AJUDEM-ME, PRECISO DE CONSELHOS URGENTEMENTE!!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SandraCM
Registado: terça nov 19, 2013 11:46 am

terça nov 19, 2013 12:56 pm

Olá a todos!
Sou nova nestas andanças de ter um gatinho em casa e ando angustiada pensando no que poderei andar a fazer de errado, relativamente à educação e à criação de hábitos e rotinas, com o meu gatinho.
POR FAVOR AJUDEM-ME!
Sei que ele nasceu por volta de meados de Agosto, porque encontrei a mãe e a ninhada num terreno perto da minha casa, por volta dessa altura. Comecei a levar-lhes comida e, à medida que eles se iam habituando à minha presença, começaram a aceitar festinhas. Um deles, mais afoito, começou a saltar-me para o colo, a enroscar-se todo e a, literalmente, pedir festinhas com o focinho. Esperei até a mãe fazer o desmame (também comecei a estranhar que, após o desmame, a mãe raramente ficava com eles - isso é normal?) e comecei a tentar arranjar donos para eles.
O tal mais afoito veio para minha casa há 4 dias e é algo como eu nunca vi um gato ser. Só quer é estar ao colo (não pode ver ninguém sentado no sofá que salta logo para o colo e enrosca-se todo); gosta de brincar mas desinteressa-se depressa das brincadeiras e dos brinquedos; dorme IMENSO durante o dia mas depois, quando chega à noite e nós nos queremos ir deitar, parece que fica hiperativo (salta e corre por todo o lado), não pára de andar atrás de nós (o que torna difícil fechar as portas da marquise, o sítio onde ele dorme de noite) e quando se vê sozinho começa a miar. Também já reparei que ele é caprichoso, miando sempre que quer levar a dele avante.
Não sei como devo agir com ele. Não quero rejeitá-lo sempre que ele vem pedir miminhos mas, quero que ele se habitue a ficar sozinho e a perceber, à noite, que é normal nós irmos embora. Não quero fazer o meu gatinho sofrer mas, também não quero educá-lo de forma errada (por exemplo: eu grito-lhe bem alto NÃO quando ele faz algo errado, até ele parar, porque foi o que li na net. É o procedimento correto?).
Por favor, dêem-me dicas e conselhos porque estou mesmo a precisar!!!
Desde já, muito obrigada a todos pela ajuda.
Lunavet
Membro Júnior
Registado: sábado dez 14, 2002 4:00 pm

terça nov 19, 2013 3:35 pm

Olá Sandra CM

Parabéns pelo gatinho novo :)

Tudo o que está a passar é normal, comportamentos e dúvidas.
Regra geral os gatos gostam de brincar cerca de 15 minutos com um brinquedo depois fartam-se. Há excepções claro. As brincadeiras que eles mais gostam são as que simulam a caça, por isso bastões com penas ou tiras de pele, bolinhas de papel amassadas e atiradas, ratinhos de pelúcia, etc são bons brinquedos para eles. Pode eventualmente guardar uns para substituir quando ele estiver farto do brinquedo actual.
Se nasceu em Agosto deve estar com cerca de 3 meses. Está na fase das traquinices que são intercaladas com a sestas. Se ele anda bem disposto, come bem, não há que ter preocupação. No entanto, como já pode iniciar a vacinação, pode sempre levar a um veterinário e fazer check-up para ficar mais descansada. Já agora, é importante iniciar a desparasitação interna e externa, pois os parasitas podem ser transmitidos para nós (e vice-versa). Há vários tipos de desparasitantes (comprimidos, pastas, spo-on) que poderá adquirir em veterinários ou farmácias.
Em termos de educação é importante ser firme, não necessariamente com voz alta mas sim com voz firme. E ser sempre consistente nas regras.
Mantê-lo na marquise durante a noite é uma questão de habituação. Provavelmente ainda tem medo de ficar sozinho. Quando for hora de dormir, tente oferecer um miminho (uma latinha ou biscoitos) para ele começar a associar a marquise a esse miminho. Pode também colocar uma peça de roupa sua (já que gosta de si) envolta numa botija de água quente. É provável que ainda vá miar durante uns tempos para sair da marquise: é uma questão de persistência.
Para que ele durma à noite é também importante que esteja cansado, ou seja, que aumente a actividade durante o dia, ou pelo menos antes da hora de dormir. Gaste uns bons 20 minutos a brincar com ele antes de se ir deitar. Obrigue-o a correr atrás de uma bolinha de papel ou uma pena, para que fique bem cansado.

