Alergia a Gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

sexta mar 07, 2014 5:23 pm

Boa tarde a todos :wink:

Ora bem...

Venho aqui expor uma dúvida que me surgiu há algum tempo, gostaria de saber se este caso é único ou se mais alguém "sofre" do mesmo que eu.

É o seguinte. Há muitos anos atrás descobri que tinha alergia a gatos.
Sempre que entrava em contacto com um gato, qualquer um que fosse, ou se estivesse ao pé de alguém que tivesse tido um gato no colo eu desenvolvia aqueles sintomas típicos de alergia a gatos (espirros, comichão nos olhos e nariz e falta de ar).

Infelizmente, nunca pude ter um gato como realmente queria, poder pegar ao colo, fazer festas, estar ao pé dele sem sofrer consequências depois. E eu AMO gatos.

Há uns meses atrás apareceu um gato em minha casa. Muito meigo e lindo de morrer! Foi mais forte do que eu, dei-lhe comida, pois estava muito magro, e muitos miminhos. Nesse dia sofri horrores! Uma falta de ar incrível!

Isto ia acontecendo dia após dia. Eu sabia que sofria muito com aquilo mas já estava demasiado apegada a ele e fui me aproximando cada vez mais.

Os meus pais aceitaram-no bem, começou a entrar em casa, mostrou-se muito sossegado e meigo, conclusão: Adoptei-o de vez!

Sofri tanto com a alergia que tinha ao Simão que aos poucos vim-me apercebendo que cada vez menos tinha aqueles sintomas.
Agora ele pode estar no meu colo, dou-lhe beijinhos, faço tudo o que adoraria fazer antes a um gato e sempre foi impensável e ele, milagrosamente, já não me faz alergia! :o

Mas, se for a casa do meu namorado, que também tem gatos, fico com alergia. Ou seja, só parei de ter alergia ao meu, pois com os outros continua tudo igual.

Será que criei um hábito ao meu gato?

Ainda não falei com a minha médica acerca disto, mas hei-de falar.. Entretanto há mais alguém a quem tenha acontecido tal coisa?
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sexta mar 07, 2014 5:44 pm

Eu também tenho problemas de alergias a gatos e cães, mas o certo é que à quase 5 anos me bateu à porta o 1º de 4 gatos que tenho, e eu sempre disse que nunca íam dormir no meu quarto e muito menos na minha cama, mas o médico apenas disse para manter sempre tudo muito bem aspirado.... e hoje estou muito bem com todos eles e 2 dormem na cama e tudo, mas claro o rolinho para apanhar pelos anda sempre a funcionar....

Acho que o corpo vai adquirindo defesas, vai ver que daqui a uns anos tem vários gatos.....
Devemos ajudar sempre os animais
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

sexta mar 07, 2014 5:53 pm

Pois!!
Acredito que será mesmo isso, o corpo a ganhar defesas. E uma vez que convivo com o meu gato diariamente apenas tem resultado só com ele.

Para acontecer com outros acredito que teria que passar pelo mesmo processo! Engraçado. :wink:

Finalmente tenho uma "relação normal" com o meu gato! :D
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta mar 07, 2014 7:12 pm

tenho alergias a "pêlo de animais" desde miuda....e por indicação médica sempre mantive o contacto com animais. sempre tive cães e hoje tenho gatos.
só experimento problemas com os pêlos longos...pois, só tenho pêlos curtos.
tenho uma amiga asmática que cria Persas!

tenho várias outras alergias e, aquelas a que reajo de forma mais forte é precisamente aquilo com que menos contacto tenho - pó, spays e várias fibras sintéticas.

muito grosseiramente, e pelo que me explicado, a reacção alérgica é uma reacção do organismo a um factor X por o reconhecer como "inimigo".
sendo esse elemento introduzido de modo faseado, e em doses homeopaticas teoricamente o organismo deixa de o reconhecer como "inimigo".
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mar 07, 2014 7:20 pm

