Recolhi gata prestes a parir bébés :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta mar 10, 2004 8:03 pm

Kiki_Kat, vou transcrever o que vem no manual:

Desparasitar:
- antes da gestação;
- 2 semanas antes do parto;
- 2 dias após o parto

Alimentação:
Desde que se saiba que a gata está grávida ter comida sempre à disposição e para gatos bébés

Gestação:
Dura entre 63-65 dias. Durante a ultima semana de gestação, a gata costuma mostrar-se muito tranquila.

Parto:
- A gata deve estar sozinha:
- Muitas saem da zona de parto e bebem água entre contracções;
- Se passarem mais de 2 horas entre os nascimentos, há que avisar o vet;
-O parto dura , normalmente, 2-3 horas para uns 4 gatinhos;
-Não há que intervir em nenhum momento - as gatas são muito boas mães;
-Tem de sair sempre uma placenta depois de cada gatinho;
-Não tocar nos gatinhos, pois podemos provocar o canibalismo da mãe;

Cuidados com os recem-nascidos:
-Ingestão imediata do colostro;
-Vigiar se todos mamam;
-Prevenir a sindrome do gatinho desfalecido;
-Separar estes recem-nascidos doutros gatinhos que haja;
-Limpeza dos gatinhos;
-Abertura dos olhos: 10-16 dias;
-Ouvidos funcionais: 5-17 dias;
-Oferecer calor, através de lampada ou botija de água quente;
-Peso: ao nascer, têm aproximadamente 100 gr. Ganham 100 gr por semana até aos 5-6 meses, depois dos quais a velocidade do crescimento diminui;
-Desmame- por volta das 3 semanas de idade. Leite para gatinhos bébés misturado com papa de arroz.

Vou dar mais uma vista de olhos pelo manual, para ver se encontro mais coisas
;)
Kiki_Cat
Membro Veterano
Registado: quinta fev 12, 2004 3:39 pm

quarta mar 10, 2004 8:11 pm

Tchinho Escreveu: Kiki_Kat, vou transcrever o que vem no manual

Desparasitar
- antes da gestação;
- 2 semanas antes do parto;
- 2 dias após o parto

Alimentação
Desde que se saiba que a gata está grávida ter comida sempre à disposição e para gatos bébés

Gestação
Dura entre 63-65 dias. Durante a ultima semana de gestação, a gata costuma mostrar-se muito tranquila.

Parto
- A gata deve estar sozinha
- Muitas saem da zona de parto e bebem água entre contracções;
- Se passarem mais de 2 horas entre os nascimentos, há que avisar o vet;
-O parto dura , normalmente, 2-3 horas para uns 4 gatinhos;
-Não há que intervir em nenhum momento - as gatas são muito boas mães;
-Tem de sair sempre uma placenta depois de cada gatinho;
-Não tocar nos gatinhos, pois podemos provocar o canibalismo da mãe;

Cuidados com os recem-nascidos
-Ingestão imediata do colostro;
-Vigiar se todos mamam;
-Prevenir a sindrome do gatinho desfalecido;
-Separar estes recem-nascidos doutros gatinhos que haja;
-Limpeza dos gatinhos;
-Abertura dos olhos 10-16 dias;
-Ouvidos funcionais 5-17 dias;
-Oferecer calor, através de lampada ou botija de água quente;
-Peso ao nascer, têm aproximadamente 100 gr. Ganham 100 gr por semana até aos 5-6 meses, depois dos quais a velocidade do crescimento diminui;
-Desmame- por volta das 3 semanas de idade. Leite para gatinhos bébés misturado com papa de arroz.

