Gatinho terrivel!! AJUDA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

quarta out 23, 2013 8:44 am

Olá malta. Adoptamos há 3 semanas um gatinho bebe (1,5meses) que apareceu debaixo do carro do meu marido, mas o gato que no inicio só se roçava nos nossos pés e era super mimoso, conforme se foi ambientando à casa (só cozinha, varanda e hall ainda) começou a tornar-se um caçador que diria até agressivo. Para ele tudo o que mexe é para caçar, faz-nos esperas para atacar as nossas pernas, se nos zangamos com ele "vinga-se" atacando-nos, está sempre fazendo asndeiras e é super teimoso, ontem o meu marido perguntou-me porque tinha as costas arranhadas e eu disse-lhe que o gato tentou caçar o meu cabelo!! Adoro o gatinho quando ele está mocado de sono (e mesmo assim às vezes...) mas ele está demasiado eletrico para o nosso estilo de vida actual! Casamos há 5 semanas e temos o gato há 3, mobilia toda nova e tenho receio de que o gato estrague tudo e nao amanse! Nao sei o que fazer. Nunca tive gatos e talvez fosse bom darem-me umas dicas porque já pondero dar o gato visto ele ser assim agressivo!! :(

Obrigada a todos
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
amdps
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

quarta out 23, 2013 9:32 am

Olá bom dia,

eu tenho um gatinho com 3 meses e também é assim, só quer brincar. Corre que se farta, brinca com tudo o que apanha e está sempre a atirar-se às nossas pernas, às vezes até o magoamos porque nunca pára, adora cortinados. Já lhe cortei as pontas das unhas e já não faz estragos. Com a idade vai acalmar tenho a certeza.

Por isso é preciso muita paciência e leve as coisas para a brincadeira que é o eu faço.
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quarta out 23, 2013 9:45 am

penso que está a interpretar como agressividade o que não passa de brincadeiras normais para um gatinho ainda tão pequeno :) olhe quando eu fui buscar a minha gata e a trouxe para casa, ela era ainda pequena e só fazia asneiras. desesperei com ela, mesmo! ao fim de uma semana com ela em casa eu só pensava «mas onde é que eu me vim meter, para que é que trouxe este bicho para casa!!»

a verdade é que quem não está habituado a lidar com gatos e nunca teve gatos na vida (como era o meu caso, nunca tive nenhum animal de estimação até ir buscar a minha gatinha), há um período de adaptação mais ou menos longo a esta realidade nova de ter um animal em casa. de repente, temos de pensar em muitas coisas que não pensávamos antes: ter cuidado com as portas e janelas que deixamos abertas, repensar a decoração porque há certas coisas que eles podem partir ou estragar, e aceitar o facto de que o chão vai ter sempre areia e pelos... o aspirador passa a ser o melhor aliado :lol:

mas tudo isto acaba por compensar, mesmo que ao início nos dê vontade de mandar o gato pela janela ( :lol: ). a minha gata ainda hoje adora tentar caçar-nos as pernas, não é por mal, não é agressividade, é simplesmente o instinto de 'caçador'! ela nunca me magoa nas brincadeiras, eu corto-lhe as pontinhas das unhas para não ficarem tão afiadas, e assim chateia menos. também tive episódios de a ter a subir-me pelas costas para me caçar o cabelo!! acredite que é normal. tente dar-lhe brinquedos vários, para ele virar a atenção para esses brinquedos em vez das vossas mãos e pernas. basta uma bola de papel ou de papel de alumínio, uma meia velha com uns guizos lá dentro, um cordel com qualquer coisa na ponta... os gatos são realmente caçadores, e assim em pequeninos, pior ainda :)

tenham um pouquinho de paciência com ele, está só a portar-se como um bebé :) boa sorte!
anne20
Membro Veterano

quarta out 23, 2013 12:01 pm

obrigada a todos pelas vossas respostas e experiencias. Quando é para repreender o gato como fazem? Pelo que li o NAO firme às vezes resulta mas há quem diga que o gato depois começa a evitar a pessoa que repreende, tambem ja li sobre o borrifador de agua.... que acham destas tecnicas e que outras me podem sugerir?
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta out 23, 2013 2:07 pm

uso NÃO em tom de comando e/ou bato palmas!
não os acho traumatizados.... :oops:
e pode afastá-lo de si, e não lhe ligar durante um tempo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 23, 2013 5:53 pm

