Olá
Preciso dos vossos conselhos, pois não sei bem o que fazer.
No sabado passado mudei de casa e levei comigo as minhas meninas.
Elas estavam habituadas a sair de casa e passear no quintal da vizinha, agora viemos para uma casa que têm um pateo interior pequeno mas que lhes pode dar acesso aos telhados vizinhos. Esta nova casa é junto à estrada principal e elas não estão habituadas a tanto barulho dos carros a passar, além disso a casa faz um pouco de eco.
Elas estão esterilizadas, adoram ir à rua, são um pouco assustadiças e muito ciumentas entre si.
A Fiona, têm 7 anos e é a mãe das outras, está mais habituada a estar em casa, por isso não estranhou muito, praticamente já está habituada.
A Maria, têm 5 anos, como é muito dorminhoca já está mais ou menos habituada, mas sente falta de ir à rua, está meio amuada.
A Madonna, têm 5 anos, ultimamente passava o dia na rua, apenas vinha comer e dormir a casa, está a dar-me grandes dores de cabeça ou melhor muitas noites sem dormir. Anda muito assustada com os barulhos, de dia fica sossegada e à noite fica à porta a miar para ir à rua.
Ainda não as deixei ir ao pateo, tenho medo que subam ao telhado e fugam.
Será que está na altura de as deixar sair ? Deixa-las sair aos poucos até elas perceberem que agora esta é a nossa nova casa ?
Será melhor vedar o acesso aos telhados ? Será que voltam ?
Não sei o que fazer para a Madonna parar de miar, ando muito cansada por não dormir como deve de ser e tenho receio do miar andar a incomodar os vizinhos.
Clara
mudança de casa
Moderador: mcerqueira
Olá Clara, havia aqui um tópico (deve estar nas 3 primeiras páginas, não posso ir procurar agora), que fala sobre vedações para moradias, pode tirar lá umas ideias e depois deixa as gatinhas andar dentro do pátio da casa. Não convém sairem agora porque podem fujir, ser atropeladas ou assustarem-se com cães, etc...
Boa sorte
Boa sorte

Concordo com a Dmarracho. Não deixe sair as suas gatas sem antes vedar o acesso aos telhados. Se elas estão habituadas a sair, poderão querer ir para fora do terraço, só que agora estão numa zona que não conhecem e ainda por cima com muito trânsito. Tudo poderá acontecer se elas conseguirem sair do terraço. De resto é ter paciência com a sua gatucha mais irrequieta e não a deixar mesmo sair.
Ontem levei-as ao páteo, uma de cada vez.
A Fiona estava à vontade, cheirou tudo e até subiu a meio da árvore (o páteo têm uma nespereira, mas tenho de ter cuidado pois já chega ao telhado).
A Maria parecia um touro a entrar numa arena, muito alvoraçada a correr de uma lado para o outro, levei-a logo para casa fiquei com medo que conseguisse fugir . . .
A Madonna apesar de miar para ir à rua teve medo de ir ao páteo, assustou-se e fugiu para a cama.
Sim estou a estudar a hipotese de vedar o páteo, acham que se colocar um toldo elas não conseguem trepar ?
Esqueci-me de dizer que tinha comprado Feliway em difusor, indicação do veterinario, para ver se acalmavam, não vejo grandes efeitos mas ainda só tenho a alguns dias.
Espero que com este tempo frio elas fiquem mais calmas
A Fiona estava à vontade, cheirou tudo e até subiu a meio da árvore (o páteo têm uma nespereira, mas tenho de ter cuidado pois já chega ao telhado).
A Maria parecia um touro a entrar numa arena, muito alvoraçada a correr de uma lado para o outro, levei-a logo para casa fiquei com medo que conseguisse fugir . . .
A Madonna apesar de miar para ir à rua teve medo de ir ao páteo, assustou-se e fugiu para a cama.
Sim estou a estudar a hipotese de vedar o páteo, acham que se colocar um toldo elas não conseguem trepar ?
Esqueci-me de dizer que tinha comprado Feliway em difusor, indicação do veterinario, para ver se acalmavam, não vejo grandes efeitos mas ainda só tenho a alguns dias.
Espero que com este tempo frio elas fiquem mais calmas