Vou dar mais uma vista de olhos pelo manual, para ver se encontro mais coisas
;)

Susana :)

Mas que grande ajuda, muito obrigada de coração :)

o que é o sindrome do gatinho desfalecido ? sabes ?

estou quase a ir para casa, e hoje deixo-lhe tudo tratadinho não vá ela ter os bébés nos próximos dias
:o

Tudo o que souberes diz-me por favor, estou um pouco atrapalhada :(

até amanhã,

kiss

Luisa
Tchinho
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 8:18 pm

Luisa, Diz aqui:

É imporatnte que os recem nascidos recebam o colostro da mãe assim que nascerem. Devemos assegurar-nos que todos os gatinhos mamam da sua mãe imediatamente para que recebam dela o máximo grau de imunidade passiva. O gatinho recebe 90% da imunidade passiva via colostro e só 10% via transplancentária. A ingestão atempada do colostro é imporatnte para o gatinho porque contribui para a formação do seu volume circulatório. A Sindrome do gatinho desfalecido tem duas causas: infecciosas e não infecciosas. Entre estas ultimas, encontra-se a insuficiência cardiopulmonar. Po isso a importância do colostro para diminuir a incidência desta sindrome.
murca
Membro Júnior
Registado: segunda mar 08, 2004 10:10 pm
Localização: 1 gato, 2 gatas, 6 gatinhos, 1 cão, 2 gansos, 2 tartarugas.....

quarta mar 10, 2004 9:27 pm

Eu costumo arranjar uma caixa de cartão espaçosa, pôr camisolas de lã velhas e por cima um bocado de cobertor cortado, sem pêlos, fofinho mas não muito, para os bébés não terem dificuldades no movimento por se enterrarem demasiado na roupa, deixá-las ver bem a caixa e cheirar e ver se gostam.
Se sim, preparar um bocado de lençol de flanela para pôr por cima mesmo na altura do parto, porque fica sempre um pouco sujo e assim posso tirar só o lençol e ter-lhes já a cama feita, tépida e sem lhe mudar o cheiro, depois dos bebes nascerem.....

Costumo pôr esse caixote num sitio abrigado e recatado. Na maior parte das vezes ponho num canto do meu quarto, no chão, por baixo dumas prateleiras onde costumo colocar roupa de casa..........

Várias vezes elas acham que na minha cama estão melhor e vêem ter os bebes em cima de mim, durante a noite.........

Tenho agora 2 gravidas. Uma quase quase a parir e outra que andou a semana passada toda no namoro, e agora ja não quer mais sair de casa........
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

quarta mar 10, 2004 9:38 pm

ola a todos,

Luisa parabens por mais uma bichinha...... ;) ....espero que aceite o meu conselho pois não é que tenha tido muitas mas já tive gatinhas a parir e é assim, lamento discordar...mas as gatinhas precisam de ajuda sim..pois nem sempre a rapidez com que os bebes são explusos..dá para a mãe limpar o anterior que nasceu....... :o daí que se não ajudar-mos ela deixará morrer um deles....... :? ..deverá estar sozinha sim..em relação aos outros gatos...mas nunca em relação ao dono........ :o visto que ela gostou tanto de si...acompanhe-a agora muito e...repare uma coisa se a gatinha tiver grande afinidade consigo (se fosse a dona há muito tempo garanto-lhe que sim...mas este é um caso peculiar...)..ela vai esperar por si e escolher ela o sitio de ter os bebés..que poderá dar-se o caso de aceitar o que lhe propos...ou não...... ;) ..por isso deverá estar atenta...ela vai miar por si...... ;)

o que lhe proponho caso queira é o seguinte:

Como a Luisa trabalha fora de casa, se queiser eu posso ficar com a gatinha para parir...pois estou o dia inteiro em casa......e arranjaremos donos para os bebes na mesma.....será a mesma situação só que suponho eu, lhe tiraria a preocupação de deixar a bichinha sozinha enquanto vai trabalhar......... ;)

que me diz...?? se achar boa ideia combinamos melhor....se não...tudo bem na mesma..e se precisar de ajuda é só pedir...... ;)

fique bem
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 10, 2004 9:46 pm

Os bébés vou arranjar dono para eles
a sério?
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta mar 11, 2004 10:11 am

CasadeAnaval Escreveu: È incrivel a facilidade que têm em dar gatinhos... eu nunca tive...
CasadeAnaval, não há problema, porque se não conseguir dá-los (se é que os dará...) pode sempre almejar atingir o fantástico número de 35 ou 36 gatos :roll:
Sudsousa
Membro
Registado: sexta dez 20, 2002 11:47 am
Localização: Um Gatinho(TICO), Hamster, Canario, Peixes Dourados e a Nina no coração

quinta mar 11, 2004 10:43 am

Olá a todos!