Um gatinho com essa idade precisa ainda, muuuuuuuuuuuuuuuuuito, de brincar e como já não tem os manos nem a progenitora, é normal que brinque com os seus "salvadores".
O seu gatinho não tem idade para "maldade". Ele está a fazer o que faria com os seus iguais; simulação de caça!
Quanto a punir o animal, com essa idade, coitadinho. Deixe-o ser "reguila" enquanto tem idade para isso mesmo. Daqui a mais umas semaninhas, comece, aos poucos, a impôr regras. Mas, por agora, deixe-o ser "criança" que o é!!!!!!!
Quanto à casa, pois... não se pode ter tudo! Ou se tem a casa num brinco ou se tem gato!
"dono de gato sofre"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta out 23, 2013 6:31 pm

LOL com 1 mês e meio é realmente mt pequeno ainda, explorar o meio ambiente e brincar vai ser o dia a dia dessa criatura.
O Jimmy quando foi para a minha casa tinha 3 meses e meio. Também me tinha juntado a muito pouco tempo, casa nova, mobilia nova, cortinados novos e caros feitos a medida..... e passado 1 semana o menino resolve fazer um sprint da cozinha a sala e atirar-se até ao meio da cortina, agarrar-se a ela e ficar a baloiçar feito maluco. Maluca fiquei eu qd vi aquilo :o :evil:
Posso dizer que o mais dificil tanto a Suri como ao Jimmy foi desabitua-los de brincar com as cortinas. Hoje não ligam mas tive que me levantar muitas e muitas e muitas vezes do sofa para ralhar com eles e até levarem palmadas no rabo. Bater com uma revista no sofá, assustavam-se com o barulho e mesmo levar com o chinelo no rabo. Hoje com 4 anos basta agarrar no chinelo e põe-se em sentido, já não é preciso chegar a vias de facto ehheeheh
Por isso qual seja a medida de educação que tomar tem de ter consciencia que paciencia e persistencia vão ser suas companheiras durante muito tempo, porque os gatos testam a nossa paciencia. Seja coerente e persistente nos castigos para eles se habituarem a rotina dos seus limites.
Todo o amor nos intervalos das asneiras vão fazer superar todos os arranhões no sofá, cortinas e afins.
Aconselho a ter arranhadores para não terem tendencia a ir a mobilia ou sofá, ter brinquedos tipo bolas saltitonas, canas com penas e coisas do genero para poder brincar com ele sem que seja com as mãos. Não brinque com as mãos eles têm tendencia a mordiscar quando se entusiasmam e isso não deve permitir.
Boa sorte com o gatinho e dê-lhe uma oportunidade, vai ver que não se arrepende.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 24, 2013 4:32 pm

E se vir que não conseguem lidar com isto tudo que já vos foi explicado e se a integridade dos sofás, dos tapetes e demais coisas se sobrepõe à responsabilidade e prazer de ter um gato, faça um favor a ambos, a si e ao gato, tente arranjar-lhe agora que é bébe um dono capaz e experiente com felinos.
Que tudo corra pelo melhor para o animal e para si.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anne20
Membro Veterano

quarta nov 13, 2013 12:46 pm

Ola pessoal, venho dar noticias do Shin Chan e retificar que na altura em quie o adoptei tinha 1,5 meses mas quando escrevi o post ja tinha quase 2,5 meses. Neste momento está perto dos 3 meses e continua super traquinas, SUPER TEIMOSOOO, e realmente continua a querer fazer as brincadeiras que fazia com os irmaos mas connosco, a vet dele diz para o afastarmos como a progenitora faria, pois ela nao admitiria esse tipo de brincadeiras mais "agressivas". De qualquer forma tenho duas questoes.... ele desde que o adoptamos que tem SEMPREE a cauda em pé quando para ali anda, terá o mesmo significado que nos cães? Seria ele um macho dominante na ninhada e pensará que continua a ser? É porque ele é muito possessivo quanto à caixa de areia e tambem por 2 vezes ao colocar comida ele tentou atacar-me por ter la a mao.... Mostrei lhe nessas vezes quem mandava na comida e ele percebeu porque depois voltava lá para remecher na comida e ele afastava-se.