Continuo, de vez em quando, a ter crises pela alergia ao pelo dos gatos, especialmente mais desde que veio para cá o King e o Tai-Chi mas nesses dias evito pegar-lhes ao colo ou tê-los muito perto do meu nariz :wink: e as coisas vão-se recompondo... :wink:
O nosso organismo é um "diabinho de hábitos"... e insistindo nas contrariedades... ele vai-se habituando a elas e a ligar menos às adversidades...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

sábado mar 08, 2014 1:37 am

Eu tenho alergia a gatos, a pó e mais algumas coisas.

A cães nunca tive! Sempre tive cães e gatos...mas a relação que mantinha com os meus gatos era horrivel, aquela distância para não sofrer as consequências, que não eram nada simpáticas, matava-me...

Nunca me lembrei de contrariar essa "mania" do meu organismo como fiz nestes últimos meses. Com o Simão foi diferente. Sempre que estava com ele tinha grandes crises de falta de ar e tinha que usar bomba para asma. Mas fui teimosa e continuei a aproximar-me dele. Até que chegou a uma altura em que os sintomas começaram a diminuir até desaparecerem!!

Achei muito curioso e acima de tudo fiquei super feliz por finalmente poder sentir que agora tenho MESMO um gato.. Posso trata-lo como ele merece!

:D
Sempre foi uma ideia que achava impossivel, sem medicação, sem mais cuidados..

Se resultasse com outras pessoas que tenham alergia a gatos e os recusam por isso mesmo era muuuuito bom!! Pois, seria mais facil arranjar donos para tantos que por aí andam.

:(
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

segunda mar 10, 2014 4:23 pm

Boa tarde graferr27 :wink:

Sim, é verdade. O coração falou mais alto do que a alergia!

Realmente é muito complicado não poder chegar perto e dar uns miminhos aos nossos "meninos". Hehe.

Eu, até há bem pouco tempo, não sabia o que era pegar num gato ao colo ou dar uns beijinhos! Com 27 anos, só descobri como tudo isso é bom com gatos, quando apareceu o Simão!

Adoro todos os animais, mas os gatos sempre me fascinaram. :wink:
E tive que vir partilhar com quem sente o mesmo que eu a minha "vitória" !!!
:D

Obrigados pelos comentários! :wink: :wink: :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mar 10, 2014 9:24 pm

Eu comecei a ter alergias aí pelos 45 anos (na altura, ainda não sabia a quê) e, pouco tempo depois, asma.

Quando se soube que a alergia era a pêlo de gato (na realidade, à saliva deles, mas adiante), a pneumologista teve a tirada sacramental: "Tem de se desfazer dos seus gatos." E eu respondi-lhe que isso não era uma opção.

Aí, a médica optou pelo plano B e disse-me: "OK. Os seus gatos vão acabar por ser a sua vacina." Tomei uns pozinhos durante algum tempo (uma espécie de ajuda à dessensibilização) e continuo sempre a fazer inaladores diários, mas isso é para a asma (que não melhora muito por causa do tabaquinho).

O facto é que, após para aí um ano em que as crises alérgicas iam sendo cada vez menos fortes e mais espaçadas, elas desapareceram por completo, e não só não sou alérgica aos meus gatos como o sou cada vez menos em relação a quaisquer outros. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

terça mar 11, 2014 9:59 am

Tassebem, ainda bem que no fundo tudo se resolveu. E quase da mesma forma como aconteceu comigo. Só que eu não sabia assim muito bem o que estava a fazer quando me aproximava do meu gato.
Também foi a minha "vacina" e agora a ele não faço alergia. Mas a outros, para já, ainda faço alguma coisa.

Vamos lá ver com o tempo o que acontece.

Fico contente por saber que há mais casos como o meu e que a opção A tenha sido descartada. :D
Responder

Voltar para “Gatos”