Gata com cancro do figado avançado, biopsia?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

terça mai 13, 2014 8:07 am

Bom dia,
Ao tempo que cá não vinha, já lá vão 10 anos :)
Tenho uma gata chamada Luna com 10 anos e que se encontra em fase terminal de um cancro do fígado. Digo terminal porque nesta ultima egografia foi verificado que dos quatro lobos apenas um ainda se poderá encontrar saudavel. Além de estar magra apesar de comer razoavelmente tem desde há um mês problemas respiratórios que ao que se pensava ser uma virose verificou-se que tem cancro na pele (uma pequena ferida no nariz foi crescendo e fez-se as análises).

Não vou falar da frustração que sinto como dona em não ter pedido segunda, terceira, quarta opinião desde o ultimo veterinário que diga-se gostava bastante pela simpatia e carinho demonstrado pelos animais.. se na altura me aconselhou o mais sensato não sei (não fazer biopsia porque sendo cancro nada se faria, vim a descobrir agora depois de mudar de casa que se opera caso o cancro não esteja evoluido)..

Não me lamentando pelo irremediavel queria vir aqui perguntar-vos se acham sensato fazer uma biopsia ao figado (aconselhado pelo novo vet de modo a conseguirem ver que tipo de cancro e se existe cirrose e se vale a pena quimioterapia e no caso de existir cirrose tb ha um medicamento que possa ajudar a abrandar a evolução..). Estou num dilema pois tenho medo que pelo estado da gata ela não resista a cirurgia. Os testes ao sangue serão feitos para verificar se está OK para cirurgia mas mesmo assim... gostaria de saber o que fariam se fosse o vosso amor. Eu ainda não quero acreditar que de facto vou perde-la mas até lá quero fazer o melhor.

Obrigada
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 13, 2014 9:09 am

Bom dia.

Sinto muito pelo que a sua gatinha está a passar...

Se foi sensato o conselho da Vet, ou não, não sei. Só sei que o fígado é um orgão com regeneração e quando detectado um tumor, atempadamente, é tratável. Quanto mais não seja para o animal ter qualidade de vida pelo tempo que lhe reste. Contudo, no seu caso, havendo já a interferência de outro câncro no organismo do animal, talvez o conselho dela até tenha sido sensato?!

Também me faleceu uma gata, com apenas 12 Anos, a minha Nina, com câncro no fígado. Seria tratada, se sobrevivesse, por um Vet oncologista que tratou o meu cão, com um enorme sucesso, também a um tumor, no focinho. A Nina só não foi tratada, porque quando foi diagnosticada, já nada havia a fazer. O fígado estava todo tomado... viveu desde a detecção do dito câncro até à sua partida, apenas 9 dias, porque a mandei eutanasiar assim que deixou de comer e movimentar-se, portanto assim que começou a deixar de ter alguma qualidade de vida.

No que coloquei a bold explico-lhe que, no meu caso, a minha gata só mesmo no quase final de vida me deu alerta para a levar ao Vet que, foi quando lhe foi detectado o tumor... Aliás, ela tinha tido uma consulta uns meses antes, e nada se havia detectado. Estava normalíssima. No caso dela, foi mesmo galopante...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano

terça mai 13, 2014 9:25 am

Olá Leo,
Desde já obrigada por responder tão rapidamente, lembro-me de si dos "velhos" tempos em que cá vinha. Dez anos passaram e vejo que o seu amor por ajudar os seus e o dos outros continua, é bom sabe-lo.

Lamento imenso o sucedido com a sua gatinha.. eu considero os dez anos da minha uma boa idade, a sua com 12 anos também teve tempo de receber muitos mimos durante a vida.

Ao contrario da sua situação o cancro na minha foi diagnosticado pela primeira vez ha um ano e meio. Na altura era terminal e tinha 6 meses de vida no maximo... mudei de vet e de cidade e no segundo veterinario fizeram nova eco e nao viram nada, as enzimas hepaticas apesar de sempre acima do normal nao confirmavam o cancro. Pensamos ao inicio que nao seria neoplasia.. controlamos as analises de mes a mes e mantinham-se, passados 6 meses outra eco e ai detectaram "qualquer coisa" que so seria confirmado com "biopsia" e na altura disseram-me para nao o fazer porque sendo cancro nao haveria nada a fazer. Eu fui muito muito ingénua em não tomar a iniciativa de pedir segunda opinião, talvez também tomada pelo medo/esperança de que estivessem enganados outra vez. Fico seriamente desapontada com tudo isto pois na altura teria sido possível tratar visto que foi uma evolução lenta e de dificil diagnostico. Mas de nada me serve chorar sobre leite derramado isso é certo.

