Veterinários Vila Nova de Gaia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

tanisa14
Membro Júnior
Registado: quarta jun 04, 2014 4:42 pm

quarta jun 04, 2014 4:46 pm

Boa Tarde,

Gostaria de um veterinário profissional e com preços em conta em vila nova de gaia.
Pois pelo que andei a pesquisar e parece que cada um pratica os preços que lhe apetece e apresenta vários planos de vacinação.
Vão me dar um gato/a e gostaria de saber quantas vacinas são necessárias e preços praticados (vacina e consulta)
Outra questão é em relação aos preços da castração/esterilização pois não sei se é um gatinho ou gatinha pois já me deram preços de 60 para gato e 120 para gata (operação + medicação).
Outra questão é em relação a comida para o animal pois o gatinho é de raça persa e uns dizem que deve ser comida da marca royal canin persian e outros dizem que pode ser de outras marcas.
Quanto a areia para o gato o que aconselham a areia normal ou a sílica?
Desde já agradeço toda a vossa ajuda.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 05, 2014 5:55 pm

1º, dar uma ração de boa qualidade se de preferência específica para a raça. É que ter um Persa não fica nada barato, por muito barato que o gato tivesse custado :wink:
Acho que primeiro que tudo, deveria ter-se informado muuuuuuuuuuuuuuito bem sobre felinos e em especial sobre a raça Persa pois é uma que exije muita disponabilidade de tempo para o tratar como ele precisa, disponibilidade economica e muita paciência. Portanto, vá-se preparando para obter um Persa e dar-lhe tudo o que ele necessite. :wink: que, não é pouco!

Areia, hummmm, eu uso das baratinhas, mas não tenho Persas.

Veterinários, não existem Vets baratos, penso eu. De qualquer forma, um Vet não é medido pelo que cobra mas sim pela sua boa prestação profissional... :wink: Mais vale ir a um bom Vet, independentemente do preço, do que ir a um que examina o animal na diagonal... e depois ter que ir na mesma a outro porque afinal não ficou bem esclarecida ou o animal não melhorou... é que até mesmo a nível de vacinas, há Vets e Vets... a vacinação é um acto Veterinário que acarreta alguma responsabilidade... um animal pode morrer após vacinação se não tiver sido examinado convenientemente antes de ser vacinado... :wink:

Neste tópico, encontrará muitas dicas sobre o tratamento dos Persas...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30134

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tanisa14
Membro Júnior

quinta jun 05, 2014 7:26 pm

Desde já agradeço a Leonilde de Carvalho toda a informação dada.
Sou uma apaixonada por gatos, pois desde pequena que convivo com eles. Nunca tive um só meu, mas todas as pessoas da minha família que tem gatos deixam ao meu cuidado quando se ausentam. Sendo um deles de raça persa.
Em relação a esclarecimentos sobre a raça já li em vários fóruns, revistas e tudo o que encontre sobre esta raça.
Sei que a raça em questão requer muitos cuidados, mas da minha parte não faltará tempo, carinho/amor incondicional e dedicação, a única questão que nunca ninguém pode garantir é a parte monetária pois qualquer pessoa está sujeita a que aconteça algo ao seu gatinho independentemente da raça em questão.
O que me indigna é a parte veterinária pois já andei a sondar várias clinicas na minha área de residência e cada um apresenta planos de vacinação distintos e preços bem diferentes. Eu sei que os veterinários não são medidos pelo preço que cobram mas sim pela qualidade dos serviços prestados.
Não sei se está a par de quantas vacinas são realmente necessárias, pois já me disseram uma aos 2 meses e outra dita reforço aos 3 meses e depois anual e em outros lados andava lá constantemente, nãos sei se me pode esclarecer sobre estas disparidades.
Coloquei a questão do tipo de areia ou sílica porque existem várias opiniões e vocês como já andam por estas andanças (fórum) há mais tempo podiam ter uma opinião formada. E também porque eu como sou enga. de segurança no trabalho sei que no diz respeitos aos trabalhadores a exposição a sílica é prejudicial não sei é se existe algum estudo acerca do seu uso a nível dos animais.
A comida é outra questão importante porque nos veterinários nos quais me desloquei já ouvi de tudo. Claro que a maior parte das pessoas aconselha a ração especifica da royal canin, mas já vi comentários bons sobre a arden grange, já verifiquei que em lojas online (por exemplo: tiendanimal) consegue-se preços mais acessíveis dos que praticados cá em portugal.
O gatinho/a nasceu no dia 23 deste mês e eu já ando a comprar tudo que é preciso, encontro-me ansiosa pela sua chegada, tanto é que o meu marido diz que ando insuportável por andar sempre na net a pesquisar coisas. Já adquiri os seguintes itens:
- 1 arranhador;
- taças de comida em inox (separadas); (vi que existem umas fontes de água xpto mas não sei se compensam)
- 1 transportadora;
- vários pentes;
Está em falta os seguintes itens:
- cama porque estou indecisa devido a vasta oferta que há sobre qual o género mais apreciado.
- areia/ sílica e comida ando a analisar qual a melhor solução.
- brinquedos compro quando estiver mais perto da sua chegada mas da vossa experiência se me disseram qual é que os vossos bichanos adoram agradecia.

