Ano novo, Gata nova! (fotos)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Menoita
Membro
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

sexta jan 17, 2014 6:22 pm

leonildecarvalho Escreveu:E...?
Fiz e refiz o mesmo, li e reli, e percebi muito bem sem precisar de cursos intensivos de interpretação. E, que tem isso a ver com as suas farpas "pró ar"? adoptou de lá... disse lá... a empregada, blá, blá, blá... só mais tarde deram conta de...tem uma mana que está só... e...?
Então se leu veria que o Sr. Nuno já tinha respondido às questões que insistiu que respondesse:
leonildecarvalho Escreveu:Acho que, até por educação, estas questões, que são bem pertinentes, deveriam obter "feedback"...
Assim como estas:
leonildecarvalho Escreveu:Antes de se apontarem dedos, ERRADAMENTE e PRECIPITADAMENTE, deve-se ler atentamente. Ora leia lá :
Num primeiro post meu
O que interessa o facto da gata ter fugido por não ter sido esterilizada atempadamente, para o assunto? A gata fugiu! Ponto.
Interessa entre os intervenientes saberem se a gata está ou não esterilizada apenas e unicamente como mais um ponto para se verificar se é a mesma gata.
E é precisamente por não terem nada a ver com o assunto e serem completamente desnecessárias que estas afirmações surgem como um apontar de dedo ao dono da gata desaparecida:
leonildecarvalho Escreveu:Quem tem empregadas domésticas, tem-nas a cumprirem ordens e, pelo que me parece uma não foi cumprida: a de não haverem janelas abertas (!!!!) que, deu origem ao desaparecimento de um animal mas que poderia ter dado origem a que ela morresse ou tivesse ficado gravemente lesionada para o resto da vida dela. Não ter sido castrada atempadamente também pode ter contribuído para este desfecho…, infelizmente!!!!
leonildecarvalho Escreveu:Onde é que "apelido" ou tento dar a entender que o reclamante é um irresponsável?
Ninguém apelida directamente de irresponsável o Sr. Nuno, no entanto a forma como as coisas são expostas e a sua relevância para o assunto é dado a entender que deveria ter sido mais responsável de forma a prevenir a fuga. E é feito um julgamento de que a 99smiles será melhor dona que o Sr. Nuno.
Além do exemplo acima citado, isto é visível nesta afirmação:
Nita77 Escreveu:Como encarar sequer a hipótese de vir a entregar um animal recolhido da rua em péssimo estado a alguém que já o deixou fugir uma vez? Olhar para ela e imaginar que o mesmo lhe possa acontecer novamente, depois de ter criado laços afectivos e de saber que tem todas as condições e amor para lhe dar e mais, sendo uma pessoa prevenida e que tem a casa preparada para evitar fugas de gatos.
Nita77 Escreveu:A gatinha em questão (que não creio ser a mesma) está no melhor local onde poderia estar. Saiu-lhe literalmente a sorte grande e está num lar onde o que antes aconteceu -uma fuga - será altamente improvável visto tratarem-se de pessoas conscientes e que previnem as situações para minimizar a possibilidade de acontecerem quaisquer azares.

[quote=""leonildecarvalho""]Está no seu direito MORAL, isso sim e concordo! Registo de um Vet, não vale como identificação válida a nível da Lei. Um registo Vet apenas menciona um felino "europeu comum" de padrão tigrado, pelagem curta com a idade "tal", fêmea, pertencente ao Sr. "tal" que levou as vacinas "tal e tal" e nada mais que isto! Volto a referir que gatos Europeus comuns, tigrados, há às centenas ou milhares... portanto... Se tivesse Chip, isso SIM, identificaria como o animal sendo propriedade do Sr. "tal" [/quote] Não é direito moral, é direito LEGAL. O registo do vet pode sim servir de prova. Há veterinários que registam fotograficamente o animal, sendo que a foto que consta do boletim é a mesma que consta do processo do animal, e há registos e intervenções que são anotadas no boletim e que podem comprovar ser o animal em questão. Mas tirando isso e considerando que o registo não tem a informação precisa e necessária, as fotos que o dono foi tirando enquanto teve com o gato não servem de prova? Basta confrontar essas fotos com o animal para se verificar se é o seu detentor. E esta gata da foto parece ter bastantes particularidades que a podem facilmente identificar. É claro que o chip é o "supraidentificador", mas não o tendo, tudo o que possa comprovar que aquela gata esteve na posse do Sr. Nuno serve de prova.

