se a gatita recusa o peixe, não insista; além de ter grandes quantidades de fósforo, está no topo das alergias alimentares.
Cada vez mais os vets recomendam a comida húmida, porque a ração seca exige demasiado dos rins. Os gatos são bicho "do deserto", a maior parte da água que consomem é retirada dos alimentos e, ao comerem ração seca que lhes provoca sede e a necessidade de beber bastante água, sobrecarregam e esforçam os rins. Por isso as insuficiências renais são a doença mais comum nos felinos, e começam a ter problemas cada vez mais cedo.
Comida seca vs comida húmida
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita nós não insistimos, aqui em casa quem manda é elaChamarrita Escreveu:se a gatita recusa o peixe, não insista; além de ter grandes quantidades de fósforo, está no topo das alergias alimentares.
Cada vez mais os vets recomendam a comida húmida, porque a ração seca exige demasiado dos rins. Os gatos são bicho "do deserto", a maior parte da água que consomem é retirada dos alimentos e, ao comerem ração seca que lhes provoca sede e a necessidade de beber bastante água, sobrecarregam e esforçam os rins. Por isso as insuficiências renais são a doença mais comum nos felinos, e começam a ter problemas cada vez mais cedo.

A nossa vet é um pouco contra o dar comida, especialmente pq acabamos sempre por pôr um bocadinho de sal e pelas alergias alimentares/défices de nutrientes essenciais para eles, etc. Então quando ela não gosta, não come. A única coisa que tem que comer mesmo não gostando é IAMS, pq é a única forma quando o macho vem passar férias cá em casa de não comer a taça dela, a dele e mais os reforços diários (nunca vi nenhum gato comer tanto... enquanto não aspira tudo o que há de comida, quando é RC ou proplan, não descansa; felizmente que o bichinho não é adepto da IAMS e assim consegue manter as linhas redondas menos redondas)
Tenho lido muito sobre isso sim

Sabe-me muito bem deixar uma tacinha com comida e ficar à disposição da minha menina o dia todo sem ficar com o apartamento intoxicado e sujo

Mas considero que a ração húmida se assemelha mais com o que eles comem na natureza, se bem que tem outro tipo de desvantagens para eles. O melhor é mm o regime alternado onde se dá um pouco de tudo. Gostei muito do regime apresentado pelo yonisia.
AAHHH e parabéns ao Artur pelos 6 mesinhos

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
em tudo há contras. Nos EUA, a comida húmida é a principal alimentação dos gatos, é de qualidade e barata, há n marcas à disposição. Aqui, as melhorzinhas custam os olhos da cara e pouco há por onde escolher.
Depois, ir alternando a alimentação, tem de ser de forma muito gradual e têm de ser criadas rotinas, senão dá-lhes uma desenteria bíblica e tem de andar tudo a i/d...
Ou seja, parece-me que a variedade tem de ser numa base diária.
Uma boa parte dos meus gatos anda a tomar complementos: eles próprios caçam e comem bichinhos (insectos), provavelmente comerão também alguns ratitos e passarinhos. E os que passaram por mais dificuldades até à idade adulta, gatos abandonados que tiveram de sobreviver, ou ferais semi-domesticados, são os mais resistentes, comem de tudo e nada lhes faz mal. Os outros são uns vidrinhos...
Depois, ir alternando a alimentação, tem de ser de forma muito gradual e têm de ser criadas rotinas, senão dá-lhes uma desenteria bíblica e tem de andar tudo a i/d...

Uma boa parte dos meus gatos anda a tomar complementos: eles próprios caçam e comem bichinhos (insectos), provavelmente comerão também alguns ratitos e passarinhos. E os que passaram por mais dificuldades até à idade adulta, gatos abandonados que tiveram de sobreviver, ou ferais semi-domesticados, são os mais resistentes, comem de tudo e nada lhes faz mal. Os outros são uns vidrinhos...

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
- Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.
Pois! Também fico sempre naquela dúvida se estarei mesmo a dar-lhe o regime mais saudável ou não,mas faz-se o que se pode,e nunca deixo de pesquisar sobre a nutrição 
E obrigada,luisfdgon, como acabei de dizer, não sei mesmo se o regime que escolhi é o melhor, mas até ao momento tem-me parecido o mais adequado. E como disse tb, por mim o RAW até era o ideal,mas para já não é possivel.
Ah, e o Artur agradeçe os parabens

E obrigada,luisfdgon, como acabei de dizer, não sei mesmo se o regime que escolhi é o melhor, mas até ao momento tem-me parecido o mais adequado. E como disse tb, por mim o RAW até era o ideal,mas para já não é possivel.
Ah, e o Artur agradeçe os parabens

lol a minha a única alteração é mm as traças que de vez em quando aparecemChamarrita Escreveu:em tudo há contras. Nos EUA, a comida húmida é a principal alimentação dos gatos, é de qualidade e barata, há n marcas à disposição. Aqui, as melhorzinhas custam os olhos da cara e pouco há por onde escolher.
Depois, ir alternando a alimentação, tem de ser de forma muito gradual e têm de ser criadas rotinas, senão dá-lhes uma desenteria bíblica e tem de andar tudo a i/d...Ou seja, parece-me que a variedade tem de ser numa base diária.