Sabe uma coisa por muito que se leia existem sempre questões atrás de questões que ficam no nossos pensamentos.
Não sei se sabe em qual decreto-lei ou lei que está publicado os preços dos actos veterinários.
Muitíssimo obrigada :)

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :?
Última edição por tanisa14 em quinta jun 05, 2014 7:57 pm, editado 1 vez no total.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta jun 05, 2014 7:41 pm

O que quer dizer com "andava lá constantemente"? O plano de vacinação é aquele que indicou - vacina, reforço após um mês e reforço anual, podendo variar ligeiramente caso se opte por dar vacina da Felv.
Os atos veterinários não estão tabelados, tanto quanto me consta, por isso é mesmo ver e principalmente ganhar confiança com o vet. Os preços que falou de esterilizações são normais.

Quanto a questões relativas à especificidade da raça, pode colocar um tópico no subforum dos persas, talvez aconselhem melhor.
tanisa14
Membro Júnior

quinta jun 05, 2014 8:06 pm

Boa noite Bingley,

Houveram clinicas veterinárias que me deram um plano de vacinação diferente do que mencionei tinha de me deslocar perto de 5 vezes ao local só por causa das vacinas pois eles associavam a vacinação as deslocações com a desparasitação.
Em relação a castração/esterilização encontrei uma clinica que pratica 37€ macho e 62€ fémea preços finais já com medicação por isso acho que há clinicas que tiram um bom proveito destes atos e perguntei se existe essa tabela que regulamenta os preços praticados. De qualquer das formas irei questionar a ordem dos veterinários sobre esse assunto se não conseguir aqui no fórum. Pois como a maioria dos sectores de atividade os preços tem de estar tabelados.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta jun 05, 2014 8:45 pm

Gostava de saber que atividades são essas com preços tabelados. Devo andar muito distraída 8)

Quanto aos preços que indicou, é preciso cuidado para o barato não sair caro. Tente obter referências. Havia um vet em Gaia que era muito afamado por praticar preços baixos mas também era conhecido por muita gente como "o carniceiro", pois as suas práticas não eram as ideais.
Quanto à ida 5 vezes ao vet, obviamente que lhe apresentaram foi um plano de cuidados iniciais que incluia vacinação edesparasitação, é uma questão de informar que consegue desparasitar em casa (e faze-lo, claro), e já não tem que ir lá tantas vezes[/b]
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

quinta jun 05, 2014 9:54 pm

tanisa14 Escreveu:Boa noite Bingley,

Houveram clinicas veterinárias que me deram um plano de vacinação diferente do que mencionei tinha de me deslocar perto de 5 vezes ao local só por causa das vacinas pois eles associavam a vacinação as deslocações com a desparasitação.
Em relação a castração/esterilização encontrei uma clinica que pratica 37€ macho e 62€ fémea preços finais já com medicação por isso acho que há clinicas que tiram um bom proveito destes atos e perguntei se existe essa tabela que regulamenta os preços praticados. De qualquer das formas irei questionar a ordem dos veterinários sobre esse assunto se não conseguir aqui no fórum. Pois como a maioria dos sectores de atividade os preços tem de estar tabelados.

