Pela 2ª vez, acontece o mesmo cá em casa. A Zuca com 14 anos, esterilizada antes de ter qualquer cio, apareceu com um carocinho numa mama. Foi operada, retiraram-lhe a cadeia mamária toda mais os gânglios de sentinela. Correu tudo muito bem, o caroço estava isolado e era pequeno. Só que ontém veio o resultado: canceroso de grau 3. Tal como o da irmã de ninhada, a Lolita que sobreviveu apenas 3 meses após a cirurgia de remoção tendo sido eutanasiada qdo ficou com insuficiência respiratória com os pulmões completamente metastizados quando na altura da cirurgia estavam limpos, radiologicamente. A Lolita morreu há 2 anos e tinha 12 anos, não era assim tão velha! Todas as outras que tive, também esterilizadas mas quase todas depois de terem tido pelo menos uma ninhada morreram de outra coisa. Todas as outras que ainda tenho, também esterilizadas após de pelo menos uma ninhada, e só uma delas mais nova que a Zuca, encontram-se bem, felizmente!
Sei bem que 2 casos não são estatística; são a excepção da regra podem dizer. Mas não posso deixar de pensar se nos humanos está comprovado que a probabilidade de ocorrência do cancro da mama é muito alta em pessoas que não amamentaram e ainda mais em pessoas que nunca tiveram filhos, não será que nos restantes mamíferos a situação seja idêntica?