A excepção da regra ...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta dez 05, 2013 12:56 pm

Pela 2ª vez, acontece o mesmo cá em casa. A Zuca com 14 anos, esterilizada antes de ter qualquer cio, apareceu com um carocinho numa mama. Foi operada, retiraram-lhe a cadeia mamária toda mais os gânglios de sentinela. Correu tudo muito bem, o caroço estava isolado e era pequeno. Só que ontém veio o resultado: canceroso de grau 3. Tal como o da irmã de ninhada, a Lolita que sobreviveu apenas 3 meses após a cirurgia de remoção tendo sido eutanasiada qdo ficou com insuficiência respiratória com os pulmões completamente metastizados quando na altura da cirurgia estavam limpos, radiologicamente. A Lolita morreu há 2 anos e tinha 12 anos, não era assim tão velha! Todas as outras que tive, também esterilizadas mas quase todas depois de terem tido pelo menos uma ninhada morreram de outra coisa. Todas as outras que ainda tenho, também esterilizadas após de pelo menos uma ninhada, e só uma delas mais nova que a Zuca, encontram-se bem, felizmente!

Sei bem que 2 casos não são estatística; são a excepção da regra podem dizer. Mas não posso deixar de pensar se nos humanos está comprovado que a probabilidade de ocorrência do cancro da mama é muito alta em pessoas que não amamentaram e ainda mais em pessoas que nunca tiveram filhos, não será que nos restantes mamíferos a situação seja idêntica? :?:
Maria João
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 15, 2013 11:59 pm

mjoaomarques Escreveu:Pela 2ª vez, acontece o mesmo cá em casa. A Zuca com 14 anos, esterilizada antes de ter qualquer cio, apareceu com um carocinho numa mama. Foi operada, retiraram-lhe a cadeia mamária toda mais os gânglios de sentinela. Correu tudo muito bem, o caroço estava isolado e era pequeno. Só que ontém veio o resultado: canceroso de grau 3. Tal como o da irmã de ninhada, a Lolita que sobreviveu apenas 3 meses após a cirurgia de remoção tendo sido eutanasiada qdo ficou com insuficiência respiratória com os pulmões completamente metastizados quando na altura da cirurgia estavam limpos, radiologicamente. A Lolita morreu há 2 anos e tinha 12 anos, não era assim tão velha! Todas as outras que tive, também esterilizadas mas quase todas depois de terem tido pelo menos uma ninhada morreram de outra coisa. Todas as outras que ainda tenho, também esterilizadas após de pelo menos uma ninhada, e só uma delas mais nova que a Zuca, encontram-se bem, felizmente!

Sei bem que 2 casos não são estatística; são a excepção da regra podem dizer. Mas não posso deixar de pensar se nos humanos está comprovado que a probabilidade de ocorrência do cancro da mama é muito alta em pessoas que não amamentaram e ainda mais em pessoas que nunca tiveram filhos, não será que nos restantes mamíferos a situação seja idêntica? :?:
Que chatice... :(
Não será congénito...? É que há casos de hereditariedade.... :?
Cada vez mais se nota que o câncro afecta também os animais em grande escala, infelizmente.
Eu já começo a pensar que a origem está nos alimentos industrializados... :roll:

Antigamente nem eram vacinados, nem desparasitados e muito menos castrados, nem comiam rações... e duravam mais que agora. Morriam de velhice e não de câncro, como se vê acontecer actualmente. Isto falando de gatos de casa, claro. Os de rua já se sabe que o tempo de vida era e é muito mais reduzido, obviamente.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda dez 16, 2013 12:24 pm

:(

Tenho a mesma opinião que a Leonilde... também eu estou em crer que a maior parte dos problemas de saúde dos nossos animais, relacionados com ins. renal e pancreas e cancer, têm muito a ver com a alimentação industrializada.