Eles têm tendência a ficar mais calmos à medida que crescem e ganham juízo :wink:
Gatina
Membro
Registado: segunda ago 05, 2013 6:20 pm

domingo nov 24, 2013 6:57 pm

Como vai o gatinho?
SandraCM

sexta nov 29, 2013 9:32 pm

Olá e muito obrigada por se terem interessado pelo meu post e pelo meu gatinho. Muito obrigada mesmo pela vossa atenção e disponibilidade!!!!!

O meu gatinho continua um fofo e um mimocas. Como vos disse, basta ver alguém sentado no sofá para saltar logo para o colo e pedir miminhos.

Já se habituou a dormir sozinho na marquise e na sua caminha fofinha. De manhã acorda sozinho, come, faz as suas necessidades e só começa a miar quando percebe que já nos levantámos. Uma fofice de gato!

No entanto, desde ontem que ando preocupada. Ele habituou-se muitíssimo bem à caixa de areia e à areia (areia normal perfumada). Mas ontem o dia foi muito estranho. Passou todo o dia muito enérgico e agitado (algo que eu achei positivo porque ele costuma dormir imenso durante o dia) e apanhei-o algumas vezes a meter areia do WC na boca. Pensei que pudesse ser pelo estado agitado em que se encontrava, que o poderia estar a levar a querer experimentar mas hoje voltei a apanhá-lo a meter areia na boca. Quando eu o agarro, ele acaba por abrir a boca e largar a areia mas não sei se ele já engoliu alguma ou não.

Conhecem alguma situação igual ou parecida?
Estarei a fazer alguma coisa errada?

Mais uma vez muito obrigada pelo vosso interesse e ajuda.
Sandra CM
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sábado nov 30, 2013 5:24 am

Ainda bem que tudo se adaptou já,só lamento o gatuxo dormir na marquise fechado mas...desejo sorte ao seu gatito. :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Gatina
Membro
Registado: segunda ago 05, 2013 6:20 pm

domingo dez 01, 2013 7:15 pm

Nunca me aconteceu, mas, ainda bem que é areia normal, se fosse aglomerante, seria mais grave...
É estranho, será que isso e a excitação derivarão de algo? Houve alguma mudança em casa, na comida...
Espero que alguém tenha experiências e conselhos a partilhar...
SandraCM

quinta dez 05, 2013 3:08 pm

Olá a todos.

Há sempre uma razão plausível para o comportamento dos nossos bichanos. Segundo a veterinária é normal o comportamento agitado em momentos da manhã e da noite porque, no habitat natural, são as horas em que eles caçam. Por isso, é deixá-lo largar a energia e brincar com ele.

Quanto a levar areia à boca, não me deram explicação. O certo é que eu tenho notado que ele, na sua ânsia de descobrir e explorar (é um explorador nato e muitíssimo curioso), está a ter a mania para fazer isso com tudo o que encontra. Podem imaginar como foi montar a árvore de Natal. O certo é que eu fico em pânico só de pensar que ele pode meter alguma coisa na boca sem eu ver. Será normal nos gatos bebés?

Já agora, aproveito para descansar os mais preocupados (e com razão). O meu gatinho dorme na marquise precisamente porque à nossa hora de dormir é quando ele tem a sua "hora de caça" e só quer é brincar, pular e correr, tornando impossível tê-lo no quarto, como eu já experimentei. Para além disso, eu não vivo num apartamento, logo a minha marquise não tem as dimensões normais de uma marquise de apartamento. É enorme e tem tudo o que ele precisa. Agradeço, no entanto, a chamada de atenção pois todos os conselhos são muito bem vindos.

Mais uma vez muito obrigada a todos vocês que se disponibilizam a vir aqui dar ajudas e conselhos!
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta dez 05, 2013 8:04 pm

Nisso tive sorte, os meus dormem a noite toda na nossa cama, então agora no inverno só se levantam mesmo quando têm fome de manhã.
Já tive que me levantar a meio da noite algumas vezes e eles só abriram um olho para ver o que se passava e voltaram a fecha-lo ferradinhos de sono LOL
O Jimmy desde o 1º dia que foi para a nossa casa dormiu sempre entre as nossas almofadas :)

Boa sorte com o seu gatinho.
Tente mudar de areia como experiencia, pode ser que o perfume dessa lhe dê para a comer.
Responder

Voltar para “Gatos”