Gatinha vadia que levei para casa mas morreu. Seria Raiva?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
JPFCS
Registado: segunda jan 12, 2015 11:46 pm

terça jan 13, 2015 12:10 am

Por favor, leiam, o seguinte. É um pouco longo mas explica o que se passou. Estou preocupado com a possível causa da morte da gatinha.

No passado dia de Natal, dia 25 dez 2014, após o almoço, eu e minha família fomos dar uma caminhada. Encontramos uma gatinha na rua e tentamos resgatá-la. Conseguimos pegar nela, e a minha mãe levou-a nos braços durante cerca de uma hora até que pudéssemos voltar para casa.

Ela parecia muio fraca, e mal conseguia miar. Quando nos aproximamos dela para a levar, nem sequer tentou fugir.

Nós passamos o Natal em casa dos meus avós, e levamos a gatinha para eles ficarem com ela.

Durante este período, enquanto que estávamos a regressar casa. o gato fez xixi, uma urina muito amarela, enquanto a minha mãe estava com ela nos braços. Quando chegamos a casa, tentamos alimentá-la, mas não comeu nada.

Demos-lhe água, e parecia querer beber, mas sempre que o nariz / língua tocavam na água, parecia afastar rapidamente a cabeça da água.

Eu não tenho a certeza se ela realmente conseguiu beber da tigela ou não. Mas pelo menos estava a tentar.

Como ela não bebia nada, pegamos numa seringa e tentamos meter-lhe água na boca, ela pareceu engolir. Pelo menos não a deitou para fora.

A gatinha não mordeu ninguém, e eu não lhe toquei nem peguei nela. A minha mãe, o meu irmão a esposa dele, pegaram e mexeram nela, no entanto.

IMPORTANTE: Os meus avós tinham um gato 5 anos, antes deste. Ele era relativamente saudável e nunca saiu de casa (eles moram num apartamento.)

A 5 de janeiro de 2015, 10 dias depois de resgatar o gatinho, o gato deles morreu. Eu não sei se o gato teve qualquer contacto directo com a gatinha, mas ele estava curioso, e cheirou-a várias vezes.

A gatinha tinha provavelmente entre três semanas e 1 e meio mês de idade. Provavelmente pesava cerca de 70-100 gramas.

a gatinha passou a noite quentinha, em frente a uma lareira. E no dia seguinte o meu avô telefonou-nos a dizer que a gatinha tinha morrido de manhã.

Os sinais clínicos: Para além da fraqueza que aparentava, o gatinho tinha vestígios muito ligeiros de crosta ou saliva/muco seco ao redor dos olhos e da boca. Ainda tentou fazer cocó ou urinar outra vez, mas não conseguiu.

Estou à procura de ajuda, a tentar perceber o que aconteceu a est gatinha. Estou preocupado com raiva, apesar de Portugal não ter tido casos endêmicos nos os últimos 60-70 anos.

Poderia ser raiva? Esta doença assustam-me imenso pois sei que é letal em todos os casos.

O gato dos meus avós morreu 10 dias depois de termos levado a gatinha para casa. Sei que a raiva demora a manifestar-se e não me aprece que dez dias sejam suficientes para matar um gato infectado.

O que poderia ter matado o gato?
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça jan 13, 2015 9:48 am

A mim parece-me que pudesse ter coriza, e o gato morreu assim de repente? sem qualquer sintoma?
JPFCS

terça jan 13, 2015 10:34 am

Bom dia, obrigado pela resposta :)

Suponha que esteja a falar do gato mais velho, dos meus avós.

Segundo o meu avô, o gato deles deixou de comer e beber, ou pelo menos muito pouco. Também disse que vomitou um liquido amarelado e pouco tempo depois morreu.
Alexpat
Membro Veterano

terça jan 13, 2015 10:57 am

JPFCS Escreveu:Bom dia, obrigado pela resposta :)

Suponha que esteja a falar do gato mais velho, dos meus avós.

Segundo o meu avô, o gato deles deixou de comer e beber, ou pelo menos muito pouco. Também disse que vomitou um liquido amarelado e pouco tempo depois morreu.
Referia-me à gatinha, e a ser coriza, pode não ter tido qualquer relação dado não ter tido os mesmos sintomas, mas só o vet poderia ter avaliado caso o tivessem levado, agora é dificil...

Quando se leva um gatinho de rua para casa, ainda para mais quando tem indicios de estar doente, nunca se deve juntar a outros já residentes!!!
JPFCS

terça jan 13, 2015 11:17 am

Eu tentei evitar que isso acontecesse. Embora adore animais, eu sabia que sem saber o que a gata tinha, era melhor não nos aproximarmos muito.

Mas a minha mãe que é louca por gatos, esteve sempre de volta dela.

Alexpat, eu admito que grande parte do meu receio no meio disto tudo é por causa do receio da possibilidade de raiva. É uma mistura de uma fobia com uma ansiedade perante esta doença, que pela sua letalidade inevitável, me está a deixar preocupado.

A gata não salivava, pelo menos que se notasse. Tinha, como disse no início, algumas remelas à volta dos olhos, mas era apenas vestígios. Penso que talvez fosse por ter aberto os olhos há pouco tempo. A boca também mostrava alguma saliva seca, mas mais uma vez, apenas vestígios.

Reparei também que a gata tremia ligeiramente. Poderia ser febre?
Alexpat
Membro Veterano

terça jan 13, 2015 11:31 am

Febre, frio, fome, mas raiva, esqueça lá isso!!!

No verão passado, antes de ir de férias, acolhi um gatinho de rua extremamente meigo, já adulto, e não quis ir embora e deixá-lo na rua, parecia bem, desparasitei-o e deixei-o fechado numa divisão, a única coisa que lhe notei, foi o a barriguita um bocadinho inchada, mas como ele comia tanto, passou-me um bocadinho ao lado, fui de férias 2 dias depois e ficou uma amiga minha a tomar conta deles, o gato começou a vomitar, deixou de comer e em pouco mais de 24horas morreu :( quando ela chegou de manhã para o levar para o vet já estava morto!!! Apesar de não ser uma gatinho jovem, desconfiamos de Panleucopénia, e se não tivesse isolado, podiam ter morrido todos!!!
JPN761
Membro
Registado: segunda jun 02, 2014 9:44 am

terça jan 13, 2015 11:50 am

tambem me inclinava para frio e fome

umna gatinha desse tamanho pode beber alguma agua mas essencialmente bebe leite

passei o mesmo com a minha pois resgateia-a e tinha cerce um mês, agua nao bebia nem da tijela nem por seringa ja o leite era o que havia :)
Alexpat
Membro Veterano

terça jan 13, 2015 12:40 pm

Deviam de a ter levado logo ao vet, mas naquele dia não devia ser fácil, mas pelo menos não morreu na rua :(
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça jan 13, 2015 5:51 pm

Tanto quanto sei não há casos de raiva em Portugal há anos. Os últimos registados, pelo que me disseram, foram de 2 cães trazidos de Marrocos.
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo jan 18, 2015 5:31 pm

Devia ter levado ao Veterinario, não levou...sem comentários
Responder

Voltar para “Gatos”