-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
- Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.
Ao meu até à data nunca aconteceu. Pode é haver uns presentes mais mal-cheirosos
Mas também calculo que haja diferenças de gato para gato,por exemplo a nível de ração eu tentei introduzir por duas vezes o Arden Grange ao meu e deu-lhe sempre diarreia :p

Mas também calculo que haja diferenças de gato para gato,por exemplo a nível de ração eu tentei introduzir por duas vezes o Arden Grange ao meu e deu-lhe sempre diarreia :p
O meu gato o kiko adora ração seca e também adora a ração húmida mas confesso que apesar de saber que a raçao seca sobrecarrega os rins eu dou mais vezes ração do que latinhas porque passo praticamente o dia fora de casa e só a noite é que lhe dou uma latinha, o que para ele é como se fosse a recompensa do fim do dia. 
Quanto á pergunta do luisfdgon não se preocupe pois normalmente o alimento húmido não costuma dar diarreias em contrapartida da-lhes é bastante satisfação.

Quanto á pergunta do luisfdgon não se preocupe pois normalmente o alimento húmido não costuma dar diarreias em contrapartida da-lhes é bastante satisfação.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm
Pelo que pude perceber a maior diferença (alem da participação vegetal na ração seca que concordo ser bem chata) seria o fato da ração úmida saciar parte da demanda de água diária do gato.
Olha aqui no Brasil já vi a recomendação de acrescentar um pouco de água (ou até caldo de carne... água em que foi fervida carne/ave/peixe ou até partes destes como ossos ou cabeça/rabo, sem sal nem temperos) a ração seca (claro sob severa observação pois isso a faz se deteriorar muito mais rapidamente) sem correr o risco dos conservantes e/ou contaminações da manufatura e envasamento em latas.
Claro que com isso perdemos a praticidade de poder deixar a ração todo tempo disponível para os gatos (nunca tentei essa técnica então não imagino o tempo que se possa deixar essa ração molhada ao relento sem correr o risco de intoxicar o gato
), mas ficamos mais tranquilos sobre seus rins e hidratação (as minhas pouco vejo bebendo água.. fora quando abro a torneira do banheiro... mas a caixa de areia delas atesta o consumo de água).
Sobre dar alimentos "naturais" eu pessoalmente sou expressamente contra dar qualquer alimento crú, pois mesmo congelada por semanas em freezer a carne não fica completamente isenta de bactérias/vírus (claro que vermes vão para o saco, mas os cistos e esporos tenho minhas dúvidas
).
Acho que não custa uma fervidinha (ou melhor colocar essa porção congelada direto na água quente para promover um choque térmico que é até mais eficiente do que o congelamento e já nós prover do caldo de carne)... aliás como fazemos para nossa alimentação
pois os gatos não diferem em nada de nós nesse aspecto fitossanitário.
De saches de ração úmida dou vez em nunca e das minhas gatas uma só come quando da abertura do saché e mesmo assim um pouquinho... a outra se incube de raspar as duas vasilhas.
Não sei o porque desta desdenhar tanto a ração úmida.
Olha aqui no Brasil já vi a recomendação de acrescentar um pouco de água (ou até caldo de carne... água em que foi fervida carne/ave/peixe ou até partes destes como ossos ou cabeça/rabo, sem sal nem temperos) a ração seca (claro sob severa observação pois isso a faz se deteriorar muito mais rapidamente) sem correr o risco dos conservantes e/ou contaminações da manufatura e envasamento em latas.
Claro que com isso perdemos a praticidade de poder deixar a ração todo tempo disponível para os gatos (nunca tentei essa técnica então não imagino o tempo que se possa deixar essa ração molhada ao relento sem correr o risco de intoxicar o gato

Sobre dar alimentos "naturais" eu pessoalmente sou expressamente contra dar qualquer alimento crú, pois mesmo congelada por semanas em freezer a carne não fica completamente isenta de bactérias/vírus (claro que vermes vão para o saco, mas os cistos e esporos tenho minhas dúvidas

Acho que não custa uma fervidinha (ou melhor colocar essa porção congelada direto na água quente para promover um choque térmico que é até mais eficiente do que o congelamento e já nós prover do caldo de carne)... aliás como fazemos para nossa alimentação

De saches de ração úmida dou vez em nunca e das minhas gatas uma só come quando da abertura do saché e mesmo assim um pouquinho... a outra se incube de raspar as duas vasilhas.
Não sei o porque desta desdenhar tanto a ração úmida.