Plantas nocivas para gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

segunda mar 08, 2004 3:25 pm

BETAFERI Escreveu: Desconhecimento total de gatos, é pena.

Quando se dá uma opinião deve saber-se documentá-la.

Os gatos adoram plantas, e pode comprovar essa realidade neste excerto
Todo mundo já viu um gato se lamber. E com se lambem os danadinhos... Puro prazer? É bem provável, mas toda essa lambedura tem um motivo muito mais importante: a higiene do próprio animal. É o famoso banho de gato... E dessa maneira, lambendo-se o tempo todo, que gatos e gatinhas são considerados um dos animais domésticos mais limpos de nosso convívio. Mas, infelizmente, toda essa "limpeza" tem um preço pois, no ato da lambedura, os felinos engolem, involuntariamente, uma quantidade muito grande pêlos. Esses pêlos, na maioria das vezes, podem irritar a mucosa do estômago (é comum presenciar gatos regurgitando, através de pequenos vômitos, para se livrarem do incômodo) ou se acumularem nos intestinos formando bolas de pêlos (conhecidas como fecalomas), obstruindo os intestinos e dificultando a saída de fezes que, em certos casos, se faz necessáro uma intervenção cirúrgica. Mas a natureza, sábia como sempre, faz com esses adoráveis animais encontrem o seu próprio remédio. Você já viu gato comendo grama?
Porém, muitos donos de gatos já viram seus animais "atacarem" as plantas e flores do interior de suas residências (principalmente em apartamentos): violetas, samambaias, crisântemos e folhagens em geral... E aqui vai um alerta, cuidado com plantas ornamentais, muitas são comprovadamente tóxicas ao serem ingeridas
Acho que com este tópico não se fica com qualquer dúvida que os gatos comem plantas.

Obrigado Betaferi.
nana12
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 08, 2004 3:33 pm

Will Escreveu: Falar sem saber é ignorância pura!

É sempre bom ter o conhecimento acerca das plantas nocivas aos gatos, pois eles não resistem a um vaso com plantas! Eu tive que mudar os vasos todos para um local inacessível aos meus gatos pois eles não os largavam!

;)
Will tb podes fazer o seginte:

"Normalmente os gatos nao gostam de citrinos. O que podes fazer e descascar umas laranjas e deixas as cascas a secar durante uns dias ao sol, em cima de uma folha de jornal.
Se gostares, podes espetar cravinhos nas cascas antes de as secares . Fica mais decorativo.", isto foi uma ideia que a nanico me deu.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda mar 08, 2004 3:34 pm

BETAFERI Escreveu: Olá Will

Realmente é um problema com as plantas cá em casa, as que tenho, poucas infelizmente para o meu gosto, estão em princípio em local inacessivel, aos gatos.

Para que os gatos não tirem a terra dos vasos, outro martirio para quem gosta de plantas a solução é cobrir a terra dos vasos quem pedras da praia, resulta e dá um toque bonito na decoração. :lol:
Pois é por causa desse martírio tenho sempre vasos com metade da terra por fora! :? Algumas plantas foram tão destruidas que não voltaram a nascer... :?

Hei-de experimentar esse truque das pedrinhas da praia! ;) Só espero que eles não comecem a tirar as pedras e a brincar com elas! :D :D :D

Lapinrouge: Tens que dar relva ao Galileu, mas de plástico! Ele ía gostar! :D :D :D :mrgreen:
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

segunda mar 08, 2004 3:34 pm

Claro que não há margem para dúvidas.Os gatos adoram mordiscar as plantas e como a maior parte dos nossos gatos não têm acesso ao exterior, limitam-se a trincar as nossas plantinhas dos nosssos vasos, e nessa lista existem algumas plantas que concerteza alguns de nós temos em casa e que poderão fazer mal aos nossos peludinhos.

Eu costumo comprar umas ervinhas, não sei a marca mas na embalagem tem um gato siamês peludo.Já tinha experimentado da Frieskies e não deram grande resultado.Estas que compro crescem rápido.

Alguém já experimentou outras marcas?
nana12
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 08, 2004 3:40 pm

coliveira Escreveu: Claro que não há margem para dúvidas.Os gatos adoram mordiscar as plantas e como a maior parte dos nossos gatos não têm acesso ao exterior, limitam-se a trincar as nossas plantinhas dos nosssos vasos, e nessa lista existem algumas plantas que concerteza alguns de nós temos em casa e que poderão fazer mal aos nossos peludinhos.

