Criptorquídia Bilateral

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

quinta jan 09, 2014 11:45 pm

Boa noite,
Sou a orgulhosa dona de 4 gatos, sendo um deles (o Conguito) o mais recente da família. Foi um gatinho que apanhei no meio da estrada ao pé da mão, infelizmente já falecida! Claro está que tinha de adotá-lo.
Ora este rapaz tem cerca de 5 meses (segundo a veterinária) e sofre de criptorquídia bilateral, ou seja os seus testículos encontram-se na cavidade abdominal, em vez de na bolsa escrotal, como é normal.
Após conversar com a médica, ela alertou-me que seria possível a castração, podendo no entanto tornar-se num procedimento complicado!!!

Gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo com algum animal e se foi possível a castração sem complicações. Estou preocupada pois já fiz as minhas pesquisas e averiguei que as hipóteses de desenvolvimento de tumores testiculares nestas situações aumentam em 14%.

Agradeço as respostas e desculpem o testamento!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 11, 2014 2:39 pm

Boas.

É uma cirurgia relativamente fácil. Se estiverem só inguinais, fazem pequeninas incisões, uma de cada lado na zona inguinal. Se estiverem intrabdominais, fazem uma incisão um pouco maior, quase tipo a que fazem às gatas para a castração, portanto incisão abdominal. O meu cão foi operado porque tinha testículos recolhidos e correu tudo bem.
A minha filha tem um gato que, aparentemente, sofre de monorquídismo. Só tinha um testículo. E, digo aparentemente porque as ecos nunca mostraram outro testículo. Irá brevemente fazer outra, de prevenção, porque se realmente houver outro, pois corre o risco de tumorizar...

Boa sorte e força nisso. Calma é essêncial :wink: e vai correr bem.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

sábado jan 11, 2014 11:51 pm

Obrigado pela resposta...
A preocupação e nervosismo penso que são sempre inerentes quando se trata da saúde dos nossos amigos de 4 patas.
Entretanto levei o Conguito novamente ao vet e a Dra. disse que 1 testículo estava no canal, sendo que o outro é que provavelmente estava intra abdominal.
Muito obrigado mais uma vez! :)
Responder

Voltar para “Gatos”