quarta mar 10, 2004 7:17 pm
Esta foi mais ou menos a resposta de uma amiga em um fórum brasileiro de gatos sobre as rações no Brasil.
Como houveram algumas dúvidas das marcas no território brasileiro estou repassando um resumo:
Se puder dar uma super premium será ótimo, sugestôes: Pro plan (sendo esta a melhor), Eukanuba, Iam´s, Royal Canin Fit 32 - todas são ótimas e têm excelentes níveis de garantia. Já usei todas com meus gatos, mas a que mais deu certo foi a Iam´s, todos comem muitíssimo bem, gostam muito dela, as fezes ficaram menores e com menos cheiro, os pêlos sedosos e muito brilhantes... é sem dúvida uma ótima opção.
Quanto às rações comerciais, temos a Cat Chow (Purina), a Whiskas (Whaltam), a Friskies (Nestlé), a Max Cat (Total), a Finiky (Agroceres), dentre outras... destas eu preferiria a Whiskas nova fórmula, sabor peixe (não tem muito corante como a de carne)...
Depois vêm as econômicas, que têm baixa absorção - Top Cat(Guabi) , Gatto, Pitukats, Foster Cat (Nutriara), Lider Cats (Total), essas são mais baratas, não são tão boas como as outras
É claro que se puder dar pro plan, iam´s, eukanuba, etc, é melhor, mas se não puder dar e for uma fêmea, as chances dela ter problemas urinários são menores, pois principalmente os machos, têm facilidade em desenvolver cálculos, a bexiga fica cheia de cristais (pedrinhas) que são formados pelo excesso de magnésio, matéria mineral, presentes nessas rações. O gato pode ficar obstruído sem fazer xixi e pode morrer rapidamente se não tiver atendimento veterinário.
Parece que antigamente as mais baratas ou até mesmo as comercias (Whiskas, Friskies) realmente andaram causando problemas urinários nos gatos, mas ao que consta a whiskas mudou, mas agora com a fórmula nova está bem melhor.
Um abraço,
Alice
Este foi um pegueno resumo para contribuir com o intercâmbio de informações.
Abraços.