D fabricada a nível de pelagem, durante o ato de lamber, com a ajuda dos raios solares ultra-violeta serão suficientes para suprir as necessidades.
Os aportes em vitamina D dos alimentos industrializados completos são largamente suficientes. A adição de substâncias ricas em vitamina D à ração deverá ser cuidadosamente ponderada e, a nosso ver, realizada excepcionalmente. De fato, um excesso de aporte conduz a uma calcificação dos tecidos moles (vasos, rins ...) podendo levar à morte.
http://reocities.com/Petsburgh/yard/1098/page4d2.html