Gato sénior / Gato Bebé

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gimont
Registado: sábado out 12, 2013 9:12 am

sábado out 12, 2013 9:21 am

Bom dia,

Gostaria de pedir opiniões e conselhos sobre uma situação que tenho em mãos. Tenho um gato com 14 anos e há cerca de duas semanas, um outro com um mês. Não era minha intenção adoptar este último, mas foi mesmo uma situação limite que me levou a ficar com ele. Acontece que o velhote não está a reagir muito bem ao novo amiguinho. Ele é extremamente stressado: por norma arranca o pêlo da barriga e de vez em quando tem mesmo que tomar calmantes. Com o gatito, tem andado pior. Evita a companhia dele e quando não o consegue fazer, dá-lhe patadas. Quando entra na cozinha, sítio onde o outro passa a maior parte do tempo, vem a correr para a sala e vomita de nervos. Eu sei que só passaram duas semanas, mas custa-me muito ver o meu velhinho neste estado, ele que sempre foi único.
Por outro lado, queria muito ficar com o pequenito. As coisas tendem a piorar, porque o bebé já não quer ficar fechado e chora muito. O velhote, não o quer sequer ver...
Comprei o feliway, estou a dar calmantes ao velhote, mas não vejo grandes avanços em duas semanas...
O que me sugerem? Isto irá ao sítio com o tempo? Ou há a possibilidade de o gato veterano reagir sempre mal à presença do outro?
Obrigada, desde já.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado out 12, 2013 5:57 pm

Há gatos que não toleram outros gatos. Agora no seu caso, se o gatito só está há cerca de 2 semanas em sua casa, ainda é cedo para se dizer que o seu velhote nunca aceitará ou tolerará o mais novito.

Também é perfeitamente normal, nos primeiros tempos, as bufadelas, as patadas e as fugas. O seu "velhote" poderá nunca aceitar totalmente o mais novo, mas poderá vir a tolerá-lo.

Compreendo que seja aflitivo para si ver o seu amigo velhote no estado que descreve. Agora se deverá ficar com o pequenote ou entregá-lo a outra pessoa, é você que tem que decidir. Se precisar de conselhos sobre o estado do gato mais velho, porque não falar com o veterinário que o acompanha para ver o que ele lhe diz? Espero que consiga resolver as coisas a bem dos gatuchos.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo out 13, 2013 12:48 am

Em determinada altura da vida tive 1 gato unico durante 6 anos,animal lindo eurupeu comum mas com feitio pessimo mesmo,deixou sauddes quando partiu mas deixou muitas marcas negativas pelo seu feitio.

Foi me oferecida 1 querida gatuxa que quando veio pesava apenas 320 grs.linda,mimosa e super ternurenta, a doce Carolina nunca foi aceite por ele por vezes aguardava que ela estivesse num canto olhava de lado a ver se ninguem o via e ia para a atacar mas nunca a Carolina ficou á mercê deste mau feitio,tive de me impor,ralhava quando necessario mas sempre foi protegida a gatinha,algum tempo depois veio mais 1 pequenita a Joaninha, de inicio complicado pois era 1 animal de rua com medos de tudo a ela mais tarde ela acabou por aceitar chegaram a dormir junto outros meninos se seguiram ainda com o Kikas vivo e em pleno nunca foram aceites mas com o passar do tempo reagiu melhor,talvez desligando-se do modo dele de cada um que chegava.

No caso do seu gatuxo foram muitos anos de mimo e de ser sozinho para tudo,tente com calma fazer com que ele aceite o pequenote,não os junte por causa da agressividade que ele possa ter de inicio,talvez em sitio que se pudessem ver atravez de vidro e aos poucos até trocar mantinhas entre eles por causa dos cheiros, com tempo estarem os 2 juntos mas o pequeno seguido por alguem humano com 1 brinquedo pelo meio e desejo que tudo mude.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Gimont

domingo out 13, 2013 9:56 am

Obrigada pelas respostas! Eu já os junto no mesmo espaço, mas sempre com supervisão. E mesmo assim não consigo impedir que o pequenito por vezes leve umas patadas. Inicialmente o mais velhinho evitava-o e bufava. Agora mostra-se curioso pelo mais pequeno, procura-o, cheira-o, mas depois levanta-lhe a pata.
O gato mais velho é muito dócil com pessoas, mesmo com estranhos. Deixa-me dar-lhe banho, tratar-lhe das orelhas e afins, sem me arranhar uma única vez. É um verdadeiro senhor! Não gosta é de outros gatos...
Com este, como é mesmo bebé, cerca de um mês, nem é muito agressivo. Cheguei a ter um adulto, durante umas horas e o meu gato atirava-se contra a porta da divisão onde o outro estava. Com este, dá-lhe apenas com a pata, e ao de leve... Claro que o pequenito, como ainda não tem noção, se atira ao rabo do velhote e ele fica possuído!
Quero acreditar que as coisas se vão compor, até porque gostava de ficar com o pequenito. Mas como isto para mim é novo, não está a ser nada fácil gerir isto tudo...
ambv
Membro Veterano