[quote=""leonildecarvalho""]Ninguém chama a Câmara nem Junta, quando recolhe um gato, sem identificação e que não suspeite que esteja perdido, sem identificação. Se tivesse Chip, sim, Tinha a OBRIGAÇÃO, por Lei, de indagar sobre os possíveis Proprietários do animal. Uma vez que não se trata de um canídeo em que tem Leis a serem cumpridas como o registo Camarário e da Junta, bem como identificação com Chip, não tinha que chamar ninguém, não senhor![/quote] Outra vez? Não é chamar, é INFORMAR!
Que as coisas não funcionam como deveriam todos sabemos, mas o que se deve e é correto fazer é quando se encontra um animal, deve-se informar as entidades competentes.
Aliás, num país onde as coisas funcionassem, os municípios é que deveriam efectuar a recolha, aguardar pelos donos e só no caso de não ser reclamado é que poderia ser entregue a outra pessoa. Mas como sabemos como as coisas funcionam e como são os canis municipais, é de se evitar o máximo possível a ida para canis, mas no entanto o mínimo deve ser feito. INFORMAR o município!

[quote=""Tassebem""]Boa tarde, Menoita. Não percebi o que quis dizer, quer explicitar, p. f.?[/quote] Boa tarde Tassebem.
O que quis dizer foi que a LeonildeCarvalho e a Tassebem são das pessoas que mais se destacam neste fórum por todo o conhecimento e experiência que têm. São duas pessoas que muito admiro. E foi por isso que fiquei surpreendido ao ler certas coisas. No caso da Tassebem, apenas a "apontar" (e atenção não é criticar mas apenas referir que fiquei surpreso por tal opinião, pois nunca pensei que atendendo à situação o dissesse) o facto de referir que se estivesse na pele do Nuno e se confirmasse que era a gata dele não pediria a sua devolução, pois seria muito penoso para os novos donos deixá-la ir.
A 99smiles tinha na altura a gata à 2/3 dias. Imagine então como é penoso para alguém que esteve com ela durante meses não poder ficar com ela? E a gata ainda nem sequer estava ambientada à casa. Ainda não tinha sido apresentada ao resto dos gatos. E se não se adaptarem? E se os gatos se derem mal? Como ficará a situação da gatinha?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jan 17, 2014 6:46 pm

Menoita Escreveu: Boa tarde Tassebem.
O que quis dizer foi que a LeonildeCarvalho e a Tassebem são das pessoas que mais se destacam neste fórum por todo o conhecimento e experiência que têm. São duas pessoas que muito admiro. E foi por isso que fiquei surpreendido ao ler certas coisas. No caso da Tassebem, apenas a "apontar" (e atenção não é criticar mas apenas referir que fiquei surpreso por tal opinião, pois nunca pensei que atendendo à situação o dissesse) o facto de referir que se estivesse na pele do Nuno e se confirmasse que era a gata dele não pediria a sua devolução, pois seria muito penoso para os novos donos deixá-la ir.
A 99smiles tinha na altura a gata à 2/3 dias. Imagine então como é penoso para alguém que esteve com ela durante meses não poder ficar com ela? E a gata ainda nem sequer estava ambientada à casa. Ainda não tinha sido apresentada ao resto dos gatos. E se não se adaptarem? E se os gatos se derem mal? Como ficará a situação da gatinha?
Menoita, obrigada pelas suas simpáticas palavras.

