já experimentei os 3 tipos de areia (aglomerante, sílica e normal), assim como também já usei 3 tipos de caixa (aberta, fechada e uma OmegaPaw). conclusão: optei por usar simplesmente uma caixa fechada (que me custou uns 11 euros no Continente), e uso areia norma da mais barata que encontro (City Cat ou marca do Pingo Doce, sempre da não perfumada - acho que a areia perfumada ainda acentua mais os cheiros!!).
gostei da sílica mas acho muito cara para os resultados (muito cheiro a xixi ao fim de pouco tempo), e não desgostei da aglomerante (usei SaniCat) mas também não achei assim tão fantástica quanto isso. as bolas de xixi muitas vezes desfaziam-se em pedacinhos quando tentava tirá-las. pensei que teria de limpar a caixa menos vezes mas senti que cheirava a xixi na mesma, com todos os bocadinhos que ficavam para trás misturados na areia limpa...
agora uso areia normal, que troco na totalidade uma vez por semana. um saco de 5 kg dá-me para duas semanas (encho com 2,5kg de cada vez). para limpar passo bem por água para tirar todos os restos de areia e coloco bastante spray antibacteriano, esfrego bem com uma esponja e passo novamente por água, e faço o mesmo com a pá. os cocós, vou tirando durante a semana conforme me lembro

não sinto necessidade de limpar mais nem de tirar a areia com xixi, aguenta bem uma semana sem cheirar muito mal