Gata stressada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Morrighan85
Membro
Registado: domingo mai 11, 2003 1:29 pm
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo

terça fev 04, 2014 5:04 pm

Olá a todos!

Preciso de uma opinião...

Há alguns meses atrás, mudei-me para outra cidade, deixei o meu Sushi em casa dos meus pais e, como existem tantos bichaninhos a procura de um lar e de carinho, decidi adoptar uma.

A Suki veio para minha ainda muito bebe visto k foi abandonada recém nascida. Enquanto era pequena sempre tive muito cuidado para nao brincar com as mãos, tentava brincar o máximo com ela para k gastasse as energias. Também a cheguei a levar para casa dos meus pais durante o fim de semana e ela sempre se relacionou muito bem com o Sushi.

Ela de momento tem 9 meses... Mudou drasticamente... Poderia até ser do cio, mas ela após o primeiro cio esteve com o Sushi (castrado) e nao houve problemas. Ela ainda não foi esterilizada visto que não sai do apartamento e não é do típico felino doido quando chega essa altura. A verdade é que a Suki neste momento está impossível... Ela ataca-me! Ainda ontem, veio deitar-se ao meu colo, e mal lhe pus a mao em cima para lhe dar uma festinha, começou a rosnar que nem um cão! agarrei nela e coloquei-a na marquise, que é toda envidraçada, e qual não foi o meu espanto quando ela se começou a atirar a mim, a atacar-me!

Eu adoro a minha pequenina.. Adoro msm... Estava a pensar em adoptar outro gato para fazer companhia a ver se ela acalmava... mas nao sei ate k ponto será benefico para ela... ou para o animal que virá...

Uma amiga trouxe o gatinho dela (castrado) cá a casa e a verdade e que ela ficou demoníaca... ate espumou pela boca, o k me deixou muito assustada!

Alguém tem uma opinião do que possa fazer para a acalmar?

Deixo-vos uma foto da minha Cukita:

Imagem

Cumprimentos
"Dogs are the protectors of our bodies while Cats are the protectors of our spirit!"
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

terça fev 04, 2014 5:29 pm

Essas manifestações podem dever-se a vários factores... Tanto podem ser sinais de dor como sinais de stress, por exemplo...
Na minha opinião, lá por ela já ter estado com o seu Sushi e ter corrido bem, não quer dizer que não seja do cio... Com o passar do tempo, a gatinha pode começar a acumular stress por estar no cio e não emprenhar...! Lá por ela não demonstrar abertamente que está no cio não quer dizer que não tenha alterações hormonais que a levem a adoptar esse comportamento mais agressivo!
Na minha opinião, deveria falar com o vet que a acompanha e expor-lhe a situação...
E pense seriamente em esterilizá-la... Mesmo que ela nunca corra o risco de contacto com gatos, não sendo esterilizada está sempre sujeita ao stress hormonal e está MUITO mais predisposta a tumores mamários (na maior parte das vezes malignos) e infecções uterinas que podem acabar mal! Digo-lhe isto, infelizmente por experiência própria...!
Morrighan85
Membro
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo

terça fev 04, 2014 5:35 pm

A minha ideia é msm esteriliza-la assim que tenha possibilidade... Sou adepta da esterilização e tal como fiz com o meu Sushi farei também com a Suki.. Sinceramente não sabia que poderia sofrer com o cio... é a única altura em k ela fica meiga... :P

Muito obrigada pela resposta! :)
"Dogs are the protectors of our bodies while Cats are the protectors of our spirit!"
AnaVil88
Membro

terça fev 04, 2014 5:44 pm

Ainda bem que é adepta da esterilização...!
Tal como disse fale com o vet... mas continuo a achar que o descontrolo hormonal terá culpa no cartório... bem como a "frustração" de não ser coberta... Pois se nada mudou em casa ela não terá razões para estar stressada e muito menos agressiva consigo!
Morrighan85
Membro
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo

terça fev 04, 2014 5:59 pm

Haver até houve mudanças... Porque mudei de casa, para uma casa maior. Mas a alteração no comportamento dela já se deu na outra e piorou depois de mudar. Ela quando está só cmg ou so com o meu namorado até é calminha... piora é kd estamos todos juntos... :S ou seja, quando chego do trabalho a casa, parece que lhe frita a pipoca, e transforma-se! Eu tento ter paciência com ela, e brinco com ela, tento dar festinhas... mas depois kd ela resmunga, eu fico com medo e coloco-a de castigo no quarto dela... não queria te-la presa à noite, aliás ate gostava que ela dormisse connosco... mas é impossível, porque das poucas xs que ficou solta salta-nos para cima da cabeça... e a ultima x arranhou a cabeça do meu namorado, o que é muito chato... :(
AnaVil88
Membro

terça fev 04, 2014 8:49 pm

É complicado... Tal como lhe disse acho que deveria falar com o vet...mas também já sabe a minha opinião... :D
No entanto pode sempre experimentar Feliway em spray que funciona como calmante... Borrifa-se pela casa ou se preferir tem em difusor e, segundo o que dizem os produtores, acalma e relaxa os bichanos...Eu nunca experimentei por isso não sei se funciona se não...
Boa sorte e tente esterilizá-la rapidamente...acho sinceramente que iria ajudar bastante! :wink:
Morrighan85
Membro
Bóris - Boxer fofinho
Piri - Rafeirito lindo

sexta fev 07, 2014 9:30 am

Eu acredito que sim, que ela me reserva muitas alegrias, e espero fazê-la feliz, é esse o meu objectivo com ela... Ainda hoje quase cheguei atrasada ao trabalho por me entreter a brincar com ela, andava doidinha a fazer parkour lá por casa... Tenho pena de não ter mais tempo, e por isso é que estava a ponderar adoptar mais um felino ou canino para lhe fazerem companhia... mas tenho muito medo que ela não aceite mais ninguém no seu espaço... Enfim... 1ª prioridade, esteriliza-la, depois se vê o próximo passo!

Obrigada pelas respostas * :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 07, 2014 7:54 pm

Provavelmente quando a sua amiga foi aí a casa, colocaram o gatito na frente dos olhos dela :| Claro que ela não gostou e levou a situação como uma ameaça... Os gatos também escolhem com quem querem fazer amizade e não conhecendo esse gatinho, reagiu mal, pois claro!

Leve a gatinha a ser castrada e fale com a/o Vet, sobre as "investidas" dela...! Quando alteram o comportamento, algo vai mal, seja por doença ou por outras alterações na vida rotineira do felino, ou até por alteração hormonal?!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”