Como emagrecer um gato jovem

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

terça jul 15, 2014 11:24 am

Olá pessoal, vinha pedir a vossa experiente opiniao sobre como fazer pra emagrecer gatos. A nossa situacao é a seguinte. O shin Chan era gato abandonado e veio pra nos bastante desnutrido e magro (tinha 1 mês e pesava 490gr) desde logo comecou com racao royal canin da vet sem restricoes de quantidades e como reagiu muito bem optamos por manter a marca e compramos 10kg de kitten.... estava ele nos 7 meses e foi castrado, mas ainda tinhamos uns 3/4kg da racao kitten e a vet disse pra n jogar fora mas assim k acabasse comecar a esterilizada....contudo mantivemos sem restrições de doses :/ em cerca de 2/3 meses de manter a antiga ração ele ganhou logo mais peso, agora ta com cerca de 4,5kg e actualmente 11meses e notam-se umas bolinhas de gordura na barriguita. Compramos 15kg de royal canin sterilised, e a dose k recomendam pra 4kg é de 57gr racao/dia mas se meter akilo tudo lá (à noite) só de madrugada ele papa tudo.... estamos a dividir ao meio a ração e damos de 12/12h mas nota.se k anda com fome e procura comida! Isto corta me o coracao mas k posso fazer? Estarei a agir correctamente!?
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

terça jul 15, 2014 4:28 pm

Também tenho assim um esfomeado, o desgracado esta sempre com fome... Já pesa 7kilos e tem 1 ano não deixo a ração a disposição, nunca mesmo e come a quantidade recomendada, mas mesmo assim não emagrece... Ele deve engordar com o ar...
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça jul 15, 2014 7:39 pm

Aconselhe-se com o vet, 4,5kg pode não ser muito para a estrutura do gato (tenho um com 6,5kg não é nada gordo) e a barriguita não me parece um indicador fiável.
Além disso, com 11 meses ainda é muito jovem, penso que não há necessidade de racionar tanto a comida. Além disso, as tabelas são meramente indicativas, há que vigiar sim, mas nem encher o animal de comida nem dar-lhe fome, os organismos não são todos iguais
anne20
Membro Veterano

terça jul 15, 2014 10:11 pm

A Bingley tem razao..... ;)
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
wahinept
Membro
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

domingo jul 27, 2014 12:18 am

Em relação à nutrição do gato pergunte ao vet. Ele pode ter 4 kg mas pode não ser o peso ideal dele o meu pesa 5 kg e para gato castrado está bom é manter assim. Agora pode tentar emagrecer fazendo também mais exercício com ele, brincar com ele com cordelinhos e isso, basicamente jogos de caça.
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

segunda jul 28, 2014 9:50 pm

Olá

Posso lhe deixar aqui um pouco da minha experiência em emagrecer gatos, mas acho que em primeiro lugar deve mesmo se aconselhar com o seu Vet., não só porque o gato é jovem, como também pode se dar o caso de esse ser o peso ideal para ele. Cada gato é um gato, a minha por exemplo é uma gata para cerca 5,500kg a 6,000kg, ela é uma animal grande.

É de facto importante ter cuidado com a comida depois de um animal ser castrado, mas fale com o vet, para ele lhe aconselhar que tipo de comida, quantidade etc, é o melhor que tem a fazer para já.

Falou que dava a comida repartida em duas vezes ao dia, certo!? Se tiver oportunidade faço como eu faço com a minha, divida por mais vezes ao dia – tipo um pouco de manhã, um pouco após o almoço, mais um pouco perto da hora do jantar e o resto antes de se deitar – não sei se tem vida para isso, eu como tenho o meu pai em casa durante o dia consigo.

De facto é bastante difícil conseguir emagrecer um gato…. temos mesmo que ter o coração duro e resistir aos seus miados de fome e seguir a dieta á risca. Eu já luto para emagrecer a minha gata há cerca de 3 anos… e entre variadas marcas de comida que já experimentei só agora parece que acertei e vejo resultados, em 1 ano e 3 meses ela passou dos 8,650 kg para 6,600kg … estamos no bom caminho (com muitos elogios dos vet.).

Eu confesso que de vez em quando lhe dou uma gloseimas por fora, há dias que ela fica impossível, e eu tenho medo que ela entre em stress por causa da dieta. Disse isso ao vet, e ele disse que não tinha qualquer problema, uma vez que a dieta estava a resultar a olhos vistos.

Fale que o seu vet. depois se precisar de algumas indicações quanto às comidas que já experimentei é só perguntar.
anne20
Membro Veterano

segunda jul 28, 2014 10:31 pm

Obrigada pela resposta. É smp bom as experiências pessoais de cada um. E boa sorte com a sua gatinha! ! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”