E, agora, quanto à questão:

A sua resposta à Leonilde não era, portanto, para mim, nem podia ser, razão pela qual não percebi porque me tinha mencionado.

Na altura em que manifestei essa opinião, pensava que a Bia estaria há mais tempo com a 99smiles quando ela foi alertada para a possibilidade de a gatinha ter dono, e não apenas há cerca de um dia. Só depois o JT2008 veio dar essa informação. O facto de apenas terem passado cerca de 24 horas altera a minha opinião a esse respeito. Um dia é obviamente diferente de semanas, meses, anos.

Quanto a, se estivesse no lugar do Nuno, não exigir a devolução da gatinha, mantenho o que disse. Ele tem esse direito se a gatinha for dele, mas pode não o exercer -- e já várias vezes disse que só quer confirmar que a gatinha, se for a dele, está bem. Concordo inteiramente com isto. Como disse, ao perder um animal, eu já ficaria imensamente agradecida aos deuses e a quem o recolhesse que eu pudesse vir a saber o que lhe tinha acontecido e se ele estava bem.

É claro que aqui entram outras nuances no quadro: se eu perdesse o meu Tassebem, por exemplo (deixa-me cá bater na madeira), que está comigo há 12 anos, eu consideraria que ele ficava mais feliz regressando a minha casa do que em casa de alguém que o tivesse recolhido há 15 dias, por hipótese. Se se tratasse de um gato novinho, já a situação seria diferente, no caso de quem o tivesse recolhido querer ficar com ele e eu ver que ele ficava bem.

É simplesmente a maneira como eu sinto este problema e a minha maneira de o ver, talvez por já ter perdido um animal e nunca mais ter sabido dele.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 17, 2014 11:23 pm

Menoita Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:E...?
Fiz e refiz o mesmo, li e reli, e percebi muito bem sem precisar de cursos intensivos de interpretação. E, que tem isso a ver com as suas farpas "pró ar"? adoptou de lá... disse lá... a empregada, blá, blá, blá... só mais tarde deram conta de...tem uma mana que está só... e...?
Então se leu veria que o Sr. Nuno já tinha respondido às questões que insistiu que respondesse:
leonildecarvalho Escreveu:Acho que, até por educação, estas questões, que são bem pertinentes, deveriam obter "feedback"...
Assim como estas:
leonildecarvalho Escreveu:Antes de se apontarem dedos, ERRADAMENTE e PRECIPITADAMENTE, deve-se ler atentamente. Ora leia lá :
Num primeiro post meu
O que interessa o facto da gata ter fugido por não ter sido esterilizada atempadamente, para o assunto? A gata fugiu! Ponto.
Interessa entre os intervenientes saberem se a gata está ou não esterilizada apenas e unicamente como mais um ponto para se verificar se é a mesma gata.
E é precisamente por não terem nada a ver com o assunto e serem completamente desnecessárias que estas afirmações surgem como um apontar de dedo ao dono da gata desaparecida:
leonildecarvalho Escreveu:Quem tem empregadas domésticas, tem-nas a cumprirem ordens e, pelo que me parece uma não foi cumprida: a de não haverem janelas abertas (!!!!) que, deu origem ao desaparecimento de um animal mas que poderia ter dado origem a que ela morresse ou tivesse ficado gravemente lesionada para o resto da vida dela. Não ter sido castrada atempadamente também pode ter contribuído para este desfecho…, infelizmente!!!!
leonildecarvalho Escreveu:Onde é que "apelido" ou tento dar a entender que o reclamante é um irresponsável?
Ninguém apelida directamente de irresponsável o Sr. Nuno, no entanto a forma como as coisas são expostas e a sua relevância para o assunto é dado a entender que deveria ter sido mais responsável de forma a prevenir a fuga. E é feito um julgamento de que a 99smiles será melhor dona que o Sr. Nuno.
Além do exemplo acima citado, isto é visível nesta afirmação:
Nita77 Escreveu:Como encarar sequer a hipótese de vir a entregar um animal recolhido da rua em péssimo estado a alguém que já o deixou fugir uma vez? Olhar para ela e imaginar que o mesmo lhe possa acontecer novamente, depois de ter criado laços afectivos e de saber que tem todas as condições e amor para lhe dar e mais, sendo uma pessoa prevenida e que tem a casa preparada para evitar fugas de gatos.
Nita77 Escreveu:A gatinha em questão (que não creio ser a mesma) está no melhor local onde poderia estar. Saiu-lhe literalmente a sorte grande e está num lar onde o que antes aconteceu -uma fuga - será altamente improvável visto tratarem-se de pessoas conscientes e que previnem as situações para minimizar a possibilidade de acontecerem quaisquer azares.

