Nós levamos virus de gatos da rua para os nosso de casa???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

segunda set 23, 2013 5:10 pm

Boa tarde,

Já pesquisei e não encontrei nada sobre este assunto. É tudo uma grande confusão. Basicamente aqui em Viana andam a falar de surtos aqui e acolá de PIF em colónias de gatos. Quem consegue captura-los leva a um vet e andam a ser abatidos a torto e a direito...
A minha primeira pergunta é: tendo o gato vários sintomas físicos da doença mas estando a alimentar-se bem e tendo bastante energia os sintomas que apontam muito provavelmente PIF ditam logo sentença de morte? É mesmo necessário a eutanásia naquele momento? Não pode o gato viver ainda uns longos meses bem... ou anos?

A minha segunda pergunta é: podemos levar alguma vírus para casa de doenças de gatos e contaminar sem querer os nossos de casa? Um vet disse isso a uma amiga minha (que captura gatos de rua para esterilização e tratamento). o gato dela ficou doente de um momento para o outro e o vet diz que os sintomas são muito parecidos com PIF e se tiver liquido na barriga tem que se eutanasiar naquele momento. E que muito provavelmente foi ela que trouxe o vírus com ela dos gatos de rua. Aconselhou-a a usar batas e luvas quando os capturar.
Isto é possível???
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda set 23, 2013 7:38 pm

Sempre ouvi dizer que sim, que podemos levar vírus para casa até nas solas dos sapatos, não é preciso andar a capturar gatos de rua para isso acontecer.

De qualquer maneira, e de uma maneira geral, quando se apanham gatos de rua não contactamos directamente com eles (eles entram nas transportadoras ou armadilhas). Convém é lavar e desinfectar bem esse material antes de o arrumarmos ou reutilizarmos. Se tivermos esses animais em casa e eles apresentarem sinais de estarem doentes, convém ter, realmente, uma bata e calçado à parte, para os tratar, que não deve sair da divisão.

Quanto ao vírus da PIF... pois, não há um vírus da PIF, há o coronavírus, que todos ou quase todos os gatos que vivem ou vieram da rua têm. Esse vírus transmite-se essencialmente pelo contacto dos gatos com as fezes dos outros. Por vezes, o vírus sofre uma mutação e provoca a PIF. Por isso, o que se está a passar aí é uma onda de pânico injustificada, ignorante e cruel.

Ainda há dias falávamos de PIF aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... &start=225
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

segunda set 23, 2013 10:44 pm

Obrigada TasseBem. Já li também o outro post que indicou.

À quase 1 mês atrás esterilizamos uma gata com 12 anos do meu bairro, estava a fazer diarreia, a comer muito pouco e com uma barriga grande. Até então desconhecia esta doença. Depois de ter sido operada (esterilizada) e o liquido da barriga aspirado é que o vet nos disse que muito provavelmente seria PIF. E que não havia nada a fazer, aconselhou-nos a pormo-la na rua de novo e quando víssemos que estava a ficar muito debilitada apanhávamos de novo para pô-la a dormir. Assim fizemos e à cerca de uma semana só ouço as pessoas a falarem de PIF. Daí me estar a informar melhor agora.

A tal gatinha parece que rejuvenesceu, corre e brinca... tem apetite, anda sempre atrás da sua protetora, está com energia e muita "personalidade". :)

---
A minha colega (que captura e alberga gatos) foi hoje com o gato dela para o vet (outro vet) o qual lhe disse que provavelmente foi ela que o infectou pois esteve em contacto com gatinhos e gatos de rua meigos. E disse (ao contrario dos outros) que se os gatos apresentassem liquido na barriga seriam de imediato para abater. Ainda não percebi o porquê deste radicalismo. :(

Se o PIF é transmitido pelas fezes entre gatos como raio vamos nós, humanos, passa-lo para os nossos gatos por estarmos em contacto com os infectados???
Responder

Voltar para “Gatos”