Ajuda: Gata com tosse/engasgada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

rashelle
Registado: domingo mar 29, 2015 9:41 pm

domingo mar 29, 2015 9:46 pm

Boa noite,

Tenho uma gata com dois anos de idade que há poucos meses começou a tossir/engasgar-se de vez em quando. Como era muito esporádico (de duas em duas semanas, aproximadamente) não me preocupei com a situação pois pensei que fosse apenas uma questão de bolas de pêlo. No entanto, nas últimas semanas, tem-se tornado bastante mais frequente, sendo que neste momento acontece uma vez a cada dois dias. Comprei-lhe um produto para controlo de bolas de pêlo (DEFURR-UM) mas a situação mantém-se. Ela fica a tossir/engasgada durante alguns segundos e, por vezes, depois disso fica a "engolir em seco" durante mais alguns segundos e com a respiração estranha. Nunca chegou a vomitar bolas de pêlo, a sensação que me dá é que as volta a engolir sempre. Não tem qualquer outro sintoma.
Está aqui um vídeo de uma das situações em que isto aconteceu:

https://www.youtube.com/watch?v=wi-_zeHmNZU

Alguém me sabe dizer se isto poderá ser normal e se devo insistir no produto das bolas de pêlo ou se pode ser algo mais grave? :cry:

Agradeço desde já.
saraam
Registado: segunda mar 30, 2015 12:21 am

segunda mar 30, 2015 12:26 am

A minha gata faz exactamente o mesmo!!

A vet disse que poderiam ser parasitas mas ela já fez o desparasitante e continua.. então pode ser, segundo a vveterinária, um qql problema respiratório (como, por exemplo, asma). Para o mês que vem vamos fazer exames.

Já conseguiu descobrir o que tem a sua gatinha? Algum diagnóstico?
rashelle

segunda mar 30, 2015 12:59 am

Boa noite!

Não, eu acabei de fazer este post :(
Quanto à frequência dos "ataques" também coincide com o que eu descrevi? Primeiro eram muito espaçados e agora são quase diários? A sua vomita bolas de pêlo?

Eu esta semana vou ao vet, quando tiver novidades publico, faça o mesmo por favor!
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

segunda mar 30, 2015 8:46 am

Como é a areia da caixa pro gato? tem mto pó?
Pergunto isto derivado que o mm se passava com o meu gato...reparava que ele tossia frequentemente e normalmente acontecia depois de ele ir à caixa e esgravatar a areia, levantava pó e ele tossia. Na altura era areia absorvente barata do continente e cortei essa areia.Passei a usar a aglomerante do pingo doce e nunca mais teve aquelas tosses.
Claro que mto esporadicamente da uma tossidela...mas tudo mto normal.
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
rashelle

segunda mar 30, 2015 4:21 pm

Boa tarde,

Acabei de vir do veterinário e a doutora confirmou que devem ser mesmo apenas bolas de pêlo! Fizemos raio-x e está tudo bem a nível respiratório, disse-me para insistir no produto de remoção de bolas de pêlo (pasta) e que até podia ultrapassar um bocadinho as doses da embalagem (diz 3 dias seguidos e irei dar 5). Ela disse que há gatos que não conseguem mesmo expelir as bolas e que este tipo de pasta tem que lhes ser dada uma vez por semana mesmo em situação normal (em que não tenham tosse/não se engasguem), principalmente na altura da queda de pêlo, mesmo como se fosse um género de "medicamento", que têm que tomar sempre.

Obrigada pelas vossas ajudas! Depois volto aqui para dar notícias!
saraam

terça mar 31, 2015 10:44 am

Sim! Ela agora tem tossido todos os dias... Mais ou menos 2 vezes por dia.

Não, nunca reparei que ela vomite bolas de pelo.

Só espero que não seja nada grave com as nossas gatinhas.
rashelle

terça mar 31, 2015 1:24 pm

Saraam,

Experimenta comprar um desses produtos em pasta para a redução/controlo de bolas de pêlo! A vet chama-lhes "malte", o que eu estou a usar chama-se DEFURR-UM, custou 12€ (comprei o mais caro que havia), mas a vet disse que a marca não é muito relevante e que a composição normalmente é sempre mais ou menos a mesma. Na embalagem diz que para controlo deve dar-se uma vez por semana e para remoção deve dar-se 3 dias seguidos, mas a vet disse que não há problema nenhum em ultrapassar um bocadinho as doses em casos que estejam mais complicados e vou dar 5 dias seguidos, depois parar 2 e voltar a dar mais alguns.
Se a causa for mesmo isto é porque as nossas gatinhas têm mesmo problemas com a eliminação das bolas de pelos e por isso devemos dar-lhes estes produtos "para sempre" cerca de uma vez por semana, para evitar que se acumule.

