Castrar gato portador de Coronavírus.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
RitaPt
Registado: segunda nov 17, 2014 8:44 pm

terça nov 18, 2014 3:44 pm

Boa tarde.

Tenho um gatinho que é portador de coronavírus felino, com o valor de 1:200. Tem 7 meses e daqui a uns tempos vai ter de ser castrado. O problema é que a castração pode provocar stress ao gato, originar a mutação do coronavírus, acabando por desencadear a PIF. Gostava de saber se há por aqui alguém que tenha castrado um gatinho portador de coronavírus e como correu.
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

terça nov 18, 2014 9:31 pm

Se o gato fosse meu...sabendo que tem o virus eu não sei se iria para a frente com a castração, na maior parte dos casos nem acontece a tal mutação, mas sou paranòica com a Pif...e o meu Nicolaus nem castrado foi :|
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça nov 18, 2014 10:03 pm

Obviamente que o melhor conselho será o do vet, mas não deixaria de castrar o gato por isso. O stress da cirurgia não é assim tanto como isso e o stress de sentir femeas no cio sem poder ir à sua procura parece-me bem pior e mais frequente
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça nov 18, 2014 11:21 pm

Concordo com a Bingley.

Não há comparação possível, acreditem, entre o stress causado pela cirurgia e o stress causado pela testosterona.

Eu seguiria sempre o conselho do vet.
RitaPt

quarta nov 19, 2014 3:22 pm

Obrigado pelas vossas respostas.

O veterinário já me disse que tem poucos conhecimentos sobre Coronavírus/mutação do vírus/Pif. Lidou com poucos casos de Pif e fez poucos testes para detectar a presença de anticorpos do Coronavírus. Em relação à castração, fui eu que lhe falei do stress que poderia causar e que poderia desencadear a Pif.
O gato fica muito alterado, agressivo, quando vai ao veterinário. Ataca, morde e não conseguem fazer nada com ele. Acho que a castração vai provocar-lhe muito stress...
É o meu primeiro gatinho, não faço ideia como é ter um gato em casa que não foi castrado... A marcação de território não me incomoda muito...
É um grande dilema... sujeitar o gato ao stress da castração ou ao stress do "cio". Castrá-lo, agora, aos 7 meses? Ou repetir daqui a uns meses o teste de anticorpos e, se o gato se tiver libertado do vírus, castrá-lo nessa altura?Não é fácil decidir :(
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quarta nov 19, 2014 4:05 pm

Se fosse meu castrava na mesma, porque nunca deve ter visto um gato que fica dias a fio sem comer só para sair de casa e ir às gatas...
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta nov 19, 2014 5:09 pm

http://www.vet.cornell.edu/FHC/health_r ... re_ftp.cfm

http://www.dr-addie.com

Uma das pessoas que mais percebe desta doença a nível mundial é a Dr. Addie. Acho que ler estes textos a vai ajudar um pouco a perceber melhor a doença.

A PIF é uma realidade que TODOS os criadores encontrarão em alguma altura da existência do seu Gatil. Infelizmente este é um tema que ninguém discute por medo de serem ostracizados e apontados a dedo pelos seus pares.

Isto não ajuda nada a conhecer e combater a doença.

O que sei, e sim tive contacto com a doença, é o mesmo que toda a gente que lida com gatos. Sei que o stress é um dos piores factores para a mutação do virus. Mas também sei que a testosterona é um factor brutal de stress.
RitaPt

segunda dez 15, 2014 6:28 pm

Obrigado pelos links que deixou, WaterMonitor.

Li no site da Dr. Addie que se deve dar vitaminas aos gatos portadores do vírus.
Costumam dar vitaminas aos vossos gatos, saudáveis, até aos 12 meses de idade?
WaterMonitor
Membro Veterano

terça dez 16, 2014 3:23 pm

Não. A um gato saudável de qualquer idade basta apenas uma ração de boa qualidade.

Os únicos, ou melhor as únicas, a quem dei vitaminas foram as fêmeas que estavam a amamentar. E elas sabem quando não precisam mais das vitaminas, por mais estranho que isso possa parecer. Um dia deixam de pura e simplesmente de tomar (são comprimidos palatáveis que colocamos no topo do pratinho da ração). Com a experiência comecei a respeitar a decisão delas.

E as minhas não são caso único. Tenho muitas amigas que as fêmeas faziam o mesmo.
Matrafona
Membro Júnior
Registado: quinta nov 11, 2010 1:24 pm

segunda dez 29, 2014 8:39 am

A minha gata também tem 1:200 e apesar disso foi esterilizada com 6 meses, e apesar da esterilização das fêmeas ser mais invasiva e ela ser super nervosa, correu tudo bem, a operação foi em 2011 e recuperou lindamente.
Talvez seja melhor aconselhar-se com um veterinário experiente.
Tudo de bom para o gatinho
Responder

Voltar para “Gatos”