gato agressivo - esterilização é a solução?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
lydyad
Registado: sexta set 27, 2013 1:04 pm

sexta set 27, 2013 1:12 pm

Olá a todos,

Preciso de uma ajuda de pessoas mais entendidas em gatos do que eu :)

Tenho um gatinho com um ano e alguns meses que pura e simplesmente não aceita pessoas estranhas. Às visitas que aparecem lá em casa, bufa e assanha-se. Raramente ataca alguém, mas bufa assim que as visitas passam a porta da rua e de vez em quando, numa passagem de alguém da cozinha para a sala, por exemplo, faz um "toca e foge": dá umas pataditas com mais força nas pernas das pessoas, sem lançar as unhas, e foge.

Foi um gato habituado desde bebé a conviver com outras pessoas, pois tenho sempre gente em casa para jantar, etc. Chegava até a ficar nos meus sogros quando eu e o meu namorado queríamos passar um fim de semana fora. Só que, desde mais ou menos há 8 meses para cá, não há sequer possibilidade de equacionar isto. A última vez que passámos um fim de semana fora ainda o fomos por a casa dos meus sogros, mas fugiu para debaixo da cama e atirava-se a quem o tentasse alcançar (mesmo o meu namorado). Acabou por ficar em casa sozinho e os pais do meu namorado iam lá todos os dias dar comida e trocar a água.

No final de Outubro vamos passar uma semana fora e o meu namorado quer esterilizar o gato para ver se deixa de ser agressivo e o conseguimos deixar na casa dos meus sogros.

Por mim, eu não o esterilizava, uma vez que, fora este pequeno pormenor, é um gato super dócil (comigo e com o meu namorado), fazemos dele o que queremos, e nunca marcou território. Mas, de facto, deixar o gato sozinho sete dias em casa, mesmo com alguém a ir lá todos os dias deixar comida e trocar a água, parece-me um bocado desumano :(

Alguém já teve esta experiência? Os gatos tornam-se realmente mais dóceis com a esterilização ou não?

Desde já, obirgado a todos!
dmarracho
Membro Veterano
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

sexta set 27, 2013 2:21 pm

Na minha opinião castrar será o melhor.
O meu Nico quando chegou quase aos 6m começou a ficar mais distante, e quando o levei para a quinta de fds, sentou-se tão livre que não se deixou agarrar nenhuma vez... (só mesmo na hora de vir embora conseguimos por-lhe a mão), passado uns dias foi castrado e agora anda super dócil. Passou um fds sozinho em casa e no dia em que chegamos foram só mimos para cima de nós. Desde então anda super ternurento :D
Gatina
Membro
Registado: segunda ago 05, 2013 6:20 pm

sábado set 28, 2013 2:45 pm

he he
Eu acho que não se deve pensar na esterilização* como solução... (o meu não ficou mais calmo, mesmo!!!!!) Há outras formas, como dar reforço positivo quando se portam bem, e ignorá-lo (ou até fechá-lo num quarto, se necessário) quando tem atitudes desagradáveis... Mas o treino depende da nossa disponibilidade...:roll:
(Ontem levei o bebé à rua 1/2 h, para tirar uma dúvida na veterinária, e, na volta, o mais velho estava danadíssimo!)

*há outros motivos para a fazer!
Responder

Voltar para “Gatos”