Eu costumo comprar umas ervinhas, não sei a marca mas na embalagem tem um gato siamês peludo.Já tinha experimentado da Frieskies e não deram grande resultado.Estas que compro crescem rápido.

Alguém já experimentou outras marcas?
Eu tenho mas é a minha sogra que compra, é só mesmo as sementes, eu planto num canteiro pequenino mas fundo (porque senão ela a comer arranca as raízes e tudo).

Neste momento ate esta na varanda porque eu mudei a terra e plantei novamente.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

segunda mar 08, 2004 3:49 pm

Hei-de experimentar esse truque das pedrinhas da praia! Só espero que eles não comecem a tirar as pedras e a brincar com elas!
Não são pedrinhas pequeninas, são aquelas pedras que encontramos na praia, grandinhas e chatas, (não são calhaus) :lol: :lol: os gatos não conseguem move-las dos vasos e encaixam-se perfeitamente nos vasos.
Comigo resultou.
lapinrouge
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:33 pm
Localização: 2 gatos:Galileu e Oliver.1 cadela:Pètrouska, e duas tartarugas mutantes:polux e krilim.

segunda mar 08, 2004 3:55 pm

Lapinrouge: Tens que dar relva ao Galileu, mas de plástico! Ele ía gostar! :D :D :D :mrgreen:
[/quote]

O Galileu a mastigar as plantas de plástico e o Oliver numa de arqueólogo, fazia com cada expedição na varanda :o

Estou sempre com medo que o galileu mastigue o meu bonsai está " tã bnito":|

Dos cactus é que eles não gostam nada :lol: :lol:
nana12
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 08, 2004 3:57 pm

lapinrouge Escreveu: Dos cactus é que eles não gostam nada :lol: :lol:
Pudera :lol: :lol: :lol: ;)
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

segunda mar 08, 2004 4:43 pm

Finalmente, venho aqui reconhecer que parece ter aprendido a lição.

Agora sim, com textinhos assinados, bibliografia...

Parece que o fim de semana foi produtivo :lol:

E depois, digam que eu só falo mal... :D
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda mar 08, 2004 5:00 pm

Betaferi, a dica dos "calhaus" parece ser boa! :D :D :D E, Nana, a dica da Nanico também me parece resultar! ;) Sempre boas ideias! :D

Lapinrouge, toma cuidado com o teu lindo bonsai! :D :D :D

;)
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

segunda mar 08, 2004 5:00 pm

nana12 Escreveu:

Todo mundo já viu um gato se lamber. E com se lambem os danadinhos... Puro prazer? É bem provável, mas toda essa lambedura tem um motivo muito mais importante: a higiene do próprio animal. É o famoso banho de gato... E dessa maneira, lambendo-se o tempo todo, que gatos e gatinhas são considerados um dos animais domésticos mais limpos de nosso convívio. Mas, infelizmente, toda essa "limpeza" tem um preço pois, no ato da lambedura, os felinos engolem, involuntariamente, uma quantidade muito grande pêlos. Esses pêlos, na maioria das vezes, podem irritar a mucosa do estômago (é comum presenciar gatos regurgitando, através de pequenos vômitos, para se livrarem do incômodo) ou se acumularem nos intestinos formando bolas de pêlos (conhecidas como fecalomas), obstruindo os intestinos e dificultando a saída de fezes que, em certos casos, se faz necessáro uma intervenção cirúrgica. Mas a natureza, sábia como sempre, faz com esses adoráveis animais encontrem o seu próprio remédio. Você já viu gato comendo grama?
Porém, muitos donos de gatos já viram seus animais "atacarem" as plantas e flores do interior de suas residências (principalmente em apartamentos): violetas, samambaias, crisântemos e folhagens em geral... E aqui vai um alerta, cuidado com plantas ornamentais, muitas são comprovadamente tóxicas ao serem ingeridas
Acho que com este tópico não se fica com qualquer dúvida que os gatos comem plantas.

