Castração - Dúvida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Vava09
Membro
Registado: sexta jan 13, 2012 6:48 pm

quinta jan 02, 2014 6:39 pm

Boa Tarde,

Gostava de ter a vossa opinião acerca de uma questão,

Tenho uma gata , que apanhei na rua. Ela vinha grávida, já teve os filhos e está tudo ótimo. Fiquei com um filho dela.. Neste momento ele tem 4 meses (é um macho) e está a chegar-se a questão. Tenho que castrar um, mas qual ? Qual será mais benéfico para a saúde de um macho ou uma fêmea ?
Caso seja o macho o mais vantajoso, posso faze-lo tendo ele 4 meses ?

Eles para serem castrados necessitam de ter que vacinas?

Outra questão, que locais mais baratos existem em Lisboa e minimamente bons que se pode fazer esse tipo de cirurgia ?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jan 02, 2014 8:21 pm

Na minha opinião, deve castrar primeiro a fêmea, por dois motivos: porque isso traz benefícios para a saúde dela e esses benefícios são maiores quanto mais cedo for feito (para ter uma ideia, o ideal é antes do primeiro cio); em segundo lugar, porque é demasiado cedo para castrar o macho.

Mas um veterinário explicar-lhe-á estas questões melhor do que eu.

Quanto ao local por que pergunta, uma hipótese é ser sócio da Associação Zoófila Portuguesa. Tem preços mais em conta para sócios e os veterinários são competentes. Dentro em breve irá também ter hospital, para além da clínica, que era uma coisa de que se sentia bastante falta quando havia necessidade de internamentos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Domino81
Membro
Registado: sábado abr 18, 2009 5:10 pm

quinta jan 02, 2014 9:15 pm

Concordo com a Tassebem, deve esterilizar primeiro a fêmea.

Caso não lhe for possível pagar o preço que se pede nas clínicas, envie-me por favor uma mensagem privada.

Posso ajudar com marcação por preço mais em conta que a Associação Zoófila Portuguesa, tanto para macho como para fêmea.
Integrity combined with faithfulness is a powerful force and worthy of great respect.
Vava09
Membro

quinta jan 02, 2014 9:23 pm

Tassebem Escreveu:Na minha opinião, deve castrar primeiro a fêmea, por dois motivos: porque isso traz benefícios para a saúde dela e esses benefícios são maiores quanto mais cedo for feito (para ter uma ideia, o ideal é antes do primeiro cio); em segundo lugar, porque é demasiado cedo para castrar o macho.

Mas um veterinário explicar-lhe-á estas questões melhor do que eu.

Quanto ao local por que pergunta, uma hipótese é ser sócio da Associação Zoófila Portuguesa. Tem preços mais em conta para sócios e os veterinários são competentes. Dentro em breve irá também ter hospital, para além da clínica, que era uma coisa de que se sentia bastante falta quando havia necessidade de internamentos.
TasseBem, mas eu apanhei-a da rua. Segundo o veterinário, ela tem um ano e pouco neste momento. Não faço a menor ideia quando teve o primeiro cio.

Mas a questão de ela já ter tido uma ninhada, não diminui a percentagem de doenças ? Peço desculpa a pergunta, mas ainda não estou habituada a ter gatos . Eu tenciono castrar os dois, mas tenho três cães e por agora quero prevenir gravidezes indesejadas.

O macho, para ser castrado, que idade terá que ter? E quanto às vacinas, sabe-me dizer que vacinas percisam para serem castrados ?

Domino81 obrigada pela sua disponibilidade. Se calhar irei contactá-lo sim, pois tive uma grande despesa à pouco tempo.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jan 02, 2014 9:40 pm

Vava09, antes do primeiro cio é o ideal. No caso da sua gatinha, já não vai poder ser assim, porque para ela ter tido uma ninhada é porque já teve cio. De qualquer forma, quanto mais cedo, melhor.

Tanto quanto é do meu conhecimento, ter tido uma ninhada não protege as gatas de doenças. Isso era uma ideia instalada que já foi desmistificada.

