gatinhos bebes

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MillaCouto
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm

sábado jul 05, 2014 5:32 pm

boa tarde! A minha avó tem uma gatinha que nem um ano tem mas está sempre a engravidar.. o problema é que ela tem os bebés e depois eles morrem passado pouco tempo.. provavelmente à fome. A gata é muito pequenina e come muito pouco.. provavelmente o leite que ela produz nao é suficiente para os gatinhos. A minha questão é: devo tirá-los da mãe, comprar um leite especial na farmácia e alimentá-los a biberon e quando estiverem autonomos, voltar a colocá-los lá? A casa da minha avó fica muito longe, o que me impede de ir controlando se a gata come, se lhes dá de mamar, ou se engordam com o passar dos dias... e a minha avó pouco liga a isso porque a idade ja nao o permite. Obrigada pela atençao
Eduarda Couto
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado jul 05, 2014 5:52 pm

O que deve fazer, para bem da gatinha, é esterilizá-la.

Para além dos benefícios de saúde que a esterilização traz (em todos os casos; mais a mais, se a gatinha é débil, gravidezes sucessivas só a enfraquecem progressivamente), é extremamente difícil criar gatinhos a biberão. A maior parte deles não sobrevivem.

E, ainda que os conseguisse fazer vingar, colocá-los no mesmo meio significa que, daqui a uns tempos, tem um monte de gatos sempre a aumentar.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MillaCouto
Membro Veterano

sábado jul 05, 2014 5:56 pm

eu vou tratar da esterilização mas é complicado porque a minha avó nao é a favor disso, ou seja, tenho que o fazer quando la for com mais tempo.. e sem ela saber. Então deixo-os lá com a mãe? Custa me imenso saber que poderão ter o fim dos outros :( quanto a colocá-los no mesmo meio, provavelmente nem será isso q vou fazer... tentarei arranjar donos responsáveis.
Eduarda Couto
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado jul 05, 2014 6:37 pm

Pode tentar comprar leite especial para gatinhos e alimentá-los a biberão mas, partindo do princípio de que são muito pequeninos ainda, terá de o fazer de duas em duas horas -- isto para além de outros cuidados. Se optar por isto, depois indico um tópico onde está tudo explicadinho.

O ideal, nessa situação, seria arranjar uma gata que estivesse a amamentar e aceitasse os bebés.

Quanto à esterilização da gatinha sem a sua avó se aperceber, vai ser complicado... ou talvez não tanto, dependendo do método utilizado. Também pode arranjar uma desculpa de achar que a gatinha não está bem e trazê-la para sua casa para ser esterilizada e fazer o pós-operatório.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MillaCouto
Membro Veterano

sábado jul 05, 2014 7:19 pm

eu sei que tenho que dar o biberão de duas em duas horas e tenho disponibilidade para tal. Pode então indicar me onde explica pormenorizadamente? Fui lá agora e a gata mudou de sitio... amanha terei que lá ir novamente. :/ Quanto à esterilizacao ja tenho tudo mais ou menos encaminhado... fiz o mesmo com um deles e a minha avó nem sonha ! Obrigada pela ajuda!
Eduarda Couto
Tassebem
Membro Veterano

sábado jul 05, 2014 9:40 pm

Cá está, é um artigo escrito pela forista LeonildeCarvalho:

http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=39103

Desejo-lhe a maior das sortes e, se tiver alguma dúvida ou dificuldade, exponha-a aqui, que com certeza encontrará alguma ajuda.
Ana_90
Membro
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

domingo jul 06, 2014 8:27 pm

A esterilização da gata é sem dúvida a melhor opção, não só para que não tenha gatinhos, uma vez que a gata tem o problema da amamentação, mas também por causa da saúde em geral da gata.

Hoje, muito me arrependo de não ter esterilizado a minha gata logo no início, quando ainda era bebé, pois agora está com tumores mamários e vai ter de ser operada (realizar uma mastectomia) e ao mesmo tempo realizar a esterilização.

Espero que os gatinhos consigam crescer saudavelmente!:)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 09, 2014 1:00 pm

Sem dúvida que a esterilização é a melhor opção a tomar.
Veja, no post anterior a este meu, o que a Ana_90 escreveu... :wink:

Depois diga como vai a situação dos gatinhos...

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”