ter gatos em moradia é possivel?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
annis
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 1:55 pm

quinta nov 06, 2014 6:13 am

boas,gostaria de adoptar um gato mas tou com uma dvida, moro numa moradia e tenho quintal vedado com chapa e uma churrasqueira que fica muito perto de um telhado, eu não gostaria que o gato andasse na rua , mas que pusesse ir ao quintal.

que cuidados me aconselham a ter?
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quinta nov 06, 2014 10:43 am

ui...boa questão...eu não sei responder pq moro em apartamento e o gato não sai pq não dou a mínima hipótese de fuga.

Numa moradia com acesso a quintal não tou a ver como evitar que ele fuja....a menos que o quintal todo fosse uma gaiola enorme. Os gatos são excelentes trepadores.
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

quinta nov 06, 2014 11:39 am

annis Escreveu:boas,gostaria de adoptar um gato mas tou com uma dvida, moro numa moradia e tenho quintal vedado com chapa e uma churrasqueira que fica muito perto de um telhado, eu não gostaria que o gato andasse na rua , mas que pusesse ir ao quintal.

que cuidados me aconselham a ter?
Também vivo em vivenda de r/c e 1º, com quintal e jardim, mas o meu gato não sai nunca para o exterior. Está sempre em casa.

Deixo-o andar livremente pela casa, só não tem acesso aos quartos quando fica sozinho. Tenho umas escadas grandes com janela de 3 metros de altura, entre os 2 lanços de escadas e ele gosta muito de ir para aí e anda feito maluco escada acima, escada abaixo.Tem também imensos brinquedos que vou trocando todos os dias.

Tomei a decisão de não o deixar sair, por experiências drama´ticas com gatos anteriores. :(

Apercebia-me que eram mal tratdos pelos vizinhos, quando iam para os seus quintais e um chegou mesmo a chegar a casa com um chumbo por cima do olho :(

Por esse motivo, deixei de ter gatos durante algum tempo, mas sentia muita falta deles... até que me apareceu esse patudinho à frente, numa altura em que não pensava adotar nenhum, até porque em tempos de crise é uma despesa adicional e eu eu tenho o defeito de gostar muito de os mimar. :D
AndreiaSPA
Membro
Registado: terça jan 28, 2014 10:09 pm

quinta nov 06, 2014 2:38 pm

Uma questão muito complicada! Sinceramente acho que não é lá muito fácil.
Primeiramente tem mesmo de ser esterelizado (a) senão, nunca mais aparece em casa. Depois realmente são muito trepadores. A casa dos meus pais é uma vivenda com quintal, todo com muro á volta. Eu na altura quando ainda lá vivia tinha um gato branquinho, todo branquinho, e mantinha-o fechado na garagem, ía busca-lo para brincar, enquando eu estava em casa, mass quintal nuuuunnncaaa! Um belo dia, fui estudar para fora, e a minha mãe achou por bem deixar o bixano ir ao quintal "passear", deixou uma vez, duas, três, deixou-o ir 2 semanas seguidas. Ao que eu disse, olha que ele aprende a trepar os muros, salta para outro quintal, e ele nunca mais aparece! Pois bem dito, bem certo, no final da segunda semana, não pareceu mais em casa, até hoje! Por isso é uma questão que sinceramente também gostaría de saber.
Presentemente hoje vivo num apartamento, e nem eu nem o meu marido deixamos a Noir ir sequer à varanda cheirar as flores, e quando vai(muito muito raramente, porque está sempre a tentar fintar-nos), é sempre com alguém a supervisionar. Não quero cá ideias!!!
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta nov 06, 2014 6:02 pm

Não tem dificuldade alguma: tenho 10 gatos, vivo numa moradia com jardim e eles nunca puseram uma pata no dito jardim.

Porquê? Porque os meus vizinhos têm gatos que andam soltos e as doenças entre gatos além de contagiosas são fatais. Como tal, gato meu não sai.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta nov 06, 2014 8:02 pm

Atualmente tenho o quintal completamente vedado por cima, porque é pequeno e assim dou aos meus gatos a possibilidade de sairem sem qualquer risco de fugas, mas antes também não saiam. O primeiro que tive ia comigo até ao quintal quando veio para cá, porque era pequenito, mal conseguiu saltar o muro acabou-se a brincadeira (e concluí que foi uma asneira deixa-lo ir antes, porque depois tinha muita vontade de sair).
É preciso ter cuidado com as portas e janelas, quando são muito atrevidos eventualmente fechar a divisão de acesso antes de sair, mas com cuidados e boa vontade, é perfeitamente possivel
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta nov 06, 2014 8:17 pm

WaterMonitor Escreveu:Não tem dificuldade alguma: tenho 10 gatos, vivo numa moradia com jardim e eles nunca puseram uma pata no dito jardim.

Porquê? Porque os meus vizinhos têm gatos que andam soltos e as doenças entre gatos além de contagiosas são fatais. Como tal, gato meu não sai.
Concordo...também não acho difícil, a não ser que o gato seja um ninja e queira pisgar-se à força quando se abre a porta de casa para alguém entrar ou sair...

O meu Shadow nem sequer quer saber, fica a uns metros da porta a miar, todo feliz por alguém chegar a casa, nunca tentou fugir.

Vivi a minha vida toda numa moradia e nunca tive problemas, só não dá para colocar grades no quintal porque é enorme e tem várias árvores altas.
Por isso a minha opção é mesmo não o deixar ter acesso ao exterior, no entanto tenho grades nas janelas para ele poder ir até elas sem fugir, o malandro ama o sol.
annis
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 1:55 pm

sexta nov 07, 2014 11:11 am

gatos senoires também saltam e trepam muito?
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

sexta nov 07, 2014 1:37 pm

Ups...então posso afirmar que tenho duas ninjas de 2 meses em casa?

Já tinha colocado esta questão num tópico que abri. É o que mais me preocupa neste momento, a segurança delas.

Não se trata de opção.Já decidi que não quero que elas saiam.O problema é mesmo consegui-lo.
Sim, conseguem escapar-se a várias mãos e olhos.

Já apanhei uma delas, mais descarada, duas vezes numa árvore do jardim :(
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 07, 2014 2:32 pm

Sim, é possível, e os felinos serão muito mais felizes, e arrisco a dizer que até mais saudáveis, ao poderem desfrutar de liberdade, preferivelmente "condicional"; explico:

Tenho moradia e tenho para cima de 400 metros quadrados de jardim mas de forma preparado a que os meus gatos possam andar soltos e poderem trepar para as arvores, sem possibilidade de se invadirem para o exterior. Obvio que há, e sempre haverá, quem tenha quintal e os tenha confinados só ao interior da casa, a minha filha, p.e., sem possibilidade de assegurar a segurança deles no exterior, tem-nos só em casa.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”