O cancro da pele também só surgiu por esta altura.. possívelmente um sistema imunitário em baixo. Como é certo não vou operar, é terminal tenho de o aceitar. No entanto a biopsia foi na mesma me aconselhada ao fígado para ver que tipo de cancro é e se vale a pena a quimioterapia para retardar .. vejo a gata muito debilitada daí que estou num dilema do "valer a pena faze-la passar por isso". Sugeri que tentassem dar medicação sem a intervenção da biopsia mas pelos vistos apenas a biopsia dará os resultados de forma a ver qual o melhor procedimento, mesmo que paleativo.

No fundo a minha pergunta é, querendo o melhor para a minha gata independentemente de custos, valerá a pena fazer a biopsia num estado tão avançado do cancro para uma possivel medicaçao que a ajude a viver mais um tempo? Ou não será demasiado arriscado tendo em conta os problemas respiratórios e a magreza que apresenta dado o estado do cancro? (Continua a comer e a beber agua bem como a urina e fezes estão normais... seriam feitos testes pre-cirurgicos nomeadamente de coagulaçao).

O que fariam? Estou num dilema gigante e tenho até hoje para decidir pois deixar avançar no tempo é limitar esta hipotese.

Obrigada
silvanus
Membro
Registado: sexta dez 27, 2013 2:50 pm
Casal de Caturras

terça mai 13, 2014 9:47 am

lamento imenso pela sua situação.
tive uma situação identica com o meu antigo gato Simba, ele faleceu a uma semana de fazer 6 anos com um tumor no estomago.
mas no meu caso só foi detectado já em fase terminal, ele fazia as consultas normalmente e nunca se tinha detectado nada, até que deixou de comer e corri com ele para o vet. no qual fizeram uma ecografia e segundo o vet nao percebeu o que era, só dizia que era uma "massa" estranha no estomago. mas nunca me deu a hipotese de analises.

mandou fazer a operaçao para abri-lo e descobrir o que era. no meio da operação telefonou me a dizer que já era tarde para o tratar, ou ele sobrevivia mais 2 dias comigo para me despedir ou mandava ali mesmo adormece-lo. não tive outra hipotese se nao manda-lo ali adormecer pois ele já nem á areia conseguia ir fazer as coisas normalmente enquanto estava internado na clinica a espera da operação. não quis adiar o inevitável.
no entanto no meu caso já era muito tarde para o salvar. se o seu vetrenario ainda quer fazer mais alguns exames talvez isso ainda seja uma réstia de esperança em como de facto ainda se pode salvar nem que seja por mais alguns meses.
no entanto concordo com a leonildecarvalho se verificar que de facto que ela já nao tem qualidade de vida e está em sofrimento acho que não vale a pena alargar muito mais o sofrimento :(
Silvana Martins
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 13, 2014 10:19 am

Obrigada pelo seu crédito à minha pessoa. Tenho dias em que posso estar ao pc, outros já não. Pois, long time no see... :wink: e, infelizmente, não foi pelos melhores o seu regresso à Arca :( .

Não gosto muito de dar conselhos no âmbito referido... contudo, se a gatinha fosse minha, estando já em estádio avançado e estando tão debilitada... e com duas formas de câncro, não a sujeitaria a uma intervenção cirurgica só para biopsia. A menos que me pudessem dar garantias... pelo menos a de que a gatinha resistiria à anestesia e cirurgia...! E, mesmo assim... sem a certeza de que a massa/tumor pudesse ter remissão, pela químio... não sei, não.

Nos últimos 9 dias da minha gata, dei-lhe de tudo o que ela gostava e lhe era proibído normalmente. Deixei-a deliciar-se e partir com dignidade.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano

terça mai 13, 2014 11:17 am

Mais uma vez, muito obrigada a ambas por disporem do vosso tempo. Lamento que infelizmente tenham ambas tido uma experiência com os vossos pequenotes relativos ao dito "cancro".