Não sei qual é a idade que os veterinários recomendam agora para a castração de machos, mas julgo que é vantajoso que o sistema urinário deles se desenvolva o mais possível antes da castração. Por isso, não havendo possibilidade de engravidarem fêmeas, não havendo acesso ao exterior e não havendo marcação de território (emissões de urina com um cheiro particularmente intenso), eu vou-os mantendo inteiros.

Os gatos não precisam de vacinas especificamente para serem castrados, mas para estarem mais protegidos contra determinadas doenças infecciosas. Por vezes, dependendo do que é prioritário, são castrados antes de serem vacinados, mas o conveniente são as vacinas a partir dos dois meses e depois, a seu tempo, a castração, quer de machos, quer de fêmeas.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Vava09
Membro

quinta jan 02, 2014 9:46 pm

Tassebem Escreveu:Vava09, antes do primeiro cio é o ideal. No caso da sua gatinha, já não vai poder ser assim, porque para ela ter tido uma ninhada é porque já teve cio. De qualquer forma, quanto mais cedo, melhor.

Tanto quanto é do meu conhecimento, ter tido uma ninhada não protege as gatas de doenças. Isso era uma ideia instalada que já foi desmistificada.

Não sei qual é a idade que os veterinários recomendam agora para a castração de machos, mas julgo que é vantajoso que o sistema urinário deles se desenvolva o mais possível antes da castração. Por isso, não havendo possibilidade de engravidarem fêmeas, não havendo acesso ao exterior e não havendo marcação de território (emissões de urina com um cheiro particularmente intenso), eu vou-os mantendo inteiros.

Os gatos não precisam de vacinas especificamente para serem castrados, mas para estarem mais protegidos contra determinadas doenças infecciosas. Por vezes, dependendo do que é prioritário, são castrados antes de serem vacinados, mas o conveniente são as vacinas a partir dos dois meses e depois, a seu tempo, a castração, quer de machos, quer de fêmeas.
Obrigada pelo seu exclarecimento. Não tinha ideia de certas coisas .. Vou então tratar dessa situação. Após a castração é necessário que cuidados? E, por exemplo, a nível da alimentação, ela está a comer purina one. Após isso, come para gatos esterilizados certo ? E essa comida é boa?
Domino81
Membro
Registado: sábado abr 18, 2009 5:10 pm

quinta jan 02, 2014 9:48 pm

Os gatos podem ser esterilizados a partir dos 6 meses de idade.
Integrity combined with faithfulness is a powerful force and worthy of great respect.
Tassebem
Membro Veterano

quinta jan 02, 2014 9:57 pm

Não tem de quê. :)

Nos machos, a castração praticamente não requer cuidados posteriores; nas fêmeas, há que ter mais alguns cuidados, embora também nada de muito complicado. Mas o veterinário por que optar vai explicar-lhe tudo em pormenor.

Sim, a seguir à castração deles, deverão passar a comer ração para gatos esterilizados. Desde que essa ração seja de uma qualidade boa ou razoável, é boa, sim.

Se castrar primeiro a fêmea e não tiver maneira de separar as taças de comida, deverá é ir dando ao pequenote, à parte (se puder, claro), uma ração ou outro tipo de alimentação para gatos não castrados, que ele está ainda a crescer e precisa de uma alimentação mais rica.
Vava09
Membro

quinta jan 02, 2014 11:08 pm

Tassebem Escreveu:Não tem de quê. :)

Nos machos, a castração praticamente não requer cuidados posteriores; nas fêmeas, há que ter mais alguns cuidados, embora também nada de muito complicado. Mas o veterinário por que optar vai explicar-lhe tudo em pormenor.

Sim, a seguir à castração deles, deverão passar a comer ração para gatos esterilizados. Desde que essa ração seja de uma qualidade boa ou razoável, é boa, sim.

Se castrar primeiro a fêmea e não tiver maneira de separar as taças de comida, deverá é ir dando ao pequenote, à parte (se puder, claro), uma ração ou outro tipo de alimentação para gatos não castrados, que ele está ainda a crescer e precisa de uma alimentação mais rica.
Sim, eu tenciono colocá-los (na hora da refeição) a comerem em separado. O mais pequeno comida de gato bébé e a mãe de gatinho esterilizado.

Obrigada por todos os exclarecimentos. Agora tenho que proceder a algo rapidamente :).
Responder

Voltar para “Gatos”