Obrigado Betaferi.
ninguem disse que os gatos não comiam plantas :!:
todos os carnivoros comem plantas para neutralizar os acidos gastricos.
mas n~são herbivoros.

o que eu disse foi que se tiverem á disposição plantas apropriadas eles escolhem-nas em detrimento das outras.
quando não tem escolha, ou são gatos mto mimados existe realmente esse risco
mas isso é prob dos donos e n dos gatos.

agora gostava que me explicassem porque é que eu tendo gatos em contacto com azevinhos, teixos, madressilvas, narcisos, e outras plantas nocivasw eles nunca as procuraram nem nunca tive quisquer probs??

são gatos especiais super inteligentes :?:
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

segunda mar 08, 2004 5:09 pm

skylark01 Escreveu:
nana12 Escreveu:

Obrigado Betaferi.
ninguem disse que os gatos não comiam plantas :!:
mas n~são herbivoros.

o que eu disse foi que se tiverem á disposição plantas apropriadas eles escolhem-nas em detrimento das outras.
quando não tem escolha, ou são gatos mto mimados existe realmente esse risco
mas isso é prob dos donos e n dos gatos.

agora gostava que me explicassem porque é que eu tendo gatos em contacto com azevinhos, teixos, madressilvas, narcisos, e outras plantas nocivasw eles nunca as procuraram nem nunca tive quisquer probs??

são gatos especiais super inteligentes :?:
Claro que não são herbívoros, é vê-los comer um bocado de frango que ficamos logo com a certeza. E os ratinhos que eles caçam?:lol: :lol:

Os seus não comem, porque possivelmente estão no seu habita natural, num grande espaço verde, onde eles aprenderam a escolher o que melhor lhes convêm. Gato é bicho esperto, que pensa? :lol: :lol:
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

segunda mar 08, 2004 6:11 pm

skylark01 Escreveu: ninguem disse que os gatos não comiam plantas :!:
mas n~são herbivoros.
O que o Skylark01 quer dizer é que são omnivoros, comem carne, peixe e verduras.

Quanto às tais ervinhas, para quem disse que as plantava em vasos, tenho a dizer que devem ter algum cuidado com as mesmas.

Eu costumo comprar embalagens umas da "My Super Cat" e outras do Continente, e crescem a uma velocidade alucinante.

No entanto, já uma vet me avisou que quando crescem mais uns 5 ou 6 cm, começam a ser nocivas porque passam a ter uma composição "não tão fresca" (está-me a faltar a palavra, mas acho que dá para entender) :roll:

Por isso, quem as planta, deve renová-las frequentemente... Não sei se cortá-las como se faz com a relva, resulta :roll: :roll: Alguém sabe?
skylark01
Membro Veterano

segunda mar 08, 2004 7:35 pm

carlapinheiro Escreveu:
O que o Skylark01 quer dizer é que são omnivoros, comem carne, peixe e verduras.

Quanto às tais ervinhas, para quem disse que as plantava em vasos, tenho a dizer que devem ter algum cuidado com as mesmas.

Eu costumo comprar embalagens umas da "My Super Cat" e outras do Continente, e crescem a uma velocidade alucinante.

No entanto, já uma vet me avisou que quando crescem mais uns 5 ou 6 cm, começam a ser nocivas porque passam a ter uma composição "não tão fresca" (está-me a faltar a palavra, mas acho que dá para entender) :roll:

Por isso, quem as planta, deve renová-las frequentemente... Não sei se cortá-las como se faz com a relva, resulta :roll: :roll: Alguém sabe?
atenção. os gatos não são omnivoros. são puros carnivoros.
a materia vegetal que ingerem tem apenas efeito regulador e não de nutriente.

a relva quando começa a crescer torna-se mais fibrosa e menos apetecivel para os gatos. as fibras não são digeridas pelos gatos.
skylark01
Membro Veterano

segunda mar 08, 2004 7:38 pm

BETAFERI Escreveu: Os seus não comem, porque possivelmente estão no seu habita natural, num grande espaço verde, onde eles aprenderam a escolher o que melhor lhes convêm. Gato é bicho esperto, que pensa? :lol: :lol:
já tinha dito que o prob era dos donos e não dos gatos.
se não lhe metem em casa mais nada para se purgarem sem ser plantas toxicas...
Responder

Voltar para “Gatos”