problema em gatinha de 11 anos...ajuda!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
79mimi
Membro Júnior
Registado: domingo ago 24, 2014 5:39 pm

domingo ago 24, 2014 6:04 pm

Vou estrear-me aqui no vosso site (que desde sempre apreciei) mas infelizmente não pelos melhores motivos.

A minha gatinha chama-se Mimi e tem 11 anos neste momento. Foi sempre muito bem cuidada e nunca teve problemas de saúde.
Há algum tempo para cá notei que após as refeições e após estar deitadinha no sofa começava a "engolir em seco" (é a melhor expressão que encontro)..nem sempre o fazia, mas como comecei a achar estranho, decidi ir à vet.

Foi feito o painel geriátrico e desta vez tinha alteração nos valores do fígado e apresentava-se desidratada. (nunca pensei...)

Quanto ao engolir, na apalpação a vet não sentiu nada de diferente, então fez raio-x. Do raio-x ela não explicou muito apenas que via lá algo na zona do esófago que não sabia explicar se seria inflamação ou massa...ou outra coisa. ficou de falar com o diretor clínico. Diz que há algo que faz com que algo venha a boca da gatinha e ela tenha de engolir..

nesse dia trouxe o sucralfato susp oral (2 saquetas) para tomar 2 dias...e inicioi um tratamento com 1 compr por dia/durante 10 dias de denosyl...engraçado que enquanto tomou o sucralfato não teve sintomas de engolir...

depois a vet ligou-me a dizer que o diret clinico mandou tomar anti-inflamatório 4 dias (inflacam)..terminou ontem e mandou-me ir com ela à reavaliação dia 28 de agosto (dia em que termina a medicação do fígado), mais nada me disse sobre o que possa ser...

conclusão, tenho de esperar até quinta-feira mas estou preocupada, porque a gatinha ainda tem os sintomas do "engolir em seco", até mesmo quando engole àgua parece que lhe custa...vê-se no pescocinho, parece ter dificuldade em engolir...

está a beber pouca água, come bem a comida húmida que a vet tb mandou dar para hidratar..mas estou sem saber o que ela tem...

não sei se o anti-inflamatório faz logo efeito ou se tem de se esperar, porque para já ainda não solucionou e eu não aguento imaginar que possa ser algo de grave!!
agradeço muito que me ajudem se souberem de alguma situação semelhante com os vossos gatos...ou se saiba algo que possa ser este tipo de sintoma..

agradeço também contactos de bons vets que se interessem pelos casos no distrito de santarém / (ou outra..vou onde for preciso!!) (via mp), porque terei de ter um plano B, caso não consiga solucionar pelo caminho que estou a seguir...
Última edição por 79mimi em domingo ago 24, 2014 10:49 pm, editado 1 vez no total.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo ago 24, 2014 9:03 pm

Bem gostaria de ajudar, mas no seu caso nada posso fazer porque moro em Leiria.

Quando aparece um problema nos nossos meninos é sempre uma preocupação. Só posso desejar as melhoras da Mimi e que não seja nada de grave.
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

domingo ago 24, 2014 9:17 pm

Os meus meninos tiveram algo há cerca de um mês, e também lhes custava a engolir e engoliam em seco, mas além disso ficaram roucos (foi a Inês e o Lúcio )...tiveram uma traqueíte (alguma virose que apanharam) passou com antibiótico. Pode não ter nada a ver com o que tem a sua gatinha, mas quando voltar ao vet coloque a questão. As melhoras da menina.
Ana_90
Membro
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

domingo ago 24, 2014 10:01 pm

Há uns tempos, a minha gata teve um problema semelhante. Engolia em seco e em consequência disso, não comia muito. mas por vezes também vomitava uma espuma branca.

Fomos com ela ao veterinário, que lhe deu logo uma injecção e andou a tomar antibióticos até que o problema se resolveu.

No meu caso, não foi feito nenhum raio x.

Pode não tratar-se do mesmo problema que a sua gata mas os sintomas eram idênticos.

As melhoras!!
79mimi
Membro Júnior

domingo ago 24, 2014 11:03 pm

ambv muito obrigada pela força!! que sofrimento tenho tido...só desejo que esta fase passe e que se descubra o que é! obrigada!

elianarags e ana 90 só de me relatarem casos em que o engolir em seco pode não significar obstrução por uma massa (apenas o que me vem à cabeça, porque ainda não fui esclarecida pela vet)...isso dá-me uma esperança muito grande, claro que cada caso é um caso, mas aliviou-me um pouco...

amanhã vou dizer à vet que se mantém a situação apesar do fim da toma do anti-inflamatório e depois terei de ver o que me é explicado...vou falar das situações que relataram, penso que é importante..obrigada.
79mimi
Membro Júnior

domingo ago 24, 2014 11:59 pm

Já agora Elianarags e Ana 90..os vossos gatinhos que tiveram a tal virose causadora do sintoma da dificuldade de engolir têm acesso à rua ou estão sempre em casa?
A minha nunca sai de casa, mesmo assim é possível apanhar uma virose deste tipo? Obrigada.
Ana_90
Membro

segunda ago 25, 2014 7:35 am

A minha gata dorme dentro de casa mas também vai à rua durante o dia. Ela arranha na porta quando quer entrar e sair.

