Alimentação seca ou humida? - (opiniões)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lipinhaa
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 6:46 pm

quarta nov 20, 2013 6:57 pm

Bem sei que já há alguns topicos sobre este tema... no entanto vim "desenterra-lo" pois irei fazer um trabalho sobre este tema. E assim, se possível gostaria que deixassem aqui as vossas opiniões, sobre este tema, e como alimentam os vossos gatinhos!

Começando por mim, a minha gatinha come uma latinha por semana, e de resto é só ração seca. Apenas por uma questão de comodidade não come comida caseira. Não tenho muito tempo para isso (nem para mim cozinho).
Mas acho que deveria comer mais alimento húmida do que ração seca, mas a comida humida do mercado ou é fast food ou é muito cara... Ou dá trabalho a fazer em casa, bem nada é perfeito.

ps: se souberem de algum topico interessante sobre isto, ou sites, estudos, qualquer coisa enviem-me pm por favor :)
dmarracho
Membro Veterano
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

quinta nov 21, 2013 8:42 am

Ora aqui está um bom trabalho :)
Existe por aqui um tópico em que falam imenso sobre as diferenças e vantagens/desvantagens de dar comida seca/húmida :)

Eu neste momento também ando virado para as comidas húmidas, como eles andam a enjoar a ração, uma vez por semana misturo uma saqueta de comida ou paté, com a ração que fica no prato. Depois comem tudo, e passam a semana a comer bem ração..
Pelo menos foi o que aconteceu esta semana passada, espero que assim continue :roll:

Dizem que dar comidas húmidas são mais ricas em carne e em água. Dar em excesso pode fazer com que engordem mais e terem mais facilmente problemas dentários. Comer só ração é bom para os dentinhos mas como é muito seca eles terão de beber mais água.
Na minha opinião não será mau eles comerem uma vez por outra comida húmida.

Como tenho lá em casa o bucha e o estica tenho de controlar bem o esquema para o buchinha comer menos paté :P Contudo é esse que bebe menos água.. :roll:

Boa sorte com o trabalho! 8)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta nov 21, 2013 2:19 pm

Para mim a maior vantagem da ração seca é mesmo a de não se deteriorar com facilidade. Não concordo nada de que a ração proteja mais os dentes do que a comida húmida pois muitas vezes quando vou para lhes escovar os dentes e calha ser logo a seguir a eles terem comido a ração e antes de beberem água, na base dos dentes está acumulada uma "massa" que nunca encontro quando a escovagem calha a ser logo após terem comido paté ou pedacitos. Pensando bem, o mesmo nos acontece quando comemos tostas bem secas ou biscoitos duros, por exemplo. Se não houver ingestão de líquido também se acumula uma massa na base dos nossos dentes.
A vantagem da comida húmida é ser mais palatável e ser mais apropriada para gatos que não gostam de beber água ou que tenham dificuldade em mastigar. Por outro lado tem uma grande desvantagem que é a oxidar-se e deteriorar-se muito rapidamente e portanto, ao fim de 20 minutos o que não é comido, deve ser deitado fora.

Como eu faço com os meus gatos:
Embora os gatos sejam petiscadores e por isso, ao contrário dos cães, devam ter sempre comida à disposição, na minha casa têm horas de refeições regulares porque são muitos e com necessidades alimentares diferentes. Assim (e porque há sempre gente em casa), consigo controlar perfeitamente a quantidade e o tipo de comida que cada um ingere. Então, em dias frios e temperados comem, ao almoço e jantar, comida húmida e nas restantes 3 refeições comem ração. Nos dias muito quentes, só à noite e de manhã (quando está mais fresco) é que comem ração.

Por fim (desculpem o testamento), tal como já foi referido em tópicos anteriores, só quero chamar a atenção para relembrar que há comida húmida de melhor ou igual qualidade do que ração premium. Se experimentarem, por exemplo, abrir uma lata de Schesir podem comprovar que a de galinha é feita de pedaços de peito de frango e na de atum, os pedaços de peixe são bem melhores do que as latas da marca que geralmente compro para cozinhar para nós :oops:
Maria João
Lipinhaa
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 6:46 pm

quinta nov 21, 2013 3:57 pm

Obrigada pelo contributo!
:)

Eu sei que há um tópico bastante "hot" sobre este tema, mas eu encontro apenas outro que não esse especifico que até falam no caso dos estados unidos... se alguém souber ou conseguir encontrar, postem aqui ou mandem-me por mp sff
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta nov 21, 2013 8:56 pm

A minha vizinha tem 4 gatos, de idades diferentes, todas esterilizadas(2 gordinhas, uma um pouco gordinha e outra estável de peso). Têm ração seca à disposição mas são loucas por comida húmida e todos os dias 1 ou 1saqueta e meia (já não sei bem) é para as 4. Mas a nível de dentes não estão assim tão mal, e uma já tem 9 anos :wink:
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta nov 21, 2013 10:02 pm

Lipinhaa Escreveu:Obrigada pelo contributo!
:)