Venho só meter a minha colherada ;)
Onde a minha mãe morava tinhamos uma gatinha que andava por lá e que volta e meia vinha lá jantar... ela engravidou e qd chegou altura do parto ela procurou-nos e miou insistentemente até a judarmos a arranjar um sitio onde ela estar, depois de aconchegada, pareceu-nos ser melhor deixá-la só para estar à vontade, de cada vez que saimos do lado dela ela miava desalmadamente até que nos voltavamos a aproximar, como que um pedir ajuda para aqula tarefa terrivel q nem ela sabia mt bem como iria correr...
Eu e o o meu marido (na altura namorado) assistimos ao parto, massajamos-lhe a barriguita, istotudo a pedido dela pois qd paravamos ela miava de aflição para que ficassemos... enfim cada animal é um e todos são diferentes o melhor é ele escolherem o que preferem e cabenos a nós tentarmos entender...
Escusado será dizer que vomitei imenso de cada vez que ela comeu a placenta...
Quando no dia seguinte cheguei a casa a gatinha tinha desaparecido do local onde a deixamos abrigada... descansem a minha mãe tinha levado para dentro de casa a caixinha com a Rita e os bébés... uma historia com final feliz...

Desejo-lhe toda a sorte do mundo e vai ver q o seu instinto irá ajudar imenso nessa hora de modo a fazer o melhor por essa menina.

Beijinhos
Su
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quinta mar 11, 2004 10:43 am

Kiki_Cat Escreveu: ...
Ainda outro dia o meu Vet telefonou-me a pedir um gato bébé, penso que não será dificil arranjar donos....

Mas dem-me mais opiniões sobre isto por favor.

JCNogueira sabe gostava de o conhecer, aceita um café em minha casa e aproveita e vê os meus gatos ?

Dono para a mãmã gata quem me dera :) mas ela é adulta, é uma linda tartaruga.
Querer é poder e o que nos parece impossível agora pode ser possível momentos após...

Dono para a mamã não vai ser de todo impossível, pode demorar alguns dias mas consegue-se.
Pq não tentar alguém que so tenha um gato(a) e que precise de companhia, os seus já têm mt para se sentirem acompanhados. Há que distribuir o mal pelas aldeias. Se eu encontrasse um gatinho abandonado iria tentar da-lo a alguém que não tivesse nenhum ou um apenas, pois eu só tenho dois e n posso nem devo ter mais... não da mt jeito.

Café? É possível sim senhora...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta mar 11, 2004 11:53 am

fafareis Escreveu:

mas as gatinhas precisam de ajuda sim..pois nem sempre a rapidez com que os bebes são explusos..dá para a mãe limpar o anterior que nasceu....... o daí que se não ajudar-mos ela deixará morrer um deles....... ? ..deverá estar sozinha sim..em relação aos outros gatos...

o que lhe proponho caso queira é o seguinte

Como a Luisa trabalha fora de casa, se queiser eu posso ficar com a gatinha para parir...pois estou o dia inteiro em casa......e arranjaremos donos para os bebes na mesma.....será a mesma situação só que suponho eu, lhe tiraria a preocupação de deixar a bichinha sozinha enquanto vai trabalhar......... ;)

