Escova para gato persa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo mar 19, 2006 4:48 am
- Localização: 1 gato persa, 1 gata europeia comum, 1 gato persa cruzado com ciames e uma tartaruga
Olá, boa tarde.
Tenho um novo membro na familia, um gato persa e gostaria de saber qual a escova adequada para o escovar.
Obrigada
Tenho um novo membro na familia, um gato persa e gostaria de saber qual a escova adequada para o escovar.
Obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Criei e expus Persas e nunca escovei um na vida, pelo menos da forma que eu considero que é "escovar".
Os Persas tomam banho e são secos com o secador enquanto usamos a cardadeira para pentear.
Em exposição damos uns toques com o pente metálico antiestático. Esse pente também serve para ajudar a tirar nós e excesso de pêlo. Mas a ideia de escovar, que os vets tanto recomendam, ultrapassa-me.
Se o fizessemos, partiamos o pêlo todo e os gatos ficavam horríveis e sem condições para concorrer.
Os Persas tomam banho e são secos com o secador enquanto usamos a cardadeira para pentear.
Em exposição damos uns toques com o pente metálico antiestático. Esse pente também serve para ajudar a tirar nós e excesso de pêlo. Mas a ideia de escovar, que os vets tanto recomendam, ultrapassa-me.
Se o fizessemos, partiamos o pêlo todo e os gatos ficavam horríveis e sem condições para concorrer.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
Aproveitando este tópico, e porque alem de ter um ragdoll (falando apenas nos de pelo longo) tenho agora um persa com 3 meses, e todos os dias o penteio com a cardadeira...sempre pensei que o deveria fazer para evitar os nos...estou errada watermonitor?WaterMonitor Escreveu:Criei e expus Persas e nunca escovei um na vida, pelo menos da forma que eu considero que é "escovar".
-
- Membro Veterano
Honestamente acho que está. Não estou a gozar (parece que sou mal interpretada), estou apenas a dizer a verdade.
Não ponho um pente ou escova nos meus gatos fora da altura em que os estou a secar.
Dou-lhes banho mais ou menos uma vez por mês e acrescento que agora, que não estou a concorrer, eles andam um bocado mais foleiros. A seguir ao banho seco e aí sim uso a cardadeira para pentear.
Porque não estou a concorrer e para facilitar o pentear, no banho uso o condicionador. Se estivesse a concorrer, alguns deles não levariam o condicionador porque torna o pêlo mais mole e menos armado.
Não ponho um pente ou escova nos meus gatos fora da altura em que os estou a secar.
Dou-lhes banho mais ou menos uma vez por mês e acrescento que agora, que não estou a concorrer, eles andam um bocado mais foleiros. A seguir ao banho seco e aí sim uso a cardadeira para pentear.
Porque não estou a concorrer e para facilitar o pentear, no banho uso o condicionador. Se estivesse a concorrer, alguns deles não levariam o condicionador porque torna o pêlo mais mole e menos armado.
-
- Membro Veterano
Alexa,Frederico.
Ainda não experimentei dar-lhe banho...mas acho que será melhor fazê-lo o quanto antes, ate porque o rapaz não acha piada a ser penteado, por isso acho que é melhor habitua-lo o mais rápido possível. Ele é branco, e tem um pouco de manchas a volta dos olhos... não quero que fique, mas acho sempre que aqueles produtos que supostamente tiram as manchas não funcionam, já experimentei porque também tenho um cão branco (bichon maltes) e não funcionou nada 

-
- Membro Veterano
Os produtos para proteger o pêlo da acidez da lágrima só funcionam quando partimos da estaca zero e passamos a aplicá-los religiosamente. No caso dos brancos (bem vinda ao maravilhoso mundo do grooming/horror) é tudo a dobrar.
O melhor conselho que lhe posso dar, mesmo que não acredite, é que procure um bom profissional de grooming em Persas e marque um banho a que possa assistir. Gasta um dinheiro mas vê a pessoa fazer, não há outra maneira de aprender.
Se o seu gato tiver um criador decente, é ligar e pedir para dar banho consigo a ver.
Se tiver mesmo que optar por um profissional, mas dependendo da idade e do temperamento do seu gato, se lhe falarem em sedativos é porque não fazem ideia do que estão a falar.
O melhor conselho que lhe posso dar, mesmo que não acredite, é que procure um bom profissional de grooming em Persas e marque um banho a que possa assistir. Gasta um dinheiro mas vê a pessoa fazer, não há outra maneira de aprender.
Se o seu gato tiver um criador decente, é ligar e pedir para dar banho consigo a ver.
Se tiver mesmo que optar por um profissional, mas dependendo da idade e do temperamento do seu gato, se lhe falarem em sedativos é porque não fazem ideia do que estão a falar.
-
- Membro Veterano
Alexa,Frederico.
Ele não veio de criador, uns amigos tem um casal de persas e tiveram dois gatinhos, nos ficamos com o menino. Quanto a profissional de grooming, por estes lados (Algarve) não conheço nenhum, mas vou perguntar no vet. O que tenho feito nos olhos é limpar com um paninho molhado em agua quente, limpa, mas as manchinhas já la estavam quando o fomos buscar. Vou experimentar dar-lhe banho, ele é muito meiguinho, mas não gosta de estar quietoWaterMonitor Escreveu:Os produtos para proteger o pêlo da acidez da lágrima só funcionam quando partimos da estaca zero e passamos a aplicá-los religiosamente. No caso dos brancos (bem vinda ao maravilhoso mundo do grooming/horror) é tudo a dobrar.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Conheço um no Algarve. Se quiser mando por mp.
-
- Membro Veterano
Não conheço ninguém no Algarve. Não saberei quem é. Mas acho que deve ver essa pessoa a trabalhar e se o seu gatinho for calmo e simpático, mesmo que bufe, não vá cá em conversas de sedativos.
Veja também no YouTube videos de banhos e secagens. As criadoras americanas colocam imensos.
Veja também no YouTube videos de banhos e secagens. As criadoras americanas colocam imensos.
-
- Membro Veterano
Alexa,Frederico.
ReginaVieira Escreveu:Conheço um no Algarve. Se quiser mando por mp.
Obrigada fico a espera da mp.
Warwemonitor, sedativos num animal saudavel, nem pensar, prefiro levar eu com os arranhoes, se for esse o caso.
-
- Membro Veterano
O meu mentor, pessoa que criou e expôs Persas durante mais de 20 anos além de ser groomer profissional (já não vive em Portugal), sempre me disse que os Persas eram uns parvos e não conseguiam dar a mesma luta que um Doméstico.
E é verdade. Um Doméstico enrola e faz "luva de boxe" em segundos. Um Persa, pelo formato de corpo, não consegue.
Até podemos levar uns arranhões e umas dentadas, mas nada comparável aos Domésticos. Nunca um gato meu levou sedativos para nada. Nem sequer o meu macho de linha, que era tremendo, para algaliar.
E é verdade. Um Doméstico enrola e faz "luva de boxe" em segundos. Um Persa, pelo formato de corpo, não consegue.
Até podemos levar uns arranhões e umas dentadas, mas nada comparável aos Domésticos. Nunca um gato meu levou sedativos para nada. Nem sequer o meu macho de linha, que era tremendo, para algaliar.
-
- Membro Veterano
São é gordos e de pata curta. Mesmo que tenham vontade, não conseguem fazer os contorcionismos dos outros gatos. 

-
- Membro Veterano
Alexa,Frederico.
Penso que esta senhora é onde eu levava o Afonso para tomar banho, mas depois ela mudou-se e perdi-lhe "o rasto". Obrigada