Por favor, leiam, o seguinte. É um pouco longo mas explica o que se passou. Estou preocupado com a possível causa da morte da gatinha.
No passado dia de Natal, dia 25 dez 2014, após o almoço, eu e minha família fomos dar uma caminhada. Encontramos uma gatinha na rua e tentamos resgatá-la. Conseguimos pegar nela, e a minha mãe levou-a nos braços durante cerca de uma hora até que pudéssemos voltar para casa.
Ela parecia muio fraca, e mal conseguia miar. Quando nos aproximamos dela para a levar, nem sequer tentou fugir.
Nós passamos o Natal em casa dos meus avós, e levamos a gatinha para eles ficarem com ela.
Durante este período, enquanto que estávamos a regressar casa. o gato fez xixi, uma urina muito amarela, enquanto a minha mãe estava com ela nos braços. Quando chegamos a casa, tentamos alimentá-la, mas não comeu nada.
Demos-lhe água, e parecia querer beber, mas sempre que o nariz / língua tocavam na água, parecia afastar rapidamente a cabeça da água.
Eu não tenho a certeza se ela realmente conseguiu beber da tigela ou não. Mas pelo menos estava a tentar.
Como ela não bebia nada, pegamos numa seringa e tentamos meter-lhe água na boca, ela pareceu engolir. Pelo menos não a deitou para fora.
A gatinha não mordeu ninguém, e eu não lhe toquei nem peguei nela. A minha mãe, o meu irmão a esposa dele, pegaram e mexeram nela, no entanto.
IMPORTANTE: Os meus avós tinham um gato 5 anos, antes deste. Ele era relativamente saudável e nunca saiu de casa (eles moram num apartamento.)
A 5 de janeiro de 2015, 10 dias depois de resgatar o gatinho, o gato deles morreu. Eu não sei se o gato teve qualquer contacto directo com a gatinha, mas ele estava curioso, e cheirou-a várias vezes.
A gatinha tinha provavelmente entre três semanas e 1 e meio mês de idade. Provavelmente pesava cerca de 70-100 gramas.
a gatinha passou a noite quentinha, em frente a uma lareira. E no dia seguinte o meu avô telefonou-nos a dizer que a gatinha tinha morrido de manhã.
Os sinais clínicos: Para além da fraqueza que aparentava, o gatinho tinha vestígios muito ligeiros de crosta ou saliva/muco seco ao redor dos olhos e da boca. Ainda tentou fazer cocó ou urinar outra vez, mas não conseguiu.
Estou à procura de ajuda, a tentar perceber o que aconteceu a est gatinha. Estou preocupado com raiva, apesar de Portugal não ter tido casos endêmicos nos os últimos 60-70 anos.
Poderia ser raiva? Esta doença assustam-me imenso pois sei que é letal em todos os casos.
O gato dos meus avós morreu 10 dias depois de termos levado a gatinha para casa. Sei que a raiva demora a manifestar-se e não me aprece que dez dias sejam suficientes para matar um gato infectado.
O que poderia ter matado o gato?
Gatinha vadia que levei para casa mas morreu. Seria Raiva?
Moderador: mcerqueira
Bom dia, obrigado pela resposta 
Suponha que esteja a falar do gato mais velho, dos meus avós.
Segundo o meu avô, o gato deles deixou de comer e beber, ou pelo menos muito pouco. Também disse que vomitou um liquido amarelado e pouco tempo depois morreu.

Segundo o meu avô, o gato deles deixou de comer e beber, ou pelo menos muito pouco. Também disse que vomitou um liquido amarelado e pouco tempo depois morreu.
Referia-me à gatinha, e a ser coriza, pode não ter tido qualquer relação dado não ter tido os mesmos sintomas, mas só o vet poderia ter avaliado caso o tivessem levado, agora é dificil...JPFCS Escreveu:Bom dia, obrigado pela resposta
Quando se leva um gatinho de rua para casa, ainda para mais quando tem indicios de estar doente, nunca se deve juntar a outros já residentes!!!
Eu tentei evitar que isso acontecesse. Embora adore animais, eu sabia que sem saber o que a gata tinha, era melhor não nos aproximarmos muito.
Mas a minha mãe que é louca por gatos, esteve sempre de volta dela.
Alexpat, eu admito que grande parte do meu receio no meio disto tudo é por causa do receio da possibilidade de raiva. É uma mistura de uma fobia com uma ansiedade perante esta doença, que pela sua letalidade inevitável, me está a deixar preocupado.
A gata não salivava, pelo menos que se notasse. Tinha, como disse no início, algumas remelas à volta dos olhos, mas era apenas vestígios. Penso que talvez fosse por ter aberto os olhos há pouco tempo. A boca também mostrava alguma saliva seca, mas mais uma vez, apenas vestígios.
Reparei também que a gata tremia ligeiramente. Poderia ser febre?
Mas a minha mãe que é louca por gatos, esteve sempre de volta dela.
Alexpat, eu admito que grande parte do meu receio no meio disto tudo é por causa do receio da possibilidade de raiva. É uma mistura de uma fobia com uma ansiedade perante esta doença, que pela sua letalidade inevitável, me está a deixar preocupado.
A gata não salivava, pelo menos que se notasse. Tinha, como disse no início, algumas remelas à volta dos olhos, mas era apenas vestígios. Penso que talvez fosse por ter aberto os olhos há pouco tempo. A boca também mostrava alguma saliva seca, mas mais uma vez, apenas vestígios.
Reparei também que a gata tremia ligeiramente. Poderia ser febre?
Febre, frio, fome, mas raiva, esqueça lá isso!!!
No verão passado, antes de ir de férias, acolhi um gatinho de rua extremamente meigo, já adulto, e não quis ir embora e deixá-lo na rua, parecia bem, desparasitei-o e deixei-o fechado numa divisão, a única coisa que lhe notei, foi o a barriguita um bocadinho inchada, mas como ele comia tanto, passou-me um bocadinho ao lado, fui de férias 2 dias depois e ficou uma amiga minha a tomar conta deles, o gato começou a vomitar, deixou de comer e em pouco mais de 24horas morreu
quando ela chegou de manhã para o levar para o vet já estava morto!!! Apesar de não ser uma gatinho jovem, desconfiamos de Panleucopénia, e se não tivesse isolado, podiam ter morrido todos!!!
No verão passado, antes de ir de férias, acolhi um gatinho de rua extremamente meigo, já adulto, e não quis ir embora e deixá-lo na rua, parecia bem, desparasitei-o e deixei-o fechado numa divisão, a única coisa que lhe notei, foi o a barriguita um bocadinho inchada, mas como ele comia tanto, passou-me um bocadinho ao lado, fui de férias 2 dias depois e ficou uma amiga minha a tomar conta deles, o gato começou a vomitar, deixou de comer e em pouco mais de 24horas morreu

tambem me inclinava para frio e fome
umna gatinha desse tamanho pode beber alguma agua mas essencialmente bebe leite
passei o mesmo com a minha pois resgateia-a e tinha cerce um mês, agua nao bebia nem da tijela nem por seringa ja o leite era o que havia
umna gatinha desse tamanho pode beber alguma agua mas essencialmente bebe leite
passei o mesmo com a minha pois resgateia-a e tinha cerce um mês, agua nao bebia nem da tijela nem por seringa ja o leite era o que havia

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Tanto quanto sei não há casos de raiva em Portugal há anos. Os últimos registados, pelo que me disseram, foram de 2 cães trazidos de Marrocos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm
Devia ter levado ao Veterinario, não levou...sem comentários