gata a marcar território

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
libitina
Registado: quarta fev 12, 2014 11:06 pm

quarta fev 12, 2014 11:14 pm

Olá!

Precisava da vossa opinião.
A minha menina, já com 7 anos, decidiu agora começar a marcar o território...
Sempre aguentei o cio, nunca foi muito incomodativo... Sei que a devia ter esterelizado mais cedo... mas por diversas razões e desculpa sempre fui adiando...
Agora, devido a esta nova fase tomei a decisão de a esterelizar... isto porque o vet diz que seria a unica coisa que iria fazer a gata parar...
No entanto avisou-me logo que não era garantido que iria parar...

Já alguem passou por isto? A gata realmente parou de urinar pela casa?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

quinta fev 13, 2014 12:24 am

Sou e sempre serei adepta da esterilização, pelas mais diversas razões...
No entanto, como praticamente sempre esterilizei os meus meninos e meninas antes do cio, nunca tive problemas de marcação de território...!
Mas pense no seguinte... ela marca território por uma questão hormonal. Então se essa libertação hormonal exacerbada que acontece com o cio for interrompida, ela deixará de o fazer... Pode demorar algum tempo a perder o hábito, mas penso que acabará por perdê-lo!
Além do mais, ao esterilizar a sua menina estará a proporcionar-lhe mais anos de vida evitando infecções (piometra) e também tumores mamários...
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta fev 13, 2014 9:41 am

Aconteceu-me isso com uma das minhas e parou porque deixou de ter os cios, fazia nos sitios mais incriveis, principalmente em cima dos móveis :evil:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta fev 13, 2014 10:37 am

pode acontecer a gata não parar de marcar por...se ter habituado (é um comportamento adquirido).
além de o cheiro da urina lá estar (nós podemos não o sentir....).

quando ela for ser operada (e se marcava sempre nos mesmos sitios) e enquanto estiver fora de casa eu lavaria tudo muito bem com uma solução de vinagre, compraria um "replente de marcação" para pulverizar os locais e mudava as coisas de sitio de modo a que o (os) locais da marcação passasem a estar incessíveis.
libitina

quinta fev 13, 2014 11:14 pm

Obrigada pelas vossas respostas.
Efectivamente já devia ter esterelizado a miuda à mais tempo... o rapaz cá de casa foi logo aos 6 meses... ja à Lua, como era de barriga aberta e um pouco mais caro, fui sempre adiando...

O vet também disse que o "efeito" não será imediato. Demorará sempre 2 ou 3 meses para desaparecer... se deseparecer...
Vou fazer o que recomendam... vou lavar, mais uma vez, tudo o que ela marca... vá lá que não é muito... só tapetes ou alguma peça de roupa que por esquecimento fica no chão...

Vamos esperar por segunda feira e rezar para que corra tudo bem!... o que vale é que confio nos vets que vão abrir a minha menina... :(

Obrigada!
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

sexta fev 14, 2014 1:33 am

Tenho a certeza que vai correr tudo bem...!
Já esterilizei bastantes gatas, entre as que tenho/tive e as que acabei por dar para adopção (entre 45/50) e posso dizer-lhe que foi 1 cirurgia que nunca vi correr mal...
É óbvio que, sendo uma cirurgia existe sempre essa possibilidade mas se, tal como disse confia nos vets vai ver que passa num instante e corre às mil maravilhas... E lembre-se sempre que está a contribuir para que a sua rapariga tenha uma vida provavelmente mais longa e saudável...!
Tudo de bom e vá dando notícias! :wink:
libitina

terça fev 18, 2014 8:02 pm

Já tenho a minha Lua em casa :) aparentemente correu tudo bem, e se eu fosse mais distraída até diria que a minha gata apenas foi passar o dia ao vet. Veio como se nada fosse com ela! Só a rede é que lhe está a incomodar um pouco...
Espero que tanto salto e brincadeira com o gato Sol, não acabe por estragar a coisa...
:roll:
cherrygarcia
Registado: quinta fev 27, 2014 3:40 pm

quinta fev 27, 2014 4:16 pm

AnaVil88 Escreveu: No entanto, como praticamente sempre esterilizei os meus meninos e meninas antes do cio, nunca tive problemas de marcação de território...!
O veterinário disse à minha mãe que só podia esterilizar a gata dela depois do primeiro cio..... :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 27, 2014 5:44 pm

cherrygarcia Escreveu:
AnaVil88 Escreveu: No entanto, como praticamente sempre esterilizei os meus meninos e meninas antes do cio, nunca tive problemas de marcação de território...!
O veterinário disse à minha mãe que só podia esterilizar a gata dela depois do primeiro cio..... :?
A gata em questão tem 7 anos, portanto já teve muitos cios...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Gatos”