[quote=""leonildecarvalho""]Está no seu direito MORAL, isso sim e concordo! Registo de um Vet, não vale como identificação válida a nível da Lei. Um registo Vet apenas menciona um felino "europeu comum" de padrão tigrado, pelagem curta com a idade "tal", fêmea, pertencente ao Sr. "tal" que levou as vacinas "tal e tal" e nada mais que isto! Volto a referir que gatos Europeus comuns, tigrados, há às centenas ou milhares... portanto... Se tivesse Chip, isso SIM, identificaria como o animal sendo propriedade do Sr. "tal"
Não é direito moral, é direito LEGAL. O registo do vet pode sim servir de prova. Há veterinários que registam fotograficamente o animal, sendo que a foto que consta do boletim é a mesma que consta do processo do animal, e há registos e intervenções que são anotadas no boletim e que podem comprovar ser o animal em questão. Mas tirando isso e considerando que o registo não tem a informação precisa e necessária, as fotos que o dono foi tirando enquanto teve com o gato não servem de prova? Basta confrontar essas fotos com o animal para se verificar se é o seu detentor. E esta gata da foto parece ter bastantes particularidades que a podem facilmente identificar. É claro que o chip é o "supraidentificador", mas não o tendo, tudo o que possa comprovar que aquela gata esteve na posse do Sr. Nuno serve de prova.

[quote=""leonildecarvalho""]Ninguém chama a Câmara nem Junta, quando recolhe um gato, sem identificação e que não suspeite que esteja perdido, sem identificação. Se tivesse Chip, sim, Tinha a OBRIGAÇÃO, por Lei, de indagar sobre os possíveis Proprietários do animal. Uma vez que não se trata de um canídeo em que tem Leis a serem cumpridas como o registo Camarário e da Junta, bem como identificação com Chip, não tinha que chamar ninguém, não senhor![/quote] Outra vez? Não é chamar, é INFORMAR!
Que as coisas não funcionam como deveriam todos sabemos, mas o que se deve e é correto fazer é quando se encontra um animal, deve-se informar as entidades competentes.
Aliás, num país onde as coisas funcionassem, os municípios é que deveriam efectuar a recolha, aguardar pelos donos e só no caso de não ser reclamado é que poderia ser entregue a outra pessoa. Mas como sabemos como as coisas funcionam e como são os canis municipais, é de se evitar o máximo possível a ida para canis, mas no entanto o mínimo deve ser feito. INFORMAR o município!

[quote=""Tassebem""]Boa tarde, Menoita. Não percebi o que quis dizer, quer explicitar, p. f.?[/quote] Boa tarde Tassebem.
A 99smiles tinha na altura a gata à 2/3 dias. Imagine então como é penoso para alguém que esteve com ela durante meses não poder ficar com ela? E a gata ainda nem sequer estava ambientada à casa. Ainda não tinha sido apresentada ao resto dos gatos. E se não se adaptarem? E se os gatos se derem mal? Como ficará a situação da gatinha?[/quote]

Tinha aqui, quase feita, uma "folha de jornal" para lhe responder, quase frase a frase... mas depois preferi não o fazer, sabe porquê? Falta de pachorra para lhe responder frase a frase, uma vez que só leu o que lhe "apeteceu"... e como lhe apeteceu... e ainda depois misturou o que leu de uns e de outros, e fez uma grande "caldeirada"...!
E, já agora, agradecia imenso, que quando me citasse, o faça no sentido de todo o parágrafo e não só parte dele...retirando assim todo o sentido do raciocínio nesse parágrafo...!