que me diz...?? se achar boa ideia combinamos melhor....se não...tudo bem na mesma..e se precisar de ajuda é só pedir...... ;)
Bem, eu não vou tecer comentários sobre outras coisas.
Vou só dizer isto: está aqui a oferta generosa de uma pessoa, o que pode ser mesmo bom para a gatinha.
Gostando a Luisa assim tanto de animais, deve querer o melhor para eles, não?
Uma gata a parir precisa de estar isloda de outros gatos e precisa de estar a ser vigiada porque podem surgir complicações.
O melhor não quer dizer que só nós o possamos dar. Às vezes é exctamente o contrário, somos nós que não o conseguimos dar. E amar os animais passa por isto: reconhecermos quando nós não o conseguimos dar, esse melhor, e há alguém que pode. Aí a prova de amor será exactamente entregar a esse alguém.
Agora não tem a "desculpa" de que não há mais ninguém.
Uma gata pode comer os filhos se sentir alguma ameaça - para ela ou para as crias - sabia?
Eu tenho um caso, uma gatinha de pessoas amigas, que estava isolada num quarto para parir, já tinha tido os bébés, mas porque, por um simples descuido, uma outra gata adulta entrou na dependência, sem se aperceberem, a mãe matou e comeu as crias ... só restou metade de um cadáver .... um horror.
De certeza que não ia querer que algo semelhante se passasse.
Se consegue ouvir algum conselho, de pessoas que estão a pensar no bem estar dos animais e em mais nada, aceita a oferta da Fafareis.
É um bem!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

quinta mar 11, 2004 12:42 pm

ola a todos....

pois é Malhinhas......é isso mesmo.... eu por saber que esses casos acontecem, mais a mais nesta situação em que a bichinha não está totalmente ambientada.......poderá sentir-se ameaçada...é que me disponibilizei.......e é um facto que a bichinha precisa de alguem ao pé para parir!!..e não me venham com a desculpa de que as da rua parem sózinhas....o que é um facto.... daí morrerem os que morrem em cada ninhada....... :cry: ....

bem eu cá fico totalmente disponível aguardar a resposta da Luisa....... ;)

fiquem bem
Tchinho
Membro Veterano

quinta mar 11, 2004 12:49 pm

Fafareis, eu transcrevi o que vinha no livro, em relação às gatinhas precisarem ou não de ajuda. Na prática elas devem conseguir fazer isso sozinhas, mas se tiverem alguém, de certeza que preferem que esse alguém as ajude, nem que seja só para ficar a olhar ou esteja bem pertinho ;)

Kiki_Kat, Tenho aqui outro livro, de qual vou transcrever também algumas partes:

Parto:

Em cerca de um terço dos casos, a cauda é a primeira a sair do corpo da mãe.
A 1º parte do parto, pode durar 6 horas. Começa quando o colo do útero se abre e uma " cunha " de membranas placentárias entra lá dentro. Quando isto acontece, as contracções involuntárias dos musculos uterinos começam a empurrar o gatinho para o mundo exterior.Assim que se iniciam as contracções, é provável que a mãe gata procure o seu próprio local para dar à luz. Pode começar por respirar depressa, ofegar e ronronar, mas não sofre. Dá-se uma nítida descarga vaginal.

A 2ª fase deve durar entre dez e trinta minutos, mas não mais de 90 minutos. Começa quando o feto aparece e a membrana que o envolve estimula a mãe a ajudar as contracções involuntárias com as suas próprias contracções voluntárias dos musculos abdominais ou a fazer força para baixo. A principio as contracções ocorrem de 15 em 15 ou de 30 em 30 minutos. Pouco depois uma bolsa cinzenta e translúcida, o 1º sinal da membran que envolve o gatinho, surge no orificio da vulva.O intervalo entre as contracções diminui e dá-se a expulsão 15 a 30 segundos depois.A membrana torn-se mais salientee é possível ver o gatinho lá dentro. Após algumas contracções finais, a fêmea expulsa o gatinho.

A 3ª fase, quue se segue ao parto, é a expulsão das membranas e da placenta. Cada gatinho tem as suas próprias membranas e a sua própria placenta, excepto no caso de gémeos idênticos, em que as crias podem partilhar as mesmas membranas e a mesma placenta.

Assim que nasce um gatinho, a gata começa a lambê-lo, rompe a bolsa translúcida, se esta estiver intacta, e remove-lhe o líquido amniótico do rosto. Estas lambidelas contínuas estimulam os reflexos respiratórios do gatinho. Corta o cordão umbilical, que tem 2 a 4 centrímetros de comprimento, com os dentes. Ela poderá ingerir a placenta.
Depois de terem nascidos os gatinhos todos, estes devem estar preparados para mamar. certifique-se de que cada um se agarra a uma teta para receber sua ração do 1º leite - o colostro-.

