Troca de marca de areia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Triade
Registado: domingo jun 15, 2014 10:10 pm

domingo jun 15, 2014 10:25 pm

Boa noite,

Espero que me possam ajudar com uma pequena questão que surgiu com a comunidade felina cá de casa.

Somos os orgulhosos donos de 2 gatas (uma com um ano e outra de 10 meses) ambas esterilizadas. Recentemente adoptámos um gatinho com pouco mais de 2 meses, que não estava ser muito bem tratado onde estava. Bem, o giraço adaptou-se e agora já são os 3 amigos. :D
Com este aumento na família, decidimos mudar o tipo de areia que compravamos, de modo a reduzir os custos, já que nos pareceu melhor baixar no preço da areia do que da ração.

Acontece que desde que trocámos de areia o pequenito deixou de tapar as necessidades. A areia que usamos agora tem um aroma a morango, será por isso que ele já não tapa?
As outras duas gatas tapam quase sempre, mas também já vimos uma delas a não tapar.

Será pela troca da areia? Devo trocar para outra? Alguma sugestão?

Grata desde já!
silvanus
Membro
Registado: sexta dez 27, 2013 2:50 pm
Casal de Caturras

segunda jun 16, 2014 9:05 am

possivelmente é o cheiro da areia, a minha quando comprei areia com cheiro havia vezes que também nao tapava, agora so uso as areias sem cheiro.
mas areia com cheiro a morango? essa é nova, inventam tudo :lol:
Silvana Martins
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça jun 17, 2014 3:40 pm

vejo duas hipoteses....

ou não gostam de todo do cheiro e/ou da areia (e acredite que os gatos embirram com tudo e mais um par de botas) ou...
pode ser "dominancia" - introduziu um macho em casa. Ele terá tendência para se armar em "homem da casa" e, uma das maneiras de demonstrar quem manda é....não tapar as fezes.

o cheiro a "morango" que refere leva-me a pensar que não gostem do cheiro e/ou da areia. parece-me um cheiro muito estranho ao universo felino.
há areias baratas que os gatos toleram bem (o areão e/ou a aglomerante do Lidl são baratissimas e muito bem toleradas).
o areão do PD é também bastante aceitável.
Triade

quarta jun 18, 2014 12:17 am

Também só recentemente descobri esta areia com cheiro a morango. Admito que cheira mesmo bem, mas faz sentido que para os felinos seja um cheiro estranho.

Agora as meninas também deixaram de tapar as fezes... tenho mesmo de trocar de areia. Essas do Lidl e do PD são aglomerantes? Sabe se deitam muito pó? O mais pequenito teve uma conjuntivite há pouco tempo e apesar de a vet dizer que ele já está bem, tenho receio que o pó lhe possa fazer mal.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta jun 18, 2014 8:12 am

tanto o PD como o Lidl têm aglomerantes.

a do PD custa 3.99 € por saco de 4? ou 5kg (é um saco branco e azul com um gato branco felpudo)

a do Lidl aglomerante é a das caixas. Já não me lembro do preço....
são caixas de 5kg.

o Continente também tem aglomerante jeitosa.

o elas terem deixado de tapar pode ser reacção ao facto de ele não tapar - "ai não tapas ?? pois....nós também não!" :roll:

caso tenha problemas com cheiros há "desodorizantes para areias" - há no minipreço (parece uma embalagem de PóVim) - é quanto o mim a melhor.
no Continente comprei um numa caixa de papelão - não era mau.
mas....pode usar pó talco daquele baratucho.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jun 22, 2014 1:53 pm

Qualquer desodorizante em pó causa pó quando reviram a areia... logo, esse pó pode causar alergias...
Nada como mudar mais vezes o areão do que disfarçar os cheiros com desodorizantes... por este motivo, uso areões baratos para não pesar muito no bolso a renovação constante do areão :wink:

Não tapar as fezes, tem duas interpretações. Uma é a da dominância já referida e a outra, mais para gato que seja únicos na casa que é a de estar muito seguro do que o rodeia, portanto confiante, sem medos/receios!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Triade

quinta jun 26, 2014 9:52 pm

Por sorte, na loja de animais a que costumamos ir, houve uma promoção da areia que utilizavamos antes. Comprámos um verdadeiro carregamento de areia. :)

Quando fizémos a troca da areia, o problema resolveu-se. Todos eles voltaram a tapar as necessidades, o que me diz que era mesmo um problema da areia anterior.

Foi mais um investimento, mas por estas beldades tudo vale a pena! :D

Quanto esta areia terminar vou seguir os vossos conselhos, que desde já agradeço, tendo em atenção a questão do pó.

Muito obrigada a todos pela ajuda e pelas sugestões!
Responder

Voltar para “Gatos”