há tempos, vi um cão morto num terreno e perguntei-lhes se o cão era deles . disseram que o cão tinha fugido. mas apareceu vivo. tinha caído num poço.

ontem, quando saí de casa, vi os câes soltos na rua, já com um dos gatinhos meus protegidos, debaixo das patas. dei-lhes um grito e fugiram. à noite, voltei a sair, e encontrei outro meu protegido, morto na rua. pensei que tivesse sido atropelado, mas quando vi os cães por perto, percebi o que tinha acontecido. pedi a um amigo meu para ver e retirar o gato do meio da rua. estava ferido e molhado.
entretanto, os cães corriam tudo, nomeadamente a zona onde vive o meu amigo que tem muitos gatos. ele disse que ultimamente, os cães dele fartam-se de ladrar a altas horas, possivelmente porque os tais cães andam de volta dos gatos.
hoje, fui pôr comida a duas protegidas. costumam vir mal me viam. sairam do abrigo muito a medo. o gatinho amarelo, a quem furaram o olho e que está muito melhor e gordinho, também não apareceu. vem mal me vê. vive perto da casa dos tais cães. nem quero pensar que tb. o mataram.
nisto tudo, já desapareceram vários gatos.
uma vizinha disse-me que andam por ali 2 cães a matar gatos. não os tinha associado.
a dona diz que os cães fogem para ir atrás dos gatos.
o meu amigo está furioso e diz que vai apresentar queixa porque não é permitido os cães andarem soltos na rua sem açaime e porque estão a constituir um perigo.
eu sei que se houver queixa, os animais vão ter problemas e grandes. os donos também, mas paciência. mas será justo que a vida dos gatos seja posta em perigo, nomeadamente os abandonados que já vivem tão precariamente?
e nem quero pensar. o casal teve uma ninhada de 11 cachorros. deram 5. um foi devolvido e acabou por morrer eletrocutado

nunca pensei ver-me perante tal imbróglio