Carraças nos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta dez 05, 2007 3:19 pm

Há gatos que reagem mal ao cheiro do alcoól e do éter para remoção das carraças. Então, eu uso uma técnica diferente que me foi ensinada pelo meu falecido sogro que é usar-se AZEITE :wink:
Um algodão bem embebido em azeite, "passeá-lo" em volta do bicharoco e ir pressionando em volta para que o azeite entranhe bem aonde o bicharoco está agarrado. Aos poucos, pode demorar algum tempo a "despregar-se" mas, "desprega-se"/desagarra-se mesmo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fUmiguinha
Membro Veterano
Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am

quarta dez 05, 2007 3:31 pm

Já agora, fica aqui a informação: na Grande Lisboa e no Algarve tb há farmácias que vendem medicamentos e outros produtos para animais.

Quando não têm em stock pode-se encomendar e os preços são bastante mais em conta do que nos veterinários:

Sou cliente nestas duas:
Farmácia Lealdade (Rua Marcelino Mesquita, 11 - Lj 1 - Linda-a-Velha)
Farmácia de Pechão (R. 25 Abril 45 - Pechão - Olhão)
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta dez 06, 2007 6:22 am

leonildecarvalho Escreveu:Há gatos que reagem mal ao cheiro do alcoól e do éter para remoção das carraças. Então, eu uso uma técnica diferente que me foi ensinada pelo meu falecido sogro que é usar-se AZEITE :wink:
Um algodão bem embebido em azeite, "passeá-lo" em volta do bicharoco e ir pressionando em volta para que o azeite entranhe bem aonde o bicharoco está agarrado. Aos poucos, pode demorar algum tempo a "despregar-se" mas, "desprega-se"/desagarra-se mesmo.

Leo
Não conhecia a técnica do azeite, estamos sempre a aprender. Isso é só para as carraças ou também para as pulgas? Mas depois não ficam todos gordurosos e a precisar de banhoca?

Com a Diana resultou o alcoól, foi a madrinha dela que me ensinou, porque eu nunca tinha visto tanta pulga junta, e o pavor de que elas passassem para a gatinha preta e de eu não as conseguir ver. E passaram mesmo duas pulguitas saltitonas, estas as que eu apanhei, como ela já era crescidinha já deu para lhe aplicar uma pipeta de desparasitante. Felizmente nunca vi carraças, só em filmes e na Net. Mas quando eles vão de férias, vão sempre protegidos, não vá o diabo tecê-las.
ppeixinho
Registado: segunda mai 14, 2012 3:58 pm

domingo jun 10, 2012 7:19 pm

Existe outra técnica para remover as carraças que vi num programa de animais, foi um veterinário que ensinou: consiste em embeber um algodão em álcool (ou acetona) e colocar em cima da carraça para ela ficar "adormecida", o que faz com que ela se liberte do animal. De seguida é só remover com uma pinça!

Descobri o Stronghold recentemente, foi o meu vet que receitou para a minha Fofinha (que como foi adoptada da rua estava cheia de ácaros nas orelhas). Ele disse-me que o Stronghold era o melhor produto do mercado e que além de tratar pulgas e carraças (estas últimas ele referiu que o Frontline Combo diz que trata mas que na verdade não o faz) também tratava estes ácaros das orelhas, assim como muitas outras coisas que mais nenhum trata! Deixo aqui um link para terem uma ideia:

http://www.vetmeds4pets.co.uk/catalog/i ... 7f30f6ecc8

Já agora, para quem já comprou o Stronghold na farmácia, qual é o preço? É que no vet paguei 9.50€ por uma pipeta, e gostava de saber se na farmácia é mais barato!
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

segunda jun 11, 2012 4:47 pm

Aos meus que estão dentro de casa dou o Advantage que antes comprava no vet, agora compro na farmácia e poupo cerca de 15€ em 2 caixas.

Mas para o que está na rua e apanha carraças daquelas pequenas que pareçem formigas achatadas, eu compro no vet.