domingo out 13, 2013 4:16 pm

Gimont Escreveu:Obrigada pelas respostas! Eu já os junto no mesmo espaço, mas sempre com supervisão. E mesmo assim não consigo impedir que o pequenito por vezes leve umas patadas. Inicialmente o mais velhinho evitava-o e bufava. Agora mostra-se curioso pelo mais pequeno, procura-o, cheira-o, mas depois levanta-lhe a pata. O gato mais velho é muito dócil com pessoas, mesmo com estranhos. Deixa-me dar-lhe banho, tratar-lhe das orelhas e afins, sem me arranhar uma única vez. É um verdadeiro senhor! Não gosta é de outros gatos...
Com este, como é mesmo bebé, cerca de um mês, nem é muito agressivo. Cheguei a ter um adulto, durante umas horas e o meu gato atirava-se contra a porta da divisão onde o outro estava. Com este, dá-lhe apenas com a pata, e ao de leve... Claro que o pequenito, como ainda não tem noção, se atira ao rabo do velhote e ele fica possuído!
Quero acreditar que as coisas se vão compor, até porque gostava de ficar com o pequenito. Mas como isto para mim é novo, não está a ser nada fácil gerir isto tudo...
O que pus a negrito, era só para realçar que afinal o seu velhote já começa a aceitar o pequenote. Se com um mais velho o seu velhote tinha uma atitude mais violenta, que não acontece com este pequeno, é de ter paciência e dar tempo ao tempo. Hão de acabar por ser amigos. Como diz é uma patada, e pelos vistos não é para magoar.

Como disse, dê tempo e espaço, e viva um dia de cada vez. Não pense no que poderá acontecer amanhã, nem queira apressar as coisas. Tudo tem o seu tempo e quando menos esperar, tudo passará e vai dar com eles a darem-se bem, ou pelo menos, o mais velho a tolerar o mais novo.
Gimont

segunda out 14, 2013 9:33 pm

Pois, tenho que ser paciente... Vou juntando-os, vou ouvindo e vendo as patadas, esperando que um dia o velhote decida fazer um amigo... Acho que lhe faria muito bem ter companhia, mas por enquanto ver o pequenito deixa-o muito nervoso.
ambv
Membro Veterano

segunda out 14, 2013 11:56 pm

é normal eles terem este comportamento. Os gatos não são todos iguais e demoram mais ou menos tempo a adaptarem-se às alterações que lhes impomos. Tenho em casa 3 gatas, e no princípio do mês trouxe para casa 3 gatos que foram abandonados aqui por perto. Trata-se de uma mãe gata e dois filhotes. A mais nova das minhas gatas aceitou lindamente os 3 "forasteiros". A mais velha está mais difícil de os aceitar. A outra, desde que não a chateiem, tolera os novos residentes. Mas desde que não chateiem muito, a mais velha observa e deixa-os em paz.

É uma questão de tempo. E paciência.
Gimont

sábado out 19, 2013 3:31 pm

Neste momento, já os junto quando estou em casa. O gato mais velho por norma evita o mais novo. Outras vezes, quando o vê a brincar, aproxima-sem mas depois dá-lhe uma patada. Parece que quer brincar também, mas tem medo.
O problema agora é que o mais pequenito não o larga, anda numa de amores pelo mano mais velho e depois... lá leva umas patadas na cabeça. Acham que arrisque e os deixe juntos sozinhos? De noite, por exemplo, o pequenito tem miado muito, porque não quer estar fechado. E é complicado, porque vivo num apartamento e a vizinhança às tantas queixa-se (e eu própria não durmo).
Estou tentada a juntá-los, livremente, porque o velhote nunca foi muito agressivo para o gato bebé, dá-lhe umas patadas e afasta-se... Já se deitam os dois no sofá a dormir, ainda que afastados. O que vos parece? Obrigada.
Última edição por Gimont em sábado out 19, 2013 5:09 pm, editado 1 vez no total.
ambv
Membro Veterano

sábado out 19, 2013 4:57 pm

Pelo que conta, o seu velhote já tolera o mais novo. Se o não tolerasse, mostrava-se agressivo, o que não é o caso. Como diz, ainda deve estar a "pensar" se deve ou não brincar com o mais novo, por isso é que dá umas pataditas como não quer a coisa. Se já dormem no sofá sem fazer bulha, não deve vir nenhum mal em ficarem livres os dois.
Gimont

sábado out 19, 2013 5:09 pm

Muito obrigada pelos seus conselhos! O mais velhinho tem comportamentos confusos em relação ao mais pequenito. Há bocado limpei as orelhas do bebé, ele ficou muito agitado, a miar e o velhote começou a lambê-lo, como que a confortá-lo. E de repente... mais uma patada. Até me dá vontade de rir, mas por outro lado, fico com medo que se estivessem a sós, poderia haver mais agressão. Vou ganhar coragem e confiar no meu peludo. :)
ambv
Membro Veterano

sábado out 19, 2013 8:21 pm

Se o seu velhote não tivesse aceitado o pequenito, dava outros sinais que não os que mencionou: bufadelas, as orelhas coladas à cabeça, atacava o outro valentemente mesmo para o ferir. Ora o que diz é que já o lambe, apenas lhe dá uma patada. Perca o medo, deixe-os à vontade, e vá vendo como as coisas vão correndo.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo out 20, 2013 1:55 am

Gimont estão já a iniciar 1 bonita amizade,dentro em pouco acredito que sejam cumplices em especial nas brincadeiras e no Inverno serão a mantinha um do outro,ainda bem sorte aos gatuxos.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”