Leo é bem verdade, regressei pelos piores motivos. Até então nunca tive problemas com os meus bichinhos e os outros dois Piki de 8 anos e Tucha de 10 mantêm-se de boa saude e mimados.

Leo compreendo que não queira opinar directamente sobre um assunto delicado como este, e não é a unica, a própria veterinária foi relutante em aconselhar-me uma via ou a outra tendo em conta que sim, existem riscos. Pelo que sei qualquer cirurgia tem os seus riscos, estes aumentam com a saúde debilitada como é obvio. Se se tratasse apenas do fígado o dilema não seria tão grande pois estaria com a função respiratória normal visto não ter metastases nos pulmões, a funcão respiratória está assim muito possívelmente devido ao cancro da pele que atingiu o nariz (não irei confirmar se é devido ao cancro pois para isso foi-me dito ontem que seria necessária anestesia e tac e a médica concordou cmg, com um cancro no figado esse é a primeira preocupação), no entanto pareceu-me que o cancro da pele pode evoluir rapidamente e a verdade é que o que há duas semanas atrás parecia uma ligeira ferida no nariz, hoje atingiu o nariz (parte cor de rosa) completo.

É a primeira vez que lido com esta dor de perder um animal que estimo tanto, que amo tanto e que está aos meus cuidados, pareço reagir normalmente o que também me assusta pois poderei estar a negar o inevitável, mas necessido de claridade para cuidar o melhor que puder. Tem levado com mimos até porque esteve internada 3 dias, um dos quais ficou em jejum para fazer a eco...chegou a casa ficou quase 24 horas sem comer nem beber o que me deixou em agonia, valeu-me a pescada cozida e o frango cozido com arroz para retomar o apetite. Isto preocupa-me pois se um internamento provocou tal stress o que não poderá fazer uma cirurgia? Novamente sei que a responsabilidade de tomar uma decisão é minha mas no que me podem clarificar agradecia, quais os sintomas de sofrimento num gato? A minha mantém-se quieta mas ainda se aproxima de mim quando sabe que é hora da paparoca humida que adora, ainda parece gostar das festinhas que lhe faço sem dor, mas descansa muito. Dorme muito. Quero mante-la o maximo de tempo comigo mas sem dor ..

Obrigada
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 13, 2014 4:12 pm

brokenwings:

Vou fazer uma excepção á regra:

Se fosse minha, leia bem: se fosse minha, a padecer de 2 tipos de tumor malignos, em que pelo menos 1 está em estadio avançado, e pelo descrito o outro (o de pele) está em evolução a olhos vistos, e com a gatinha tão debilitada, NÃO, NÃO fazia biopsia.

Continue a mimá-la muito, e o dia chegará em que o olhar dela "lhe suplica" a ajudá-la a partir... Não há forma de alguém poder explicar quando um animal deve ser ajudado a partir. Ele, o próprio animal, transmite-nos no seu olhar.

Um beijinho grande e votos de muita força...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano

terça mai 13, 2014 6:01 pm

graferr27,
Não tenho palavras para descrever tal mensagem, na forma mais simples, estou muito agradecida por tais palavras! Apesar de saber que o meu amor em relação aos meus três tarolas é incondicional sinto que falhei com a Luna por inexperiência. Deveria ter consultado outro veterinário sem dúvida e quiçá o resultado apesar de poder ter sido o mesmo, poderia levar outro tempo. Mas não posso mesmo chorar sobre leite derramado porque isso não me leva a lado algum, tenho ainda os três comigo e as aprendizagens como esta não se esquecem. É um problema sabermos que as opiniões médicas diferem de consultório para consultório o que nos tira bastante confiança, nao podendo diagnosticar por não ter formação é complicado.

