Diminuição de urina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anact
Registado: sexta jan 31, 2014 10:43 am

sexta jan 31, 2014 10:47 am

Ola.
Tenho uma gata com 3 anos, que depois de experimentar algumas rações, mostrou gostar mais da purina one e proplan. Visto que esta ultima é ligeiramente melhor, foi esta que comeu até há umas semanas atras, quando começou a mostrar desinteresse pela ração. Não querendo andar a saltitar de ração em ração novamente, comprei purina one, estando a come-la em exclusivo há 2 semanas. À primeira vista a mudança correu bem, ela voltou a comer normalmente, está energética, o pelo continua sedoso, as fezes normais mas a quantidade de urina diminui consideravelmente. Se antes tinha de mudar a areia a cada 5 dias, agora a areia mantem-se apresentável uns 8 dias, e eu não sei se isto é preocupante :roll: Não me apetecia pagar por uma consulta na vet só para ouvi-la dizer que está tudo bem... será que alguém me pode esclarecer? Menos urina é bom ou mau? Há alguma explicação para isto?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 31, 2014 11:49 am

anact Escreveu:Ola.
Tenho uma gata com 3 anos, que depois de experimentar algumas rações, mostrou gostar mais da purina one e proplan. Visto que esta ultima é ligeiramente melhor, foi esta que comeu até há umas semanas atras, quando começou a mostrar desinteresse pela ração. Não querendo andar a saltitar de ração em ração novamente, comprei purina one, estando a come-la em exclusivo há 2 semanas. À primeira vista a mudança correu bem, ela voltou a comer normalmente, está energética, o pelo continua sedoso, as fezes normais mas a quantidade de urina diminui consideravelmente. Se antes tinha de mudar a areia a cada 5 dias, agora a areia mantem-se apresentável uns 8 dias, e eu não sei se isto é preocupante :roll: Não me apetecia pagar por uma consulta na vet só para ouvi-la dizer que está tudo bem... será que alguém me pode esclarecer? Menos urina é bom ou mau? Há alguma explicação para isto?
Pode ser que com a mudança de alimento tenha menos apetencia para a ingestão de água e daí urine menos. Devia era de a monitorizar quanto à ingestão de água... há rações com mais sais que os obriga a beberem mais água... e, também o contrário..mas nunca descarte a hipotese de a ter que levar a um Vet para que seja avaliada :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anact
Registado: sexta jan 31, 2014 10:43 am

sexta jan 31, 2014 3:10 pm

Eu tenho a certeza de que ela continua a beber agua, sempre tive o cuidado de me certificar disso, mas se agora bebe menos já não sei dizer... mas se a explicação for menos sal nesta comida, isso parece-me bem. Nem tinha pensado nisso!
gata7b
Membro
Registado: quarta ago 29, 2012 12:04 am
Localização: Gatas: *Princess Tomy*, The Dutchess Silvie Marissa de Gutemberg & Damsel Safira Bijou de La Fontain

sexta jan 31, 2014 8:21 pm

Eu teria cuidado...E sinceramente não sei se é bom ela estar a urinar/beber menos...

Vejamos...
Segundo aquilo que sei, os gatos são animais cujo o organismo está adaptado para absorver a quantidade de água que necessita dos seus alimentos (que eram os ratos, aves...). Ao lhes fornecermos ração seca, não lhes estamos a dar água, por isso eles têm de a ir buscar a outro lado. Um gato alimentado com comida húmida é normal que não beba tanto, porque esta alimentação satisfaz essa necessidade. Mas na seca é importante o gato beber, e suponho que algumas rações estejam formuladas de modo a incentivar o consumo de água.

Se só tem um gato, tente descobrir os ml de água que ele bebe por dia e depois pergunte ao vet se essa é a quantidade normal/desejável.
Responder

Voltar para “Gatos”