Quanto a ser possível ou não apanhar a virose, não faço ideia...
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

segunda ago 25, 2014 8:06 pm

Os meus gatos não saem a rua, apenas tem acesso a varanda...mas tive um gatinho em casa que recolhi da rua (já dei para adoção) a Inês não teve nenhum contacto com ele. E o gatinho nunca esteve doente, por isso não faço ideia de como apanharam a virose, primeiro teve o Lúcio cerca de uma semana, e depois dele já estar bem, teve a Inês também cerca de uma semana.
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta ago 27, 2014 1:42 pm

Olá a todos. As viroses podem ser passadas pelos sapatos onde nós usamos na rua. A parvovirose por exemplo pode ser passada assim e é perigosíssima (mas não será o caso). Por isso, mesmo que os vossos animais não saiam aconselho sempre a vacinação.
Quanto aos sintomas eu aconselhava a ir pedir uma segunda opinão a outro veterinário.
Tive uma cadela com problemas de figado e alguns vetrinarios receitaram-me a royal canin hepatic. Mas... os valores não estabilizaram. Então fui a um veterinário muito bom em espanha (onde muitos portugueses vão) que me disseram que o melhor será eu cozinhar a comida. Vim para portugal a pensar sobre o assunto, ela deu-me algumas luzes e depois resolvi ir a uma veterinária perto de mim que também nunca tinha ido e expliquei toda a situação e ela disse-me que realmente concordava e para eu substituir a carne por soja ou carne branca, com um pouco de azeite e arroz. Os valores voltaram rapidamente ao normal e assim o fiz durante a vida toda dela. Para o problema de "engolir em seco" não estou a ver o que possa ter causado essa "massa" mas existem vários factores para isso até mesmo a especturação da garganta "arranhada" mas de qualquer caso é sempre uma "virose" e se for um anti-inflamatório não ajuda muito pois tira a inflamação mas a bacteria la fica. Aconselho a 2ª opinião de um outro veterinário e quanto aos valores do figado fale com ele sobre a alimentação caseira.
Espero que ela melhore e que tudo corra bem. Vá dando noticias*
79mimi
Membro Júnior

quarta ago 27, 2014 2:41 pm

Sheeva 22 muito obrigado pela sua participação! referiu aspetos muito importantes..caso seja uma bactéria, a situação do "engolir" não resolve sem que seja aplicado um anti-biótico...

Amanhã vai ser feita a reavaliação e vou levantar uma série de questões à vet que abordou tal como de outras participantes..

Surpreende-me a ração da Royal canin hepatic não ter resultado..é incrível! Na última consulta a vet deu a entender que a alimentação dela poderá passar por aí...
Se o caminho for pela comida caseira, não vai ser fácil porque a minha nunca foi de comer comida caseira..apenas ração e quando o "rei fazia anos" uma latinha...

Grata pela atenção!!! entretanto dou notícias
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quarta ago 27, 2014 2:47 pm

Com um pouco de azeite pode ser que ela goste. Eu tive uma gata que adorava soja. Nunca se sabe... Um passo de cada vez, tendo sempre em conta que se o figado dela ja apresenta valores altos também ttem que ser tratado (o antibiotico tambem pode atacar o figado, mas existem uns mais leves). Pode ser que no seu caso a ração solucione. :) Ãssim que lhe disserem os resultados dos exames (visto que a vet ficou de ir falar com alguem) diga algo.
Boa sorte e as melhoras para a sua menina.
79mimi
Membro Júnior

quarta ago 27, 2014 4:04 pm

Obrigado Sheeva, amanhã darei notícias :)
79mimi
Membro Júnior

sexta ago 29, 2014 10:52 pm

Olá!

Venho agradecer a participação de todos e dizer que a Mimi está bastante melhor..a vet referiu que ela tinha uma inflamação e que é possível que o anti-inflamatório não tenha tido efeito imediato e só passado um ou dois dias depois de terminar, o que, de facto, confirmei.

Ela já parou de "engolir em seco"...mas a vet aconselhou a que de vez em quando lhe desse o sucralfato para proteção gástrica..

Os valores do fígado já estão ok.

Hoje comprei uma nova ração e para já vejo com agrado que adorou de imediato....a royal canin stage 1 para séniors.
Ana_90
Membro

sábado ago 30, 2014 3:26 pm

Fico muito feliz por a gata já estar bem!

:)

Beijinho para a Mimi
Responder

Voltar para “Gatos”