Leo,
Muito obrigada pela honestidade! Não pense em momento algum que o meu pedido de ajuda é de alguma forma para me descartar de responsabilidade, eu sei que a responsabilidade é minha, sempre foi...desde o momento em que as fui buscar do tamanho de ratinhos á Spad até o seu ultimo dia. Não há decisão que tome de consciência tranquila sabendo que é a "mais acertada" pois neste caso é muito dificil deferir e eu já pensei muito nisto.
Acabei entretanto por há pouco voltar a ligar á Veterinária para que me voltasse a explicar pela terceira ou quarta vez a "possível vantagem de fazer a biopsia" ... portanto enquanto a minha memória não me falha (quando são assuntos emotivos tendo a esquecer-me dos pormenores), a biopsia é a unica forma de saber que "tipo" de massa é, que tipo de cancro e pelo que tudo indica ainda não se espalhou para outros sitios que o fígado (apesar do fígado estar bastante comprometido) o objectivo seria uma quimioterapia que controlasse o seu crescimento consoante o tipo de carcinoma e segundo a médica como apresenta também o cancro na pele há uma uma possível componente genética e o que poderia ajudar um cancro possivelmente também ajudaria o outro.

A Luna da primeira vez (ha ano e meio atrás) que foi diagnosticada deram-lhe seis meses de vida no máximo.. estava pele e osso. Deram-lhe corticoides e ganhou peso e parecia outra. Quando a trouxe para Lisboa apesar das enzimas aumentadas não eram "aumentadas o suf". E continuam a não estar mega aumentadas ao que seria de esperar, mas a verdade é que a massa está lá confirmadissima na ultima ecografia.

Amanhã vou com ela fazer uns testes á função biliar .. apenas se conseguir metabolizar medicação é que poderá ser indicada para cirurgia. Penso que consoante o resultado terei de pensar. Voltarei a "chatear" a veterinária para me esclarecer de tudo. Tenho também uma amiga que apesar de ser Médica de medicina interna e não Veterinária percebe a maioria dos processos que aqui se passam e amanhã estarei com ela e de igual forma irei fazer perguntas. Não é altura de ter vergonhas.

Na verdade, ainda não me decidi. Estou de olho na Luna e ainda há pouco comeu com tanta vontade que acabou por vomitar em cima do prato.

Irei manter-vos informados da situação... é muito bom sentir o vosso apoio.

Beijinho,
Bárbara
brokenwings
Membro Veterano

terça mai 13, 2014 6:01 pm

graferr27,
Não tenho palavras para descrever tal mensagem, na forma mais simples, estou muito agradecida por tais palavras! Apesar de saber que o meu amor em relação aos meus três tarolas é incondicional sinto que falhei com a Luna por inexperiência. Deveria ter consultado outro veterinário sem dúvida e quiçá o resultado apesar de poder ter sido o mesmo, poderia levar outro tempo. Mas não posso mesmo chorar sobre leite derramado porque isso não me leva a lado algum, tenho ainda os três comigo e as aprendizagens como esta não se esquecem. É um problema sabermos que as opiniões médicas diferem de consultório para consultório o que nos tira bastante confiança, nao podendo diagnosticar por não ter formação é complicado.

Leo,
Muito obrigada pela honestidade! Não pense em momento algum que o meu pedido de ajuda é de alguma forma para me descartar de responsabilidade, eu sei que a responsabilidade é minha, sempre foi...desde o momento em que as fui buscar do tamanho de ratinhos á Spad até o seu ultimo dia. Não há decisão que tome de consciência tranquila sabendo que é a "mais acertada" pois neste caso é muito dificil deferir e eu já pensei muito nisto.
Acabei entretanto por há pouco voltar a ligar á Veterinária para que me voltasse a explicar pela terceira ou quarta vez a "possível vantagem de fazer a biopsia" ... portanto enquanto a minha memória não me falha (quando são assuntos emotivos tendo a esquecer-me dos pormenores), a biopsia é a unica forma de saber que "tipo" de massa é, que tipo de cancro e pelo que tudo indica ainda não se espalhou para outros sitios que o fígado (apesar do fígado estar bastante comprometido) o objectivo seria uma quimioterapia que controlasse o seu crescimento consoante o tipo de carcinoma e segundo a médica como apresenta também o cancro na pele há uma uma possível componente genética e o que poderia ajudar um cancro possivelmente também ajudaria o outro.

A Luna da primeira vez (ha ano e meio atrás) que foi diagnosticada deram-lhe seis meses de vida no máximo.. estava pele e osso. Deram-lhe corticoides e ganhou peso e parecia outra. Quando a trouxe para Lisboa apesar das enzimas aumentadas não eram "aumentadas o suf". E continuam a não estar mega aumentadas ao que seria de esperar, mas a verdade é que a massa está lá confirmadissima na ultima ecografia.