do que posso informar dentro dessa área cada veterinário tem o seu precário(valor do material+o justo pelo que faz).

imagine da seguinte forma:
o vet compra ao fornecedor um medicamento que custa X
o vet ira aplicar um valor Y ao valor X para este poder pagar ao fornecedor e ter lucro para a própria clínica.
por isso muitos veterinários fazerem diferenças de preços e terem muitas das vezes medicamentos diferentes de clínica para clínica(há os medicamentos mais baratos e mais caros por assim dizer), muitos deles só cobram o valor X e o valor Y(que é o trabalho bem feito) nem sequer se importam por outras palavras 'o animal não é deles' entendeu? há imensos profissionais na área que sabem o que fazem e fazem-no pelo gosto há outro que é só o ganha pão e não ligam se o animal melhora ou não o que lhes interessa e ter a sua margem de lucro.

para ter noção chegou as mãos do meu coordenador de estagio uma senhora muito aflita(pudera) que o bichano dela não melhorava e já ia no 3 mês, e entre tantas analises eu e os meus colegas apuramos que o animal não melhorava pois estava-lhe a ser administrado o medicamento incorrecto e mal começou a ser tratado na clínica onde faço estagio ele recuperou em 15 dias, ao seja a senhora optou por um serviço mais barato(que de tantas vezes lá ir começou a ficar mais caro e sem resultados) sem tirar primeiro informações da clínica em questão e o vet dessa clínica só queria lucrar fazendo os animais recuperarem muito lentamente(e acredite já fez alguns falecerem).

por isso em vez de se preocupar com preços(isso é cliché) procure antes um bom profissional dependendo ou não do preço, por exemplo onde eu estou a castração nos gatos é 50(para gatos pequeno é 40) e nas gatas 90(preço incluído medicação, consulta, e 1 saca de ração para esterilizados), se é um preço baixo? eu não sei só lhe posso garantir que eles entram e saem sempre bem, e por exemplo dentro do preço ainda baixamos mais se a pessoa tiver mais que 5 animais para castrar, mas levam o mesmo tratamento como se pagasse o nosso valor fixo.

até lhe dou uns exemplos um pouco off-topic:
se você for por exemplo a dois cabeleireiros diferentes e com preços diferentes vai ao mais barato certo? mas pode sair de lá mal atendida e se calhar no mais caro fica bem atendida.
resumindo os preços não dizem quem é o melhor ou pior.
informe-se primeiro antes de ir a qualquer um dos profissionais, pesquise um pouco(e não ligue a preços porque quando vai ao médico também não vai ver preços) e escolha o melhor :wink:

espero ter ajudado.
Última edição por cris94 em quinta jun 05, 2014 10:18 pm, editado 1 vez no total.
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
cris94
Membro Veterano

quinta jun 05, 2014 10:02 pm

Bingley Escreveu:Gostava de saber que atividades são essas com preços tabelados. Devo andar muito distraída 8)

Quanto aos preços que indicou, é preciso cuidado para o barato não sair caro. Tente obter referências. Havia um vet em Gaia que era muito afamado por praticar preços baixos mas também era conhecido por muita gente como "o carniceiro", pois as suas práticas não eram as ideais.
Quanto à ida 5 vezes ao vet, obviamente que lhe apresentaram foi um plano de cuidados iniciais que incluia vacinação e desparasitação, é uma questão de informar que consegue desparasitar em casa (e faze-lo, claro), e já não tem que ir lá tantas vezes
como o user referiu, a desparasitação pode fazê-la em casa sem ter que levar com o custo de uma consulta, e ir ao vet e pedir(que qualquer vet lhe dará tanto exterior como interior) têm é que referir o peso exacto do gato(há vet's que dão comprimidos outros pasta para a interna)(a externa dependendo do vet, pois há clínicas que só vendem uma marca e outras que vendem mais que uma(tem a ver com a fidelização da clínica com a marca).