Não, não e não! Fotos de gatos com os mesmos padrões, neste caso tabbies (que os há aos milhões), sem identificação, ou o livro de vacinas passado por uma Clínica Vet, não são "B.I." nenhum...! Se me dissesse que sinais identificativos ou um exame de ADN poderia ATESTAR, isso, sim. Mas, ADN, isso já quase que "estariamos" a entrar no campo da "ficção ciêntifica" :lol:
E, lamento dizer-lhe que, GARANTIDAMENTE, a 99smiles não tinha que "contactar a Câmara nem Junta" uma vez que não é obrigatório o registo de felinos, Europeu Comum. Teria sim que contactar as autoridades Policiais a avisar ser a detentora do animal, caso,-repito-, caso o animal estivesse chipado. Ou não o estando mas que ela soubesse, com toda a certeza, quem era o dono. Não confunda felinos com canídeos... aí, sim, a intervenção teria que ser outra!
E, a "explicação que deu do desaparecimento da gata, blá, blá, blá..." em resposta ao que coloquei como questões ao reclamante, Nuno, não são de TODO, as respostas ao que lhe perguntei que, ele só responde se quiser, obviamente. Está no seu direito de não responder se assim o entender!
As questões foram:
leonildecarvalho Escreveu: (...)
Uma pergunta aos reclamantes: Para além de terem anúnciado o desaparecimento da vossa gata no encontra-me.org, colocou cartazes pela zona onde reside? Colocou cartaz na loja onde a adoptou? (…)
Leo
Ainda, sim, acho pertinente o que escrevi sobre a castração... uma vez que isto é um site público cujo intúito é, também, o de informar e, assim, quem cá venha só lêr e não saiba que a falta duma castração pode dar em fuga de um felino, pois fica a saber!!!! :wink:
Agradeço, também, as suas palavras... e, não leve o facto de eu não estar de acordo consigo, nesta matéria, sermos "inimigos" que, pelo menos eu não o sou. Só não estou de acordo e, "ponto"! :wink:

Cada um tem direito à sua opinião, né?

Uma coisa é certa: Eu não queria estar "nos sapatos do Nuno nem da 99smiles"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
NunoLapa84
Registado: domingo jan 12, 2014 12:28 am

sábado jan 18, 2014 7:57 pm

Pronto! Finalmente esta história teve um ponto final.
A senhora Maria Silveira decidiu ligar hoje para resolvermos a questão de uma vez por todas. Combinamos nos encontrar no Hospital Veterinário do Seixal, com a presença de um membro do Grupo de Voluntários do Canil/Gatil do Seixal.
A gatinha não era a Nini. Está resolvido. Só vendo ao vivo é que deu para ter a certeza e ficarmos descansados. Toda esta cegada poderia ter sido evitada logo ao início, mas pronto felizmente tudo acabou. Apesar de tudo louvo a iniciativa da senhora Maria em nos contactar.
Agradeço às pessoas que me apoiaram. Quanto às outras que queriam que eu desistisse de saber se era realmente a Nini ou não, também agradeço porque só me deram mais força.
Desejo sinceramente que ninguém passe pela situação de ter um animal perdido. Mas como disseram aqui algures. Se por alguma razão o perderam, não o merecem recuperar porque são irresponsáveis. Aliás o facebook do grupo de voluntários no canil/gatil do seixal deve tar cheio de pessoas irresponsáveis a pedir ajuda, bem como o site encontra-me.org.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado jan 18, 2014 8:27 pm

Chegou a contactar as clinicas ou hospitais veterinários da sua zona? Se ela caiu e alguém a viu magoada, pode ter ido com a gatinha ao veterinario.