Amanhã vou com ela fazer uns testes á função biliar .. apenas se conseguir metabolizar medicação é que poderá ser indicada para cirurgia. Penso que consoante o resultado terei de pensar. Voltarei a "chatear" a veterinária para me esclarecer de tudo. Tenho também uma amiga que apesar de ser Médica de medicina interna e não Veterinária percebe a maioria dos processos que aqui se passam e amanhã estarei com ela e de igual forma irei fazer perguntas. Não é altura de ter vergonhas.

Na verdade, ainda não me decidi. Estou de olho na Luna e ainda há pouco comeu com tanta vontade que acabou por vomitar em cima do prato.

Irei manter-vos informados da situação... é muito bom sentir o vosso apoio.

Beijinho,
Bárbara
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 13, 2014 8:59 pm

Claro que não, brokenwings. Entendi perfeitamente o pedido... :wink: porque, numa altura dessas procura-se, vasculha-se, pergunta-se tudo... mas tudo mesmo. Depois, cabe à pessoa decidir da forma que ache melhor para o seu caso... :wink:

Um abraço,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta mai 15, 2014 6:11 pm

Brokenwings, lamento o que se está a passar com a sua gatinha Luna, imagino bem a sua angústia, as suas dúvidas.
No que respeita a cancro no fígado já passei pelo mesmo com o meu gatinho Lourenço. No caso do meu menino, desde o momento em que foi detectado até ao final passaram sete meses e três semanas. Foi seguido por um veterinário oncologista bastante experiente com estas malfadadas doenças. Este veterinário nunca me falou em fazer biópsia cirúrgica queria fazer citologia para saber o tipo de tumor mas como as plaquetas do Lourenço estavam muito baixas acabou por não fazer. Começou logo a fazer quimioterapia por via oral e outras medicações para aumentar as defesas. O Lourenço andou bem disposto, a comer muito bem, o tumor chegou a regredir, houve ainda uma esperança de poder ser operado mas, passado algum tempo, o tumor começou de novo a evoluir, começou com ascite. Iniciou um plano de quimioterapia intravenosa que nunca o deixou nauseado ou mais prostrado só se notou a perda de alguns bigoditos e o pêlo um bocadinho menos espesso… Quando a barriguinha ficava com mais liquido sentia muito desconforto, após ser retirado voltava a ser o Lourenço de antes alegre, falador e comilão…para não ter dores resultava colocar-lhe um adesivo de opióides.
Posso dizer seguramente que o Lourenço continuou a ter qualidade de vida com excepção de três crises em que a maior durou perto de uma semana mas com tratamento, carinho da família e veterinário conseguiu superar. Para o final já era uma sombra do gatinho que era antes, dos mais de 8 kg que tinha sem ser gordo, passou a 6, 400 Kg, pouco para um gato grande como ele era. Fez em Março 2 anos em que o tumor terá rebentado, fez paragem cardíaca da qual ainda foi reanimado mas fez uma segunda e deixou-nos.

A minha opinião é a de que se deve tentar fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para lhes dar qualidade de vida, deixá-los estar connosco enquanto tiverem força para viver e sem sofrimento. No entanto parece-me que uma biópsia cirúrgica em nada vai ajudar a sua gatinha só a vai debilitar ainda mais, ainda com a agravante de ela ter também outro tumor maligno.
Tenho outro gato com doença intestinal, felizmente não é maligna, fez biópsia cirúrgica e a recuperação foi complicada, além da primeira cirurgia, anestesia, etc rebentou os pontos acabando por ter que fazer uma segunda cirurgia com todos os riscos que nova anestesia pudessem trazer. Sei que há a hipótese de a doença intestinal crónica evoluir para linfoma mas mesmo assim não creio que tenha coragem para lhe deixar fazer segunda biópsia e de o ver passar por outra situação semelhante.

