A Mel cuspiu um dente para o chão

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lipinhaa
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 6:46 pm

domingo set 29, 2013 2:00 pm

Bom dia.
A Mel estava a brincar com um brinquedo próprio para gatos, quando reparei que começou aos engulhos, e cuspiu um dente para o chão... Consegui ver que o dentinho era do maxilar superior do lado direito, mais ou menos no meio.
A minha duvida é se, este dente será de leite ou definitivo... e se isso pode interferir com a mastigação da ração.

ps: A Mel tem 4 meses, fará 5 meses dia 15 de Outubro.Mas a data não é certa uma vez que veio da rua.
Lipinhaa
Membro

domingo set 29, 2013 2:14 pm

Estive agora a ver com mais calma, e ela tem 4 caninos no maxilar superior, depreendo que seja 2 de leite e 2 definitivos.. agora estou com medo que seja definitivo... :( porque no sitio onde o dito cujo saiu não vejo nenhum outro.
Ela já esteve a comer , e come normalmente!
Gatina
Membro
Registado: segunda ago 05, 2013 6:20 pm

domingo set 29, 2013 2:15 pm

Salvo melhor opinião, que não sou veterinária, será normal.
A minha veterinária disse-me que, geralmente, não damos pela troca dos dentes porque eles os engolem, com a comida, e lembro-me que falou nessas idades, pois detetou dentes novos ao meu quando foi esterilizado, pelos 5 meses. Como ela estava a brincar e não a comer, isso deve ter levado a que o tenha cuspido...
(coloco aqui um link que talvez ajude mais: http://www.odontovet.com/duvidas.htm
Lipinhaa
Membro

domingo set 29, 2013 2:35 pm

Pois, eu já sabia que eles trocavam os dentes e que os donos quase nunca se apercebiam porque na verdade eles os engolem. o meu medo é que este dente que ela cuspiu seja definitivo e possa a vir interferir com a mastigação da ração. :(
Ela nem se queixou quando o arrancou, e depois foi logo comer, e agora esta quietinha ao pé de mim (assim como 80% do seu tempo xD), por isso acho que dores não tem.

Mas talvez tenha razão. se fosse definitivo talvez não tenha saido com tanta facilidade.

Obrigada pela ajuda :)
wahinept
Membro
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

segunda set 30, 2013 7:55 pm

O mais provavel é que seja um dente de leite. Por vezes não se ve ainda o definitivo a crescer mas depois passado uns dias cresce e já se nota. Se for da frente não interfere muito com a mastigação visto que os que os que têm essa função são os molares e pré-molares. De qualquer forma vigie sempre a situação da troca de dentes. Agora vigie se esse dente cresce dentro de uns dias (2 a 3) se não crescer o melhor será ver a situação com o veterinário.
Lipinhaa
Membro

segunda set 30, 2013 10:37 pm

Era um dente pré molar.. daí a minha preocupação. Mas estarei atenta aos novos dentinhos. Penso que não interferá com a alimentação uma vez que ela come normalmente.

Obrigada ;)
Responder

Voltar para “Gatos”