Mas é normal nesta altura, devido às ervas secas, se tiverem a pipeta, elas não mordem e não cravam as garras, senão morrem....
Devemos ajudar sempre os animais
ppeixinho
Registado: segunda mai 14, 2012 3:58 pm

segunda jun 11, 2012 5:07 pm

O problema do Advantage é que só mata pulgas adultas e nada mais, ou seja, os ovos que elas deixam no pêlo do animal vão eclodir à mesma e o animal vai voltar a ficar com pulgas.

O Advantage só é aconselhável para gatos de interior apenas e que se tem a certeza de não terem pulgas.
jvidia
Membro Júnior
Registado: segunda dez 09, 2002 11:58 am

quinta out 10, 2013 11:53 am

A minha gata tem acesso à rua e à 2 dias noto o que me parece ser 2 ou 3 "cravos" de pele castanhos claros.

Será carraças? Não deveriam ser pretas?

Se qq forma no vet ela levou a pipepa da Advantage à uns 15 dias.

Como pelo que li aqui a Advantage não mata caraças, posso administrar outra marca (tipo a StrongHold aqui referida) tendo ela levado à 15 dias a Advantage ?

Já agora a StrongHold mata mesmo carraças?
dmarracho
Membro Veterano
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

quinta out 10, 2013 3:06 pm

Existem carraças castanhas, no meu cão, para as matar se elas fossem grandinhas picáva-mos com uma agulha e elas acabam por cair e morrer. Mas pode usar a tecnica do azeite que desconhecia, observa o gato, cata a pulga e mata-a :)

Não sei se pode administrar o produto..
Sinistress
Membro Júnior
Registado: segunda mar 05, 2012 6:26 pm

segunda out 21, 2013 12:24 pm

Bom dia
Vinha aqui ao forum pedir ajuda para 1 problemas com pulgas e como encontrei este tópico achei q podia fazer as minhas perguntas aqui ^^'

Tenho 1 gato há cerca de 1 ano e nunca tive problemas com pulgas e afins bicharocos. Qdo ele veio cá para casa apliquei-lhe uma pipeta mas como é gato de casa nunca mais me preocupei com isso. Há cerca de 1 semana encontrei 2 ou 3 pulgas a passearem-se pelo gato.
Obviamente q fui logo ao veterinario comprar 1 desparisitante (pipeta de advantage) q lhe coloquei mas depois encontrei nas mantas onde ele se deita umas pontinhas pretas que me disseram ser os ovos delas. Uma amiga minha aconselhou-me Biokill que eu apliquei em camas, tapetes e nas mantas deles e pulverizei mais ou menos o chão com aquilo. Há 2 dias que não via pulgas vivas (encontrava 1 ou outra morta) mas hoje voltei a ver 2 pulgas pequenissimas o que me leva a crer q são dos tais ovos.
Começo a desesperar e a pensar em chamar 1 daqueles exterminadores de pragas cá a casa -.-
Estou a fazer tudo o que posso fazer para me livrar das pulgas ou há mais alguma coisa que possa fazer?
Qualquer conselho é bem vindo!

Desde já o meu mto obrigada pela vossa atenção
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda out 21, 2013 4:07 pm

Felizmente nunca tive essa desagradável situação, mas precisamente para nunca vir a ter, a minha gata tem uma coleira Seresto para gato :D .
Clara
Sinistress
Membro Júnior
Registado: segunda mar 05, 2012 6:26 pm

terça out 22, 2013 4:46 pm

Ora bem como n tive grandes respostas acabei por fazer a minha pesquisa e vou deixar aqui 1 resumo pois acho q pode ser util para outras pessoas.

