Olá! Tenho um gato com 8 anos. Desde que o castrei (tinha um ano de idade) que tem tendência para ter infeções urinárias graves. Ultimamente chegou a ter uma infeção nos rins. A última infeção urinaria que teve nem tem um mês e parece que está novamente doente. Esta última foi tratada logo no início. Tal como agora, começou a urinar fora da liteira, mas não manifestava comportamento agressivo (o que é muito normal neste gato). Passadas duas semanas está novamente com este comportamento. Irei recolher urina para que a veterinária analise, pois é um gato muito nervoso e tento não fique muito stressado ao sair de casa. Primeiro recolho a urina e se de facto manifestar algo levo ao veterinário, pois para ele esta saída importa mesmo muito sofrimento.
Desde que estas infeções começaram a ser mais recorrentes, comecei a dar-lhe a ração da Royal Canin de tratamento (anteriormente comia para gatos esterilizados desta marca). Acontece que estão a surgir com menos espaço de tempo: duas num mês, por exemplo.
Questiono-me se urinar fora da liteira poderá indicar algum sinal de senilidade e se efetivamente estas rações evitam que adoeça mais frequentemente. Estou muito preocupada, pois, além dos enormes gastos que estou a ter, a esperança de vida do meu gato e a sua qualidade de vida estão a diminuir drasticamente.
Gostaria de saber se alguém já passou por isto com algum gato e o que me aconselham.
Obrigada
Infecção urinária
Moderador: mcerqueira
Olá. Tenho um gato com exatamente 8 anos também e infeções urinárias frequentes desde antes de 1 ano.
Convém saber exatamente o que está na origem dessas infeções - o meu associa uma tendência para o ph alto, com formação de cristais de estruvite com tendência para as cistites idiopáticas (isto é, irritação da bexiga de causas desconhecidas, no caso de meu despoletadas em situações de stress).
A questão do ph alto não se resolveu com a ração da Royal Canin, mas sim com a da Specific, por isso acho que se os problemas do seu tiverem a mesma origem, é boa ideia tentar outras marcas de ração terapeutica - nem todos se dão bem com a mesma.
O urinar fora da liteira não será sinal de senilidade (é um gato muito novo para isso) mas também pode não significar necessariamente nova infeção mas apenas uma aversão à liteira por associar a dores.
Volte a conversar com o vet, quem sabe consulte outro se achar que não está a ser bem acompanhado, e veja alternativas. Há também suplementos que protegem as paredes da bexiga (tenho outro gato que toma um). E essencialmente vigie bem e faça análises com alguma regularidade, se já houve infeção nos rins a probabilidade de vir a ter problemas renais é ainda maior - o meu já tem ambos os rins deformados, felizmente ainda conseguem manter um funcionamento combinado e os valores das analises sanguineas estão normais, mas faz também um suplemento para ajudar.
Convém saber exatamente o que está na origem dessas infeções - o meu associa uma tendência para o ph alto, com formação de cristais de estruvite com tendência para as cistites idiopáticas (isto é, irritação da bexiga de causas desconhecidas, no caso de meu despoletadas em situações de stress).
A questão do ph alto não se resolveu com a ração da Royal Canin, mas sim com a da Specific, por isso acho que se os problemas do seu tiverem a mesma origem, é boa ideia tentar outras marcas de ração terapeutica - nem todos se dão bem com a mesma.
O urinar fora da liteira não será sinal de senilidade (é um gato muito novo para isso) mas também pode não significar necessariamente nova infeção mas apenas uma aversão à liteira por associar a dores.
Volte a conversar com o vet, quem sabe consulte outro se achar que não está a ser bem acompanhado, e veja alternativas. Há também suplementos que protegem as paredes da bexiga (tenho outro gato que toma um). E essencialmente vigie bem e faça análises com alguma regularidade, se já houve infeção nos rins a probabilidade de vir a ter problemas renais é ainda maior - o meu já tem ambos os rins deformados, felizmente ainda conseguem manter um funcionamento combinado e os valores das analises sanguineas estão normais, mas faz também um suplemento para ajudar.
Olá. Obrigada pela resposta. Vou verificar com a veterinária se é esse o caso do meu gato. A ração que dá ao seu gato não conheço, mas vou sugerir à veterinária, caso seja esse o problema do meu gato. Contudo, vivo no Funchal, o que me impossibilita, por vezes, adquirir determinadas marcas.
Vamos lá ver..
Obrigada
Vamos lá ver..
Obrigada