Aliás tenho quase a certeza... mas nós adaptámo-nos a essa facilidade e para deixar o comodismo custa muito... falo por mim... cada vez mais velha e com mais preguiça para cozinhar. Até para mim... :(
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça dez 17, 2013 12:53 pm

Pois o vet também falou na possibilidade de ser genético, mas a mãe delas e pelo menos uma tia da mesma ninhada da mãe, estão óptimas. O pai como é desconhecido, não sei. Quanto à comida, falando pelos meus gatos, tenho alguns que não saiem para o exterior e só comem ração e comida húmida. Dos que saiem, caçam em grupo, muitas vezes com a ajuda dos cães e comem as suas presas além da comida industrializada. Em ambos os grupos o que noto de maleitas comuns é a tendência para a insuficiência renal e para as pancreatites na velhice. Cancro mamário foram mesmo só estas duas.

Com os cães só a minha pa é que morreu em sequência a cancro, enorme no baço e com 10 anos. O Bonga também morreu com 10 anos, teve que ser eutanasiado quando ficou paralisado com tumores na coluna em sequência de lupus. Esse era genético. Aconteceu o mesmo com os irmãos de pêlo longo. Todos os meus outros cães morreram de falha em algum orgão mas já em idade muito avançada para a raça (quase 14 anos). Mas é verdade! Só a partir de meados dos anos 90 é que comecei a usar exclusivamente comida industrializada. Até lá a comida era preparada por nós e quase exclusivamente crua, até mesmo a trinca ou massa era dada sem ser cozinhada. Só não se davam batatas, couves e uvas.

Por isso é que estou cada vez mais convencida no paralelismo entre o que é bom para nós será bom também para os nossos animais de estimação. E Crise à parte, cada vez estou mais convencida que muito do que é considerado por estudos veterinários como o ideal para os nossos animais, é bom é para encher os bolsos a quem os produz!
Maria Jo&atilde;o
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça dez 17, 2013 11:24 pm

Pois... :)

Já tentei cozinhar para os meus gatos e eles mandam-me dar uma voltinha... só mesmo a alimentação "Industrial" é que comem. Enfim... gatos "modernos" :P

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta dez 18, 2013 9:15 pm

as rações são como os medicamentos e muitas outras coisas. fazem bem a umas coisas, prejudicam outras. eu sempre que leio a bula de um medicamento, penso que não passo desse dia. tais são as contra indicações. mas se não os tomar, estou feita.
as rações podem fazer mal, mas o certo é que sem elas, o meu pantufa i.r. desde novinho, não tinha chegado aos 12 anos. sem ela, o isaias, estava sempre obstruído, etc. tb. é verdade, que os meus primeiros velhotes só começaram a comer ração aos 10 anos e chegaram quase aos 16.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta dez 19, 2013 10:44 am

leonildecarvalho Escreveu:Pois... :)

Já tentei cozinhar para os meus gatos e eles mandam-me dar uma voltinha... só mesmo a alimentação "Industrial" é que comem. Enfim... gatos "modernos" :P

Leo

devem ser primos dos lá de casa.... :oops:
cozinhado pois...frango assado de churrasco, ou qualquer coisa que os 2 patas estejam a comer! e, mesmo assim, não são todos!
gatos chics!!!!!!!!!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta dez 19, 2013 11:46 pm

O meu Tai-Chi só gosta de ração seca. O King gosta de tudo que haja na mesa dos donos mas só mesmo se for ele a roubar :roll: :P :lol:
Os outros só ração e patês. Qualquer receita caseira que se faça para eles, deixam que seja o cão a comer mas esse é tipo aspirador, vai de tudo...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta dez 20, 2013 3:17 pm

o aspirador lá de casa veio de Brooklin! Nunca vi como a Rosie....num escapa nada de nada!
os outros ainda estão a cheirar...a procurar ...já o "aspirador de Brooklin" limpou os resquicios do crime!
:roll:

e tudo lhe sabe bem! 8)
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado dez 21, 2013 3:40 pm

Como está a situação da Zuca, Maria joão?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”