Panleucopénia - Tempo do vazio sanitário

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
camg
Registado: domingo dez 01, 2013 7:17 pm

sábado mai 31, 2014 5:49 pm

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber se alguém me poderá ajudar com uma questão relacionada com panleucopénia felina.

Perdi 2 gatinhos em Dezembro de 2013 por panleucopénia felina, foi-me dito que deveria fazer um vazio sanitário de 6 meses.

Vou adoptar este mês (Junho) 2 gatinhos que vão ser desparasitados e vacinados mas queria saber se os 6 meses são mesmo suficientes para poder ficar descansada em relação a estes poderem apanhar o mesmo virus...

Já fui pedir opinião a uma veterinária que disse que poderia estar descansada mas tenho bastante medo, pelo que passei, de poder voltar a acontecer.

Alguém já passou por algum caso semelhante?
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado mai 31, 2014 6:46 pm

Nunca passei por essa situação, felizmente, no entanto, ninguem melhor que o veterinário para dar o parecer sobre este problema.
Se já lhe disse que poderia adoptar sem problemas, é ir em frente.

Se fosse a si desinfectava tudo (de certeza que já o fez) e deitava fora tudo o que tivesse pertencido aos seus outros gatos.

Desejo-lhe as maiores felicidades com os novos gatinhos :D
Sónia
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado mai 31, 2014 10:03 pm

catrules Escreveu:Nunca passei por essa situação, felizmente, no entanto, ninguem melhor que o veterinário para dar o parecer sobre este problema.
Se já lhe disse que poderia adoptar sem problemas, é ir em frente.

Se fosse a si desinfectava tudo (de certeza que já o fez) e deitava fora tudo o que tivesse pertencido aos seus outros gatos.

Desejo-lhe as maiores felicidades com os novos gatinhos :D

concordo com a Catrules. Desinfecte todo e deitava fora o que pertenceu aos outros gatos. Em relação a transportadoras bastará uma boa desinfecção. A lixívia é o melhor para desinfectar. As roupas devem ser lavadas a temperaturas acima dos 40 graus. Pelo menos estou a guiar-me por conselhos dados pelo vet das minhas gatas. Infelizmente também passei pelo mesmo na mesma altura. Mas de 6 gatos só me morreram 2. A sobrevivência das outras dever-se-há a terem um bom sistema imunitário.

Em relação ao vírus que causa a panleucopénia, até mesmo nós podemos trazer para casa sem o sabermos.

Como disse, as restantes gatas que tenho encontram-se bem de saúde, e já se passaram 5 meses desde que os outros 2 morreram ( e foi mesmo confirmado que era panleucopénia). Por tudo isso, penso que poderá levar os novos gatuchos sem grandes medos. Boa sorte.
camg
Registado: domingo dez 01, 2013 7:17 pm

domingo jun 01, 2014 3:20 am

Obrigado pelas respostas :)

Desinfectei tudo com lixivia logo depois de terem morrido os gatinhos (e tenciono fazê-lo novamente antes da vinda dos que vou adoptar agora) mas há sempre aqueles objectos impossiveis de desinfectar com lixiva, nomeadamente sofás e móveis de madeira.

Foi-me dito pela veterinária que o virus mesmo que se encontre no ambiente não é possível que resista mais de 6 meses sem um portador vivo, portanto fico um pouco mais descansada mas só quem passa por um caso destes é que sabe o "pânico" que é a ideia de voltar a passar pelo mesmo.

Em relação aos objectos dos gatos antigos foi tudo para o lixo, comedouros, bebedouros, caixa de areia e até a transportadora...

Agora espero que corra tudo bem com a vinda dos meus novos dois amores :)
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo jun 01, 2014 9:22 pm

Espero que corra tudo bem :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado jun 07, 2014 4:18 pm

Veja aqui: http://www.abcd-vets.org/Guidelines/Pag ... ology.aspx

Este artigo não indica o tempo de vazio sanitário mas, de qualquer forma, só depois de vacinados "com sucesso" (diz ele) devem entrar gatinhos novos em sua casa.

Imagino que este "com sucesso" queira dizer a primeira dose, o reforço e, se calhar, mais algum tempinho para deixar que eles fiquem no topo da imunidade. Mas a sua veterinária lhe dirá.

Sinto muito pelos gatinhos que faleceram e desejo tudo de bom para os que vai adoptar.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”