quanto a ração pode(deve) dar uma ração de preferência qualidade média a superior(nunca inferior pois o uso dessas rações por vezes pode trazer problemas futuros ao animal em questão) conforme o seu gato precise, há imensas marcas bastante acessíveis e que tem os constituintes ideias para a alimentação do animal, é um questão de pesquisar(aqui no forum existe imensa informação) sobre as várias marcas de ração, e quando for ao vet(se for um bom profissional) irá aconselhar o melhor tipo de ração para o animal tal como os cuidados.
em relação areia eu na minha experiência pessoal uso uma bastante acessível sem poeiras e resíduos, pode optar por experimentar várias gamas até ver a perfeita para si e para o seu animal.
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

sexta jun 06, 2014 2:04 pm

Penso que os preços de castração\ esterilização não diferem muito de clinica para clinica...acho 60€ para esterilizar uma fêmea é um preço extremamente baixo, se fosse comigo eu desconfiava. Ainda ontem levei a miuda mais nova para esterilizar e paguei 111€, foi a esterilização mais desparasitação interna e cortar as unhas, o preço da esterilização foi 100€. Penso que é +\- o preço que se pratica em quase todas a clinicas, ainda liguei para outra clinica que já conheço, e ficava mais caro 20€, mas nem foram esses 20€ que me levaram a optar pela mais barata, optei porque sei que tem os melhores vets do Algarve na clinica onde levo os meus miudos. Eu sei que custa "largar" assim 100€, mas temos que pensar primeiro no bem estar dos nossos meninos.
tanisa14
Membro Júnior

sexta jun 06, 2014 5:06 pm

Agradeço a todos/as a vossa colaboração no esclarecimento das questões em causa.
Eu não estou a ver só a questão de preço, pois já tinha mencionado a qualidade de um serviço depende de diferentes variáveis e cada pessoa dá mais valor a uma ou outra variável. Pois o que é um serviço de qualidade para uma pessoa pode não ser para outra porque não corresponde a sua expectativa.
E como em todo sector de atividade temos maus e bons profissionais independentemente de toda a panóplia de equipamentos que lá possua.
Penso já ter clarificado algumas questões.
Em relação ao veterinário ainda me faltam contactar algumas clinicas e depois tomarei uma decisão.
Apenas queria ter uma opinião das clinicas como referência, porque uma coisa é deslocarmos ao local e outra coisa bem distinta é o serviço prestado.
Posso até dar exemplos de outras atividades com as quais me cruzo na minha atividade profissional, muitos restaurantes de renome se as pessoas vissem o que se passa no interior das suas cozinhas pensava melhor se ia lá mais alguma vez. E quem diz restaurantes fala noutras atividades.
Fico feliz por ter tido estes esclarecimentos da vossa parte, eu como sou uma pessoa que antes de escolher qualquer coisa primeiro faz uma sondagem do mercado fruto talvez da minha atividade profissional.
Se não for muito abuso da minha parte gostaria de colocar outra questão:
- os vossos bichanos destroem os vossos sofás?
Pois venci uma batalha com o meu marido, para finalmente ter um gatinho cá em casa. Porque meteram na cabeça dele que o gato vai afiar as unhas ao sofá e como é um de pele ele recusou várias vezes a vinda de um gatinho.
Consegui convencer agora porque como já mencionei os gatos do meu irmão não fazem nenhum estrago no sofá pois vão ao arranhador.
Numa reunião do condomínio estávamos a comentar da vinha do gatinho e uma vizinha disse que os 2 gatos estragaram o sofá todo.
Por isso aceito todas as sugestões para tal situação não acontecer além do arranhador o que mais preciso de ter em atenção?
Beijinhos e muitíssimo obrigada

:D :D :D :D
cris94
Membro Veterano

sexta jun 06, 2014 5:51 pm

em questão afiar as unhas, opte por ter um arranhador que esteja sempre disponível, e corte as pontinhas das unhas sempre que vir que começam a ficar demasiado grandes, pode optar por ter capas protectoras nos sofás :wink:

edit: olhe cá em casa tenho 4 coisas bem aguçadeiras pois os sofás estão de lado totalmente esfarrapados :twisted: mas nem me preocupo quando recebo visitas cubro-os com uma mantinha(só para não parecer mal) mas brevemente vou renova-los(estufa-los com um novo tecido e cor).
e para alem dos sofás nesse estado estão as cadeiras da cozinha que são em verga, e a parte de baixo do colchão da cama :roll: , as cadeiras da sala são de pele e elas nem lá tocam porque uso um produto(não me lembro agora o nome) não tóxico que se encontra em vet's e lojas de animais para eles não aguçarem as unhas na pele. mas nos sofás pode optar por capas ou mantinhas 8)
tanisa14
Membro Júnior

