Caroço/Quisto na patinha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
KatiaS
Membro
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am

sábado nov 15, 2014 6:38 pm

Olá a todos,

A minha querida Bibi tem 14 anos. Acerca de um mês atrás, a minha mãe sentiu um pequeno caroço na patinha dianteira direita. Esta semana verificámos que o caroço está maior, pelo que a levámos à Veterinária.
A Dra. tirou sangue para análise (que está pronta na 2ªFeira) e vamos marcar cirurgia para o caroço ser retirado.
Estou assustada com a situação porque amo-a demais e tenho medo que seja alguma coisa grave. Esperamos que seja apenas um quisto sebáceo e nada mais, mas as más noticias chegam quando menos queremos e esperamos.

Alguém já teve alguma situação idêntica? Qual foi o diagnóstico?
Obrigada!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo nov 16, 2014 1:32 pm

KatiaS Escreveu:... Esperamos que seja apenas um quisto sebáceo e nada mais, mas as más noticias chegam quando menos queremos e esperamos.
Ficamos sempre preocupadas mas não stress demasiado por antecipação; só o resultado da análise (suponho que foi retirado fluido para análise e não sangue como disse, correcto?) é que vai confirmar o que é e lembre-se que a sua angustia é rapidamente percebida pela sua gata e o que ela (e nós) necessita é de um ambiente calmo e cheio de energia positiva. ;)
KatiaS Escreveu: Alguém já teve alguma situação idêntica? Qual foi o diagnóstico?
Obrigada!
Sim, uma das minhas gatas teve um caroço na zona dorsal superior que aumentava de tamanho. Foi um quisto inflamado que desapareceu totalmente com anti-inflamatório.
Maria João
KatiaS
Membro
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am

domingo nov 16, 2014 10:45 pm

Boa noite mjoaomarques,

Obrigada pela sua resposta. Estou muito preocupada e qualquer informação é bem vinda. Pois, eu sei que eles têm a sensibilidade para sentir a energia do ambiente em que vivem mas é difícil não pensar no assunto, temos a nossa Bibi há 14 anos, é muito tempo de vivência, muita amizade e carinhos entre nós, você sabe como é, adoramos os nossos nossos animais e queremos sempre que eles estejam bem. Mas eu sei que amanhã vou estar mais bem descansada porque vou saber que não é nada :) há-de ser só um quisto inflamado como a sua gatinha!

Retirámos só sangue para ser analisado. Desconhecia que se tinha de retirar fluído nestes casos, nem nunca tinha ouvido falar..
O que é o fluído e que diagnóstico é que se pode tirar da sua análise?

Obrigada!
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda nov 17, 2014 12:04 am

Fluido de onde? Da pata?
mjoaomarques
Membro Veterano

segunda nov 17, 2014 6:47 pm

ZezinhoManel Escreveu:Fluido de onde? Da pata?
Do caroço. O procedimento que o vet fez foi espetar o caroço, retirar fluido para a seringa e:
- parte foi esfregado numa lamela para ser visto ao microscópio, na hora.
- outra parte foi enviado para um laboratório específico para ser analisado.

Da observação feita na clínica, ele disse-me que não se viam células anormais e que estava convencido que seria um quisto inflamado. Propos ser tratado com anti-inflamatório e se necessário com antibiótico.

Mediante o resultado do laboratório ou se o tratamento não resultasse então teria que ser considerada cirurugia.
Maria João
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda nov 17, 2014 8:00 pm

Não vale a pena sofrer por antecipação, há que ter esperança que não seja nada de grave. Muitos vets não fazem citologia (a recolha e análise de liquido ou matéria dos caroços) porque são por vezes inconclusivas e é preferivel retirar logo o nódulo.
O vet poderá, com base na experiência, indicar se lhe parece algo benigno ou não, mas só após a análise é que poderá ter certezas.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

terça nov 18, 2014 1:22 am

mjoaomarques Escreveu:
Do caroço. O procedimento que o vet fez foi espetar o caroço, retirar fluido para a seringa e:

Da observação feita na clínica, ele disse-me que não se viam células anormais e que estava convencido que seria um quisto inflamado. Propos ser tratado com anti-inflamatório e se necessário com antibiótico.

Mediante o resultado do laboratório ou se o tratamento não resultasse então teria que ser considerada cirurugia.
Esse procedimento chama-se punção aspirativa por agulha fina, e foi para o laboratório para Citologia, de modo a identificar o que se passa nessa tumefacção. Se tem células inflamatórias, quais e em que quantidade, ou se tem outro tipo de células que não deveriam lá existir como bactérias, ou mesmo células tumorais.
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta nov 20, 2014 1:37 am

ZezinhoManel Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:

Esse procedimento chama-se punção aspirativa por agulha fina, e foi para o laboratório para Citologia, de modo a identificar o que se passa nessa tumefacção. Se tem células inflamatórias, quais e em que quantidade, ou se tem outro tipo de células que não deveriam lá existir como bactérias, ou mesmo células tumorais.
Obrigada pela exactidão de nomenclatura. Sempre a aprender. No caso da minha gata deve ter feito uma punção aspirativa por agulha grossa; pequenina mas grossa, coitada da gata. Até eu me arrepiei ... :?
Maria João
Responder

Voltar para “Gatos”