Boa sorte na sua busca e espero sinceramente que a encontre.
S&oacute;nia
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jan 18, 2014 10:03 pm

NunoLapa84 Escreveu:Pronto! Finalmente esta história teve um ponto final.
A senhora Maria Silveira decidiu ligar hoje para resolvermos a questão de uma vez por todas. Combinamos nos encontrar no Hospital Veterinário do Seixal, com a presença de um membro do Grupo de Voluntários do Canil/Gatil do Seixal.
A gatinha não era a Nini. Está resolvido. Só vendo ao vivo é que deu para ter a certeza e ficarmos descansados. Toda esta cegada poderia ter sido evitada logo ao início, mas pronto felizmente tudo acabou. Apesar de tudo louvo a iniciativa da senhora Maria em nos contactar.
Agradeço às pessoas que me apoiaram. Quanto às outras que queriam que eu desistisse de saber se era realmente a Nini ou não, também agradeço porque só me deram mais força.
Desejo sinceramente que ninguém passe pela situação de ter um animal perdido. Mas como disseram aqui algures. Se por alguma razão o perderam, não o merecem recuperar porque são irresponsáveis. Aliás o facebook do grupo de voluntários no canil/gatil do seixal deve tar cheio de pessoas irresponsáveis a pedir ajuda, bem como o site encontra-me.org.
Infelizmente, para si, não é a Nini. Felizmente para a 99smiles, não é a Nini, tal como já eu tinha referido não ser a mesma gata mas, claro só ficava bem consigo mesmo vendo "in loco" o que, para um "dono" preocupado, é normal!
Tal como referi antes, não desista de a procurar. Pela noite "dentro" é a melhor altura de a procurar nas redondezas...chamando pelo nome dela, consoante vai andando... Leve um petisco que saiba que ela gosta e transportadora.
Muitas vezes, gatos após andarem perdidos de casa, mesmo estando perto dela, ficam ansiosos... e mesmo sendo os donos a chamarem-nos, quando são agarrados, fogem e por vezes até mordem os donos porque andam completamente desorientados... Se verificar que é o caso dela (ficar desconfiada naquele empasse do foge, não foge...), caso a avistem, coloque o petisco dentro da transportadora, com ela a ver, e espere que ela entre. Depois é só fechar a portinhola e "casa com ela" :wink:
Não se esqueça de colocar cartazes, muuuuuuuuuuuitos.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sábado jan 18, 2014 10:05 pm

Ainda bem que se entenderam, e que a história venha a ter um final feliz e que o Nuno recupere a sua menina, ou pelo menos saiba o que lhe a conteceu :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 19, 2014 12:25 pm

Fico contente por a situação se ter resolvido e espero que o NunoLapa consiga encontrar rapidamente a sua Nini.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 19, 2014 4:53 pm

Ainda bem que falaram e se entenderam, agora só falta encontrar a Nini. Boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano

sexta jan 24, 2014 8:45 pm

Caso a 99smiles queira voltar ao convívio aqui da Arca, pelo menos pela minha parte será bem-vinda e bem recebida. :)

Da mesma forma, espero que o NunoLapa também regresse, especialmente para nos dizer que encontrou a sua Nini. Já pensou contactar associações da zona e pessoas que alimentem colónias aí perto?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda jan 27, 2014 11:17 am

depos do que aqui se passou ?? não era eu.... :twisted:
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jan 27, 2014 2:33 pm

homeless Escreveu:depos do que aqui se passou ?? não era eu.... :twisted:
O facto de cada um ter dado "uns bitaites", alguns a mais, outros mais "recatados", não quer dizer que não pode cá vir. Eu gostava imenso das participações da 99smiles.

99smiles: "abolte que está perdoada" :wink: :lol: :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”