Para mim a maior vantagem da ração seca é mesmo a de não se deteriorar com facilidade. Não concordo nada de que a ração proteja mais os dentes do que a comida húmida pois muitas vezes quando vou para lhes escovar os dentes e calha ser logo a seguir a eles terem comido a ração e antes de beberem água, na base dos dentes está acumulada uma "massa" que nunca encontro quando a escovagem calha a ser logo após terem comido paté ou pedacitos. Pensando bem, o mesmo nos acontece quando comemos tostas bem secas ou biscoitos duros, por exemplo. Se não houver ingestão de líquido também se acumula uma massa na base dos nossos dentes.
A vantagem da comida húmida é ser mais palatável e ser mais apropriada para gatos que não gostam de beber água ou que tenham dificuldade em mastigar. Por outro lado tem uma grande desvantagem que é a oxidar-se e deteriorar-se muito rapidamente e portanto, ao fim de 20 minutos o que não é comido, deve ser deitado fora.
Como eu faço com os meus gatos:
Embora os gatos sejam petiscadores e por isso, ao contrário dos cães, devam ter sempre comida à disposição, na minha casa têm horas de refeições regulares porque são muitos e com necessidades alimentares diferentes. Assim (e porque há sempre gente em casa), consigo controlar perfeitamente a quantidade e o tipo de comida que cada um ingere. Então, em dias frios e temperados comem, ao almoço e jantar, comida húmida e nas restantes 3 refeições comem ração. Nos dias muito quentes, só à noite e de manhã (quando está mais fresco) é que comem ração.
Por fim (desculpem o testamento), tal como já foi referido em tópicos anteriores, só quero chamar a atenção para relembrar que há comida húmida de melhor ou igual qualidade do que ração premium. Se experimentarem, por exemplo, abrir uma lata de Schesir podem comprovar que a de galinha é feita de pedaços de peito de frango e na de atum, os pedaços de peixe são bem melhores do que as latas da marca que geralmente compro para cozinhar para nós