A pulga tem 1 ciclo de vida q pode ser dividido em 4 fases:
1.Ovos -> 2.Larvas -> 3.Pupas -> 4.Pulga adulta

1. Para eliminar os ovos devemos aspirar a casa com 1 daquelas coleiras para pulgas dentro do saco do aspirador e ao fim de aspirar devemos retirar o saco e deitar fora para elas n sairem e reinfestarem a casa.
Devemos tb lavar mantas, lençois e tudo o q poder ir à maquina de lavar (pelo menos a 30º)

2. Para eliminar as larvas temos vários produtos chamados de spot-on q n são mais do de as vulgas pipetas.
Pesquisei apenas sobre o advatage e sobre o stronghold e as principal diferença entre eles é q o stronghold entra na corrente sanguínea logo é mais eficaz e é usado no tratamento de vários tipos de bichezas (De cabeça n me lembro de todas mas com 1 rápida pesquisa no google encontram essa informação)
Existem tb alguns sprays para borrifar na casa que tb matam as larvas.
O Biokill e o Bolfo Casa são os únicos q usei. Referem ser ambos inofensivos para animais tirando peixes (sendo tóxico para estes últimos)
Principais diferenças entre o Biokill 375ml e o Bolfo Casa 250ml são o preço sendo o Biokill a cerca de 5€ a embalagem e o Bolfo Casa cerca de 15€ a embalagem. A outra principal diferença é q o Bolfo Casa diz manter o efeito durante o mínimo de 6 meses ao contrario do Biokill q diz apenas manter a eficácia apenas durante 3 a 4 semanas.

3. Infelizmente n existe nenhuma maneira de matar as pupas. As pupas são pulgas adultas totalmente desenvolvidas mas em fase de latência. Estão nessa fase de latência até q estejam reunidas as condições para a pulga acordar e vingar.
Os factores desencadeantes para a pulga "acordar" são os mais variados mas o calor, humidade e presença de hospedeiro (humanos, cães, gatos, etc) são os mais comuns.
As pupas podem estar em fase de latência entre 2 semanas até quase 1 ano.
É este o facto q faz com q as infectações por pulgas sejam tão dificeis de resolver.

4. As pulgas adultas são mortas de varias maneiras. Os spot-on e sprays q falei anteriormente mas existem tb os pentes próprios para retirar as pulgas do pelo do animal e matá-las. Eu envolvo-as em pedacinhos de papel higiénico e puxo o autoclismo a cada papelinho q deito fora. Existe tb uns comprimidos receitados pelos veterinários q actuam sistemicamente. O q os comprimidos fazem dito de forma simples é "envenenam" o sangue do animal e qdo as pulgas se alimentam morrem envenenadas. Estes compridos têm acção 30 min após a sua administração mas só fazem efeito durante 1 dia pelo q é possível ter de o administrar mais do q 1 dia. No meu caso vou dar 2 comprimidos num intervalo de 1 dia sim/dia não, segundo indicação do veterinário. Estes comprimidos só são vendidos em veterinários e devem smp ser dados sob a prescrição do mesmo, embora na informação disponibilizada pela marca na net diga q podem ser administrados 1 comprimido por dia.

Resumindo e pela minha minha experiência de 7 dias a tentar ver-me livres destas pestes, a primeira coisa é usar 1 spot-on (usei o advantage, pois n encontrei o stronghold à venda em lado nenhum) mata as pulgas adultas e em fase larvar. Depois temos pela frente a tarefa de aspirar a casa, lavar a roupa q é possível lavar e espalhar o insecticida pelos tapetes, colchoes, cortinados, sofás etc. Eu vou continuar a usar o Biokill pois acho ter aparentemente a mm eficácia do Bolfo Casa mas é bastante mais acessível. Vou comprar outra embalagem de Bolfo Casa apenas para espalhar no carro por medo de ter levado alguma pulga para o carro, pq é mm spray ao contrario do Biokill q é tipo borrifador.
Vou dar estes dois comprimidos que a veterinária prescreveu e esperar para ver se vejo mais pulgas adultas vivas e se n resultar volto lá para reforço da dose.
Devido à forma como as pupas se comportam depois de verificar que não vejo pulgas durante 1 dia ou 2 vou deixar o gato andar pela casa toda a servir de isco e a usar os comprimidos para ver se extermino as pulgas de 1 vez por todas cá de casa.

Espero ter sido útil e boa sorte na guerra contra as pulgas ;)

PS. Desculpem só referir agora mas o meu gato é gato de apartamento sem acesso à rua. E desculpem o comprimento do texto ^^'
Responder

Voltar para “Gatos”