Gato jovem "incontinente"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ClaudiaLG
Membro Júnior
Registado: segunda fev 17, 2014 1:18 pm

segunda fev 17, 2014 1:27 pm

Olá a todos!
Tenho uma dúvida relacionada com os hábitos de higiene do meu gato.
Adotei o Diego num gatil, tinha ele quase 5 meses. Agora tem quase 7 e será castrado no próximo mês. Desde que chegou cá a casa sempre foi à caixa da areia fazer as suas necessidades sem problemas nenhuns... até este fim de semana. Ontem "brindou-me" com duas valentes mijadelas (uma ao canto da sala, em cima de fios da TV e outra noutro canto) e hoje de manhã mais duas (uma na minha cama e outra na cama do outro quarto). Ele não faz xixi em modo spray, faz sentado. E dado ser ainda tão jovem e estar sempre em casa, leva-me a pensar se não será para me chamar a atenção de alguma forma, pois estas situações foram precedidas de mtos miaus, ou se estará relacionado com algum problema de saúde.

Ajuda precisa-se!! O que se passa com o Diego? Como posso evitar que isto volte a acontecer?

Obrigada e beijinhos :)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda fev 17, 2014 1:41 pm

Olá,
Com 7 meses e não castrado diria que o mais provável é ser o inicio da marcação de território.
No entanto eu ligava ou ia ao vet para despistar problemas de saúde e/ou agendar a castração para um futuro bem próximo :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda fev 17, 2014 1:47 pm

Aconselho a levar ao vet para despistar infeção urinário. O Indy teve a primeira bem jovem, embora já castrado
ClaudiaLG
Membro Júnior

segunda fev 17, 2014 1:50 pm

pois... estava a ver se aguentava até ao final do mês sem ir ao vet. A minha duvida é que ele tb faz xixi na caixa de areia, por isso coloco a questão do chamar a atenção já que ele tb está sempre a miar...
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

segunda fev 17, 2014 2:06 pm

Pela descrição, a mim, parece-me claramente marcação de território...no entanto mais vale prevenir que remediar, por isso será melhor fazer uma visita ao veterinário.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda fev 17, 2014 3:00 pm

Bingley Escreveu:Aconselho a levar ao vet para despistar infeção urinário. O Indy teve a primeira bem jovem, embora já castrado
8)
ClaudiaLG
Membro Júnior

segunda fev 17, 2014 7:12 pm

Obrigada pelas vossas opiniões.
Só queria partilhar o dia de hoje (depois das mijadelas da manhã)... Saí para trabalhar e voltei à hora de almoço, esperando encontrar mais algum presente, mas surpreendentemente não encontrei nada. E agora ao final do dia também não!! :D No entanto, depois de lhe dar de comer, apanhei mesmo a jeito de o voltar a fazer num dos locais onde fez ontem...
Coloco então a seguinte questão: Porque é que o Diego faz isto apenas na minha presença??
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda fev 17, 2014 9:26 pm

Pode ser comportamental, ou não! Miar bastante, pode ser sinal de dor. Leve o animal ao Vet para despiste de possível infecção urinária. Umas vezes fazer e outras não, não garante nadinha!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ClaudiaLG
Membro Júnior

terça fev 18, 2014 8:07 pm

Já fomos ao Vet e a nível urinário está tudo bem, felizmente! Será pois uma questão mesmo comportamental que teremos que controlar com a castração (em breve).
Descobrimos no entanto que o Diego é cego do olho esquerdo e confirmei a estomatite crónica... :?
De resto, está ótimo e recomenda-se :)
ClaudiaLG
Membro Júnior

domingo mar 02, 2014 12:59 pm

Passo só para dizer que o Diego já foi castrado na passada quinta feira e que desde aí que se está a portar lindamente!! Nunca mais tentou fazer xixi pela casa, mia muito menos, e até brinca mais! Penso que o animal estava mesmo a entrar em "stress hormonal" e a castração parece que resolveu o problema, espero eu!

Estou muito satisfeita e aconselho a todos os donos de gatos/as a mesma coisa :)

beijinhos, abraços e miaus :)
safira92
Membro
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

domingo mar 02, 2014 1:58 pm

a minha mae tem um gato com 2 anos neste momento que faz chichi em todo o lado chichi mesmo nao é marcar territorio desde sofa camas roupas etc,ja tentou tudo e mais alguma coisa e nada resulta ,e ele por exemplo na sala ,a porta se ficar mal fechada ele manda se contra ela so para fazer chichi no sofa,as vezes é questao de segundos,e digo lhe a minha mae no sofa ja lavo milhares vezes e nao sai o cheiro
ClaudiaLG
Membro Júnior

domingo mar 02, 2014 2:21 pm

safira92 Escreveu:a minha mae tem um gato com 2 anos neste momento que faz chichi em todo o lado chichi mesmo nao é marcar territorio desde sofa camas roupas etc,ja tentou tudo e mais alguma coisa e nada resulta ,e ele por exemplo na sala ,a porta se ficar mal fechada ele manda se contra ela so para fazer chichi no sofa,as vezes é questao de segundos,e digo lhe a minha mae no sofa ja lavo milhares vezes e nao sai o cheiro
O gatinho não está castrado?
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

domingo mar 02, 2014 3:54 pm

safira92 Escreveu:a minha mae tem um gato com 2 anos neste momento que faz chichi em todo o lado chichi mesmo nao é marcar territorio desde sofa camas roupas etc,ja tentou tudo e mais alguma coisa e nada resulta ,e ele por exemplo na sala ,a porta se ficar mal fechada ele manda se contra ela so para fazer chichi no sofa,as vezes é questao de segundos,e digo lhe a minha mae no sofa ja lavo milhares vezes e nao sai o cheiro
Isso resolve-se com castração!
Responder

Voltar para “Gatos”