Contacte o vet durante o parto:
- Quando as contracções da fêmea se mantiverem durante horas, sem que ele dê à luz um gatinho;
-Quando não houver contracções 6 horas depois de se ter dado uma descarga de sangue ou outra da vulva;
-Quando as contracções pararem durante mais de 2 horas, embora seja visível que a fêmea ainda não deu à luz todos os gatinhos.

Contacte o vet depois do parto:
-Se a fêmea sangrar significativamente da vagina - mais do que 2 colheres de chá-;
-Se vir que houve uma descarga vaginal branca ou de cheiro desagradável;
-Se a gata lhe parecer letárgica ou amorfa;
-Se a gata não recomeçar a comer normalmente após as primeiras 12 horas;
-Se a gata continuar a ter contracções depois do nascimento do último gatinho e da expulsão da placenta;
-Se a gata lhe parecer anormalmente inquieta ou febril;
-Se a gata não mostrar interesse pelos seus gatinhos.

Quando deve ajudar:
Se uma gata inexperiente não souber que fazer com os gatinhos e não rasgar as membranas nem cortar o cordão umbilical, você terá de fazer de parteira do felino.
-Se o gato ainda estiver envolvido nas membranas, rasge-as com os dedos;
-Enxuge o gatinho com uma toalha aquecida e certifique-se de que as narinas e a boca do anila estão desobstruídas;
-Se o gatinho respirar, soltar pequenos guinchos e se retorcer, trate do cordão umbilical. Esterilize uma tira de algodão e uma tesoura numa solução antiséptica. Aperte com força o algodão em volta do cordão umbilical, a cerca de 3 centímetros do umbigo;
-Dê um nó duplo na tira de algodão e depois corte o cordão umbilical a meio centrímetro do nó, do lado da placenta;

Bom, por agora é tudo. Espero ter ajudado ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 11, 2004 1:13 pm

só me admira uma pessoa que tem um vet amigo que até vai a sua casa, não lhe pedir este tipo de conselhos. quando a minha gata teve filhotes, eu la engendrei uma forma de resolver a questão. não parece o fim do mundo. o problema e bem grave é ter uma gata a parir num t0 junto a milhentos animais. parece que isto é que devia ser equacionado. o resto são tretas.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 11, 2004 2:06 pm

Boa tarde.

Isso de técnicas e " cursos " de partos, é tudo muito " rosa " mas só na teoria...na prática chega a sair tudo furado... cada caso é um caso, contudo, cabe ao proprietário do animal usar o bom senso e intuição para saber se deve ajudar ao parto ou não, e neste caso de se ter vet a casa, não há nada como se informar e ou chamar o vet caso algo esteja a correr com dúvidas...!!!

O ninho são as gatas que o escolhem. Podem-se fazer dezenas deles mas elas escolhem o local ou o ninho que mais lhes agradar...contudo as gatas gostam de privacidade e conforto na altura de pré e pós parto.

Não é necessário nenhum "curso" é só usar a lógica, o bom senso e algum ( não muito ) humanismo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta mar 11, 2004 2:50 pm

anjaazul Escreveu: o problema e bem grave é ter uma gata a parir num t0 junto a milhentos animais.
Anja, sinceramente acho que já chega de picardias !!!
A Luísa não tem um T0...

E agora uma perguntinha para todos os que têm aqui vindo dar bitaites que nada têm a ver com o tópico e que os deram no tópico que o Vasco abriu sobre os Pet Hoarders (a tal história para reflectir):

Expliquem-se sff (e se conseguirem) porque raio foram tão lestos em dar uma "suposta ajuda" nesse tópico estúpido, ajuda essa que a Luísa não pediu... e agora que a mulher pede ajuda não lha prestam, optando antes por disparar de novo com bocas, provocações e pouco mais???
Eita gentinha...
Responder

Voltar para “Gatos”