A minha outra questao e que é um problema que nem a vet acha normal é o gato gostar de brincar DENTRO da caixa de areia.... Leva para lá brinquedos e rebola-se todo.... é um nojo porque faz isso com cocós la dentro e tudo! Nao sei como resolver isso! Até para lhe tirar os cocós da caixa tenho que o prender noutra divisao da casa porque senao ele enfia-se la dentro e nao me deixa mexer naquilo.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta nov 13, 2013 1:18 pm

Há coisas na personalidade de cada gato que nós não conseguimos contornar e para isso temos de ser nós humanos a arranjar soluções para que essas tais situações mais desagradáveis não ocorram.
Posso dar exemplos:
1- Se não queremos que o animal coma a nossa comida, não a devemos deixar desprotegida em cima da mesa ou bancada.
2 - Se tiverem a mania de ir brincar com o rolo do papel higienico, é uma questão de fecharmos sempre a porta do wc
3- Se o animal tem paranoia e tendencia a comer plantas, é abdicar de ter plantas em casa.
4 - A minha Suri marcava com urina a nossa roupa lavada. Tinha que a apanhar e fechar numa divisão para ela não ter acesso.

Pronto, isto são pequenos exemplo. Se há coisas que não consegue desabituar o seu animal de fazer, tem de arranjar soluções para contornar os problemas. É evidente que não pode retirar a caixa da areia a um gato, senão ele começa a fazer as necessidades pela casa. Mas pelo menos terá de ter a paciencia de manter a caixa sempre mais limpa possivel e sugiro a arranjar uma outra caixa de plastico tipo cesto da roupa e brinque com ele dentro dela. Pode ser que ele perca a ideia de brincar na da areia. Isto são sugestões claro!!
Tem ainda um gatinho muito bebe que o pode moldar a sua maneira desde que seja perseverante e paciente para o educar.
Tem é que ter uma postura Dominante e mais Teimosa que ele e é assim que o vai vencer e educar. Não permitir de todo, faltas de respeito a sua autoridade, repreenda e castigue da melhor forma.
Não tenha a mentalidade de que gatos são independentes e não se domesticam. Isso é mentira!!! Não respondem a comandos de senta, deita e rebola ou vai buscar o chinelo, mas aprendem a respeitar o dono e a respeitar as regras impostas.
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

quinta nov 14, 2013 7:14 pm

O meu quando veio tinha cerca de 4 meses e também brincava na areia, mas depois deixou-se disso, pode ser de ser ainda muito pequenino, arranje-lhe briquedos, para ele se entreter e esquecer a caixa.....

Mas também tenho um siamês que vem à rua e temos uma palmeira aqui no jardim e ele rebola-se todo na areia (que é a terra daqui).....
Devemos ajudar sempre os animais
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

sexta nov 15, 2013 11:47 pm

Olá

Pois os gatos bébes tem esse problema .... são mesmo traquinas... na verdade é como as crianças... tal e qual

Quanto à cauda ... nos gatos não é igual aos cães, ou seja:

Diz que desde que o adoptou tem a cauda em pé .. isso é sinal de que ele confia em vocês... que está à vontade no ambiente.

Agora quando ela está a abanar a cauda de um lado para o outro é sinal que o gato não está nada contente com o que se está a passar.... precisamente o oposto dos cães (eu quando chateio a minha e vejo a cauda a abanar sei que a devo largar ... ou então me sujeito a uma mordedela... mas por minha culpa já que sou eu a chatear.

Mas veja aqui na Arca de Noé o seguinte artigo http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=101
anne20
Membro Veterano

sexta nov 22, 2013 7:26 pm

obrigada pelas vossas respostas, tirei-lhe a bolinha preta com pena (cócó divertido) e ele está mais calmo quanto à caixa de areia.

Contudo, continua muito revoltado, sempre a atacar-nos, super teimoso, por mais que o borrifemos com agua continua sempre e repetidamente a fazer asneiras como subir para a mesa (mesmo sem ter comida la). Por vezes respeita o dedo com o NAO, mas tem outras que está destemido e nao há nada que o pare.... que outras formas me aconselham para o posso castigar?? acho que ele pouco nos respeita :S
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta nov 22, 2013 11:34 pm

Para ser sincera, a minha Xena também é terrível, é uma gata super independente, e muito teimosa.... digo-lhe NÃO e ás vezes não resulta, então coloco-a numa divisão sozinha por um tempo e quando a solto está mais calma.... mas é só as vezes :? outras está na mesma, e quando anda na maluqueira corre tudo, e anda por cima de tudo como os macacos nos galhos :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”