Eu sei que há um tópico bastante "hot" sobre este tema, mas eu encontro apenas outro que não esse especifico que até falam no caso dos estados unidos... se alguém souber ou conseguir encontrar, postem aqui ou mandem-me por mp sff
Lipinha, os tópicos mais interessantes sobre este assunto estão no forum dos cães mas no dos gatos existem também uns bastante didácticos. Vou deixar-lhe alguns, dos mais recentes embora, sinceramente os que gosto mais são mais antigos e de certeza que estão mesmo no fórum dos cães-

O tópico q fala do site americano:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... a&start=30

O site americano:
http://www.kittykind.org/cc_diet.html

Outros tópicos com opinião comida seca vs comida húmida:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... da&start=0

Um dos meus últimos favoritos fala de ração vs raw mas tb fala de comida húmida. Aprende-se imenso e convém mesmo ler os links que os foristas vão sugerindo.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... da&start=0
Maria João
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta nov 22, 2013 4:58 am

Gato é carnivoro e desde há meses por doença de 1 das minhas gatuxas a comida dela foi alterada radicalmente e assim aproveito para não dar tanta latinha que dantes comiam apenas como petisco,varia-se 1 bocado mais peixe cozido,grelhado,carne de preferencia ruminante crua picada,frango ou peru cozido tudo sem qualquer tempero.

Alguns aceitaram bem de tudo um pouco os mais glutões, outros aceitaram mas nem tudo e posso dizer que talvez há 40 anos ou mais o que se dava de comida aos gatos?creio que n seria ração...tal como a nossa alimentação tem mudado bastante e não será por isso que existem mais humanos saudaveis.

Mesmo que a minha menina um dia vá embora não conto mudar desta variedade porque vejo que apreciam mas...nem todos somos iguais.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Gatina
Membro
Registado: segunda ago 05, 2013 6:20 pm

domingo nov 24, 2013 6:53 pm

Realmente, acho que tem mais a ver com a nossa comodidade e o interesse comercial dos veterinários...
A minha veterinária diz que os gatos só podem comer ração e húmida muito de vez em quando (1.ª versão) e uns mesitos depois que havia estudos a dizer que tinham de comer mais húmida (e passou a ter latas e latas à venda)... Só vende (não é totalmente "só", mas quase) Royal Canin e as promoções são as da marca e com pré-compra das supostas ofertas... (8+1 = a compras a 9.ª e depois mandam uma...)
Eu não dava já húmida ao meu "grande", porque ele deixou de querer, mas, quando passei a dar ao pequeno (agora, 4 meses e tal), para compensar ele comer ração igual ao outro (2 anos), ele começou a querer... Dou já só 1 vez, ou 2 por semana, um pacote ou lata para os 2.
Acho triste comerem só comida-de-loja... e tal como as latas (compro no supermercado, purina ou marca branca), penso que o efeito da comida-cozinhada será cocós mais mal-cheirosos...
?

ps: o meu gasparzinho come tudo o que mexe... e faz chinfrineiras monumentais se ouve abrir uma lata (e come a correr, para atacar o potinho do Gyzmo a seguir...)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo nov 24, 2013 10:27 pm

Gatina Escreveu: (...)penso que o efeito da comida-cozinhada será cocós mais mal-cheirosos...
?
Nos gatos não sei, mas por experiência própria em cães, não noto isso.
Comidinha cozida ou crua é bom.
Costumo dar sacões com pescoços de frango e cus de frango à minha vizinha, ela coze, tritura e dá aos gatos da rua. Mas não sei como eles andam de fezes. Mas há um bebe(lindo lindo, peludo), que se não fosse o franguinho, coitadinho dele...
Mas por exemplo as 4 gatas que a minha vizinha tem em casa não apreciam comidinha "verdadeira".
mjoaomarques
Membro Veterano

segunda nov 25, 2013 12:05 pm

Chamo a atenção para quem faz comida caseira para os gatos que eles devem comer a carne crua e não cozida. Isto deve-se ao facto de a biotina (proteína essencial aos gatos para um bom funcionamento cardíaco) se degradar acima dos 42ºC. Logo, se cozem a carne ou o peixe devem suplementar o animal com biotina. É por isso que prefiro dar-lhes alimentação húmida de qualidade já que vem com todos os componentes, na medida certa, de que eles necesitam para se manterem saudáveis.
Maria Jo&atilde;o
JT2008
Membro Júnior
Registado: sexta abr 11, 2008 6:51 pm

terça nov 26, 2013 5:37 pm

A minha gata come ração seca da ProPlan esterilizados, por ter tendência a engordar e também por recomendação da vet em relação a ser melhor para as gengivas. E como bebe bastante água não há necessidade de dar comida húmida, penso que seja recomendada para os mais "preguiçosos" para beber. Em relação à ração seca tenho que ir mudando os sabores, pois noto que ao fim de algum tempo começa a perder o interesse. De vez em quando come uma latinha de comida húmida da Catnatura, das que vi à venda parece-me ser a mais natural, não tem subprodutos. Também já comeu peixe cozido e frango cozido sem sal e gostou :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”