sexta jun 06, 2014 6:12 pm

Muito obrigada Cris94,

Já tinha visto os produtos a venda, mas não sabiam se são realmente eficazes e se não mancham ou estragam os sofás.
Acho que dão o nome de repelentes mas posso estar enganada.
como por exemplo este:
http://www.trixie-pet.com/en/prod/Cat_K ... pray,14920

Vi também que existem produtos para colocar no arranhador e outros objetos do gatinho para atrair o mesmo.
Serão mesmo eficazes? E não mancham ou estragam eis a questão?
Pois tenho de ter 7 olhos para ver se o bichinho não vai lá.
Beijinhos
cris94
Membro Veterano

sexta jun 06, 2014 6:23 pm

tanisa14 Escreveu:Muito obrigada Cris94,

Já tinha visto os produtos a venda, mas não sabiam se são realmente eficazes e se não mancham ou estragam os sofás.
Acho que dão o nome de repelentes mas posso estar enganada.
como por exemplo este:
http://www.trixie-pet.com/en/prod/Cat_K ... pray,14920

Vi também que existem produtos para colocar no arranhador e outros objetos do gatinho para atrair o mesmo.
Serão mesmo eficazes? E não mancham ou estragam eis a questão?
Pois tenho de ter 7 olhos para ver se o bichinho não vai lá.
Beijinhos
pode optar pelas capas protectoras, esse repelente não conheço nem sei os seus constituintes para a informar se é ou não eficaz
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

segunda jun 16, 2014 3:24 pm

cris94 Escreveu:em questão afiar as unhas, opte por ter um arranhador que esteja sempre disponível, e corte as pontinhas das unhas sempre que vir que começam a ficar demasiado grandes, pode optar por ter capas protectoras nos sofás :wink:

edit: olhe cá em casa tenho 4 coisas bem aguçadeiras pois os sofás estão de lado totalmente esfarrapados :twisted: mas nem me preocupo quando recebo visitas cubro-os com uma mantinha(só para não parecer mal) mas brevemente vou renova-los(estufa-los com um novo tecido e cor).
e para alem dos sofás nesse estado estão as cadeiras da cozinha que são em verga, e a parte de baixo do colchão da cama :roll: , as cadeiras da sala são de pele e elas nem lá tocam porque uso um produto(não me lembro agora o nome) não tóxico que se encontra em vet's e lojas de animais para eles não aguçarem as unhas na pele. mas nos sofás pode optar por capas ou mantinhas 8)

Pode colocar aqui o nome do produto que usa nas cadeiras ou colocar uma foto....

Obrigado
Devemos ajudar sempre os animais
cris94
Membro Veterano

terça jun 17, 2014 11:32 am

paulacris2 Escreveu:
cris94 Escreveu:em questão afiar as unhas, opte por ter um arranhador que esteja sempre disponível, e corte as pontinhas das unhas sempre que vir que começam a ficar demasiado grandes, pode optar por ter capas protectoras nos sofás :wink:

Pode colocar aqui o nome do produto que usa nas cadeiras ou colocar uma foto....

Obrigado
se calhar é mais fácil dizer a loja em que comprei, é no porto assim que lá for novamente comprar eu tiro foto a embalagem com o nome, é que eu tenho para aqui o dito cujo mas não sei onde o pus pois tenho a casa numa bagunça das mudanças

edit: a minha mãe também tem cadeiras de pele e ela não usa produto algum, esfrega lavanda(alfazema) seca nas cadeiras e de facto nunca vi as cadeiras arranhadas(ela tem 6 gatos adultos mais 4 crias retiradas da rua) se resulta ou não eu não sei nunca experimentei mas ela usa e lá tem as cadeiras e os sofás impecáveis até dá inveja :lol: , e costuma também fazer chás de alfazema para limpar nos sítios onde os gatos marcam território para não voltarem lá a fazer.
Responder

Voltar para “Gatos”