Boa tarde.
Tenho um gatinho que é portador de coronavírus felino, com o valor de 1:200. Tem 7 meses e daqui a uns tempos vai ter de ser castrado. O problema é que a castração pode provocar stress ao gato, originar a mutação do coronavírus, acabando por desencadear a PIF. Gostava de saber se há por aqui alguém que tenha castrado um gatinho portador de coronavírus e como correu.
Castrar gato portador de Coronavírus.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
Se o gato fosse meu...sabendo que tem o virus eu não sei se iria para a frente com a castração, na maior parte dos casos nem acontece a tal mutação, mas sou paranòica com a Pif...e o meu Nicolaus nem castrado foi 

Obviamente que o melhor conselho será o do vet, mas não deixaria de castrar o gato por isso. O stress da cirurgia não é assim tanto como isso e o stress de sentir femeas no cio sem poder ir à sua procura parece-me bem pior e mais frequente
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Concordo com a Bingley.
Não há comparação possível, acreditem, entre o stress causado pela cirurgia e o stress causado pela testosterona.
Eu seguiria sempre o conselho do vet.
Não há comparação possível, acreditem, entre o stress causado pela cirurgia e o stress causado pela testosterona.
Eu seguiria sempre o conselho do vet.
Obrigado pelas vossas respostas.
O veterinário já me disse que tem poucos conhecimentos sobre Coronavírus/mutação do vírus/Pif. Lidou com poucos casos de Pif e fez poucos testes para detectar a presença de anticorpos do Coronavírus. Em relação à castração, fui eu que lhe falei do stress que poderia causar e que poderia desencadear a Pif.
O gato fica muito alterado, agressivo, quando vai ao veterinário. Ataca, morde e não conseguem fazer nada com ele. Acho que a castração vai provocar-lhe muito stress...
É o meu primeiro gatinho, não faço ideia como é ter um gato em casa que não foi castrado... A marcação de território não me incomoda muito...
É um grande dilema... sujeitar o gato ao stress da castração ou ao stress do "cio". Castrá-lo, agora, aos 7 meses? Ou repetir daqui a uns meses o teste de anticorpos e, se o gato se tiver libertado do vírus, castrá-lo nessa altura?Não é fácil decidir
O veterinário já me disse que tem poucos conhecimentos sobre Coronavírus/mutação do vírus/Pif. Lidou com poucos casos de Pif e fez poucos testes para detectar a presença de anticorpos do Coronavírus. Em relação à castração, fui eu que lhe falei do stress que poderia causar e que poderia desencadear a Pif.
O gato fica muito alterado, agressivo, quando vai ao veterinário. Ataca, morde e não conseguem fazer nada com ele. Acho que a castração vai provocar-lhe muito stress...
É o meu primeiro gatinho, não faço ideia como é ter um gato em casa que não foi castrado... A marcação de território não me incomoda muito...
É um grande dilema... sujeitar o gato ao stress da castração ou ao stress do "cio". Castrá-lo, agora, aos 7 meses? Ou repetir daqui a uns meses o teste de anticorpos e, se o gato se tiver libertado do vírus, castrá-lo nessa altura?Não é fácil decidir

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Se fosse meu castrava na mesma, porque nunca deve ter visto um gato que fica dias a fio sem comer só para sair de casa e ir às gatas...
-
- Membro Veterano
http://www.vet.cornell.edu/FHC/health_r ... re_ftp.cfm
http://www.dr-addie.com
Uma das pessoas que mais percebe desta doença a nível mundial é a Dr. Addie. Acho que ler estes textos a vai ajudar um pouco a perceber melhor a doença.
A PIF é uma realidade que TODOS os criadores encontrarão em alguma altura da existência do seu Gatil. Infelizmente este é um tema que ninguém discute por medo de serem ostracizados e apontados a dedo pelos seus pares.
Isto não ajuda nada a conhecer e combater a doença.
O que sei, e sim tive contacto com a doença, é o mesmo que toda a gente que lida com gatos. Sei que o stress é um dos piores factores para a mutação do virus. Mas também sei que a testosterona é um factor brutal de stress.
http://www.dr-addie.com
Uma das pessoas que mais percebe desta doença a nível mundial é a Dr. Addie. Acho que ler estes textos a vai ajudar um pouco a perceber melhor a doença.
A PIF é uma realidade que TODOS os criadores encontrarão em alguma altura da existência do seu Gatil. Infelizmente este é um tema que ninguém discute por medo de serem ostracizados e apontados a dedo pelos seus pares.
Isto não ajuda nada a conhecer e combater a doença.
O que sei, e sim tive contacto com a doença, é o mesmo que toda a gente que lida com gatos. Sei que o stress é um dos piores factores para a mutação do virus. Mas também sei que a testosterona é um factor brutal de stress.
-
- Membro Veterano
Não. A um gato saudável de qualquer idade basta apenas uma ração de boa qualidade.
Os únicos, ou melhor as únicas, a quem dei vitaminas foram as fêmeas que estavam a amamentar. E elas sabem quando não precisam mais das vitaminas, por mais estranho que isso possa parecer. Um dia deixam de pura e simplesmente de tomar (são comprimidos palatáveis que colocamos no topo do pratinho da ração). Com a experiência comecei a respeitar a decisão delas.
E as minhas não são caso único. Tenho muitas amigas que as fêmeas faziam o mesmo.
Os únicos, ou melhor as únicas, a quem dei vitaminas foram as fêmeas que estavam a amamentar. E elas sabem quando não precisam mais das vitaminas, por mais estranho que isso possa parecer. Um dia deixam de pura e simplesmente de tomar (são comprimidos palatáveis que colocamos no topo do pratinho da ração). Com a experiência comecei a respeitar a decisão delas.
E as minhas não são caso único. Tenho muitas amigas que as fêmeas faziam o mesmo.
A minha gata também tem 1:200 e apesar disso foi esterilizada com 6 meses, e apesar da esterilização das fêmeas ser mais invasiva e ela ser super nervosa, correu tudo bem, a operação foi em 2011 e recuperou lindamente.
Talvez seja melhor aconselhar-se com um veterinário experiente.
Tudo de bom para o gatinho
Talvez seja melhor aconselhar-se com um veterinário experiente.
Tudo de bom para o gatinho