Verifiquei no seu perfil que é do Funchal, mas mesmo assim se quiser dou-lhe o e-mail do veterinário especialista em oncologia, ele é uma pessoa sempre disponível para os clientes e colegas. A veterinária da sua gatinha poderia contactá-lo e ter também a opinião dele sobre o melhor tratamento a seguir. Sei que há outros veterinários que mesmo estando longe e não sendo possível a deslocação dos clientes e pacientes mantêm contacto com ele e seguem as suas sugestões.
Votos de que corra tudo pelo melhor.
brokenwings
Membro Veterano

sexta mai 16, 2014 9:29 am

Bom dia,
Queria deixar-vos aqui novidades. Andei e andei e andei a bater com a cabeça na parede a tentar tomar uma decisão e voltei a "chatear" a veterinária (que é muito acessivel, ainda ontem fiquei com ela duas horas a contar historias de gataria enquanto ela estava de banco e o hospital vazio) e percebi finalmente que sim é uma intervenção mas não, não é de "grande risco".
MiausRafa utilizaram a palavra "biopsia" mas não é o mesmo que está a falar.. não é barriga aberta é apenas um furinho em que tiram um bocado de tecido. Já foi feito! Era isto que vos tinha para dizer. A coagulação estava normal bem como a função biliar (metabolização dos remedios) o que me deu confiança para avançar.. o procedimento em si durou 15 min e n foi preciso anestesia apenas sedação. A gata está igual ao que estava, não me parece que tenha piorado em nada pela intervenção em si. Terei que aguardar uns dias até obter resultados...
Confesso que o que me preocupa mais neste momento é o cancro da pele, pois o focinho está ligeiramente inchado ao que era e as dificuldades respiratorias para mim neste momento até são o que deixa a gata mais debilitada do que propriamente o problema do figado (que diga-se está presente há tanto tempo .. pelo que percebi na ecografia era "difuso" portanto pode ser muita coisa!)

Eu não tenho forma de me sustentar quanto mais aos meus gatos mas dou muitas Graças a ter uns pais SUPER, MEGA, que adoram os meus gatos e me apoiam. Custa-me este mundo e o outro gastar o que é dos meus para tentar resolver um problema que o mais provavel é mesmo não ter solução.

Vivo em Lisboa portanto gostaria de obter esses contactos? :)

Quanto ao cancro da pele apenas fazendo uma TAC e posteriormente consoante a evolução fazer uma intervenção cirurgica, acho que fica caro mas vou perguntar o orçamento. A minha médica diz que existe uma "excelente nessa area" que não trabalha naquele hospital mas que me iria indicar. Gosto quando me tratam bem e se preocupam. Ela adora a Luna (todos adoram a Luna).

P.S. no mesmo hospital fui atendida por outro Vet para ver a minha outra gata a Tucha (queria fazer testes de sangue de rotina já que da ultima vez que os tinha feito as enzimas hepaticas estavam normais mas a puxar o elevado) .. fez o teste fisico e pesou-a ..nao viu nem boletim de vacinas, nem auscultou, nem viu as orelhas e cobrou-me a consulta (nem foi logo, lembrou-se depois de ja ter saido!) ao qual respondi lá no hospital que pagaria a consulta mas para isso voltaria com a gata e iriam fazer uma "consulta geral" com tudo a que tenho direito! (Isto da idade tras coisas boas, nomeadamente lutar pelos meus direitos). Esse mesmo vet disse-me antes da biopsia que nao importava os valores biliares (que supostamente ainda n tinham chegado). quando vim a saber que afinal ja tinham chegado e que a minha medica tinha deixado essa nota. Nem viu, nem quis saber! Isto foi totalmente aparte mas pronto.. apenas para dizer que quando encontramos alguém que nos entende torna-se tudo mais facil para decidir, e eu gosto muito da minha querida Claudia.

Agradeço qualquer feedback até porque isto está longe de acabar (ao menos espero q não acabe já)
Um beijinho
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mai 16, 2014 11:03 am

Bom dia brokenwings.

Boas notícias... :D

O contacto que a Miausrafa lhe dará, é o mesmo aonde tanto os animais dela como o meu cão, foram tratados :wink: É um Oncologista excepcional. Salvou o meu cão de um mastocitoma da face que, num ápice, só pela punção (biopsia citologica), foi de grau 1 para grau 2. Foi mesmo à justa que o meu velhinho foi operado e fez químio, pós cirurgia. Se lá for, estará em boas mãos, acredite.

Faço votos para que a situação da gatinha se resolva, ou pelo menos que lhe dê qualidade de vida.

Força nisso... :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”