Espero ajudar!

Edit: Mesmo que a tua veterinária tenha razão, e o problema da tua gatinha tenha outra origem, fazeres isto não lhe irá fazer mal porque isto não é nenhum "remédio" e qualquer gato pode (deve, pelo que me estou a aperceber) tomar disto. No fundo é só para descartares esta hipótese, que é um bocadinho mais positiva que os problemas respiratórios.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça mar 31, 2015 2:16 pm

E que tal ir ao vet :wink:

A minha Maria com esses sintomas tinha uma traqueíte, e eu também pensava que eram bolas de pelo :(
joanadogato
Registado: terça mar 31, 2015 1:46 pm

terça mar 31, 2015 3:13 pm

Olá!

Com o meu andei às voltas a tentar descartar bolas de pêlo, pneumonia e parasitas... Até que finalmente com o raio-x se soube que o pequeno tem bronquite! Por isso, o melhor é ir ao vet e insistir até ele ficar bem e saibas o que se passou.

Já agora por acaso alguém sabe onde se arranja o Aerokat (uma câmara expansora para a bomba) em Portugal? Ou algum site que entregue relativamente rápido?

Cumprimentos!
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça mar 31, 2015 4:22 pm

joanadogato Escreveu:Olá!

Com o meu andei às voltas a tentar descartar bolas de pêlo, pneumonia e parasitas... Até que finalmente com o raio-x se soube que o pequeno tem bronquite! Por isso, o melhor é ir ao vet e insistir até ele ficar bem e saibas o que se passou.

Já agora por acaso alguém sabe onde se arranja o Aerokat (uma câmara expansora para a bomba) em Portugal? Ou algum site que entregue relativamente rápido?

Cumprimentos!
Eu tenho uma coisa dessas em casa mas para nós, a minha filhota fez uns exames para despiste de asma e disseram-me que podia trazer, o efeito é precisamente o mesmo, foi usado com o Ventilan, resta saber se o bocal se poderá adaptar aos gatos, assim que chegar a casa já vejo e logo lhe digo alguma coisa, se der. amanhã mesmo envio-lhe pelo correio.
joanadogato
Registado: terça mar 31, 2015 1:46 pm

terça mar 31, 2015 4:47 pm

Muito Obrigada Alexpat!

Eu também usei bomba quando era mais nova (tal dona, tal gato), mas já não possuo a câmara infantil e a veterinária tinha me dito que o bocal infantil não servirá para a toma correcta. Parece que há uma câmara apropriada para gatos, mas cá em Portugal ainda não a encontrei...

Mas muito obrigada na mesma Alexpat!
rashelle

terça mar 31, 2015 5:25 pm

Alexpat e joanadogato,
Tal como eu indiquei no comentário anterior já fui ao vet. No vet fizeram raio-x (além de auscultação, medição de febre e apalpação) e está tudo normal, sendo que a veterinária me deu indicações para seguir com o tratamento das bolas de pêlos.
O vídeo que aqui deixei mostrei-o também à vet e ela mesmo antes dos procedimentos que indico disse logo que aquilo era tosse típica de bola de pêlo e que provavelmente nem valia a pena fazer o raio-x e eu mesmo assim quis fazer para descartar outros problemas.
A saraam também pelo que disse já anda no vet com a gatinha dela, só tentei dar algumas indicações que me foram dadas a mim e que pode ser que ajudem.
silvanus
Membro
Registado: sexta dez 27, 2013 2:50 pm
Casal de Caturras

quarta abr 15, 2015 12:47 pm

a minha gata tem o mesmo tipo de tosse igual ao que aparece no video, fui a 2 veterinários diferentes e ambos concluiram que sao bolas de pêlo depois de ausculta la e etc..
tambem eu estou a dar paste de malte, com muita frequencia porque ela nao vomita as bolas de pelo, com a pasta de malte acabam por sair pelas fezes mas tenho que lhe dar com regularidade porque ela nao as consegue expulsar sozinha. para alem disso escovo-a todos dias para ajudar a nao acumular no estomago
Silvana Martins
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta abr 15, 2015 1:20 pm

A tosse e o engasgamento do Sebastião, por causa das bolas de pêlo, foram resolvidos com dar diariamente 10 bocadinhos de whiskas anti-airball.
saraam

domingo abr 19, 2015 9:45 am

Já levei a minha gatinha ao veterinário, fizeram Raio X e, de facto, tem asma.. não é nada de muito grave: a veterinária disse que não valia a pena estar a dar-lhe já medicação. Disse apenas para eu agora estar atenta e tentar descobrir quando ela tosse porque, nos gatos, a asma está associada a qualquer tipo de alergia.
Responder

Voltar para “Gatos”