Alergias "aos gatos"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quarta jul 01, 2015 7:40 pm

Boas, venho tentar aprender um pouco mais com as vossas experiencias e partilhar a minha e as minhas questões sobre a questão das alergias aos gatos...

Bem o meu namorado é asmático e sempre fez alergia aos gatos desde criança. Qual era a minha intriga quando começamos a descobrir alguns gatos que ele não fazia alergia! Um era o gatinho de uma visinha que andava sempre a passear na rua e ele andava sempre a mexer no gatos e não fazia nada, e pior era a situação de 2 gatos de 2 amigos nossos... os gatos são EXATAMENTE iguais um ao outro, fotocopia mesmo, tirando que o primeiro é macho castrado e olhos verdes, a 2º é femea esterilizada de olhos azuis. ambos são tipo bosques, brancos enormes e super peludos.

Ele com o 1º até beijos ao gato dava, andava sempre com ele ao colo e a fazer festas e nada, com a segunda ele não podia serquer entrar numa sala que a gata lá estivesse estado e começava logo com asma...

Sempre me fez muita confusão até porque adoro gatos e assim não podia ter um... Até que conheci uma cliente que me explicou esta questão da alergia ser á proteína que existe na saliva e urina e que alguns gatos não a têm...
Realmente pesquisei e pareceu-me ser verdade e o resultado é que depois de muito procurar e de muitos gatos conhecer lá encontrei o meu Wally e ele não é alérgico ao gato.

Agora a minha questão põe-se que... eu adorava arranjar um amigo para o meu miau... e queria agora adotar um bebé (o Wally já era crescido quando o fui buscar) o meu medo, é que ele até possa não ser alérgico ao bebé e que quando o bebé cresce-se começasse a produzir essa tal proteína... não quero estar a adotar para depois ter de devolver :cry: não nem pensar nisso!

Pesquisei bastante sobre o assunto e a única info que encontro é mais para este estilo:
Pesquisas indicam que gatos pretos, machos, não castrados, possuem maior quantidade dessa proteína, mas outros animais de outras cores ou até mesmo gatos sem pelos, como o Sphynx, também podem desencadear a alergia.
Um pequeno estudo, feito em 2000, analisou 300 pacientes com alergia. Aqueles que tinham gatos escuros tinham quatro vezes mais chances de ter sintomas severos de alergia do que aqueles que eram donos de gatos mais claros. Outros estudos mostraram que os gatos machos também causam mais sintomas alérgicos do que as fêmeas – provavelmente por sua necessidade de marcar território.
Um pequeno estudo com 300 pacientes alérgicos feito em 2000 mostrou que os donos de gatos mais escuros tinham de duas a quatro vezes mais a manifestação alérgica, de moderada a severa, do que as pessoas com gatos claros ou sem bichos em casa. A explicação seria maior concentração da proteína que causa a alergia. Um outro estudo mostrou que as fêmeas produzem menos substância alergênica do que os gatos machos.
Encontrei ainda um que agora não encontro que dizia que os gatos com o gene branco são menos prováveis de ter essa tal proteína.

Isto é verdade? terei de procurar um gato macho branco? Eu quero realmente outro macho até porque ainda estou a fazer o mealheiro para castrar o Wally mas adoro gatos pretos e gostava de ter um pretinho
:?

O que acham sobre isto? E como é a vossa experiencia na questão?
Trabalhei em alguns veterinários e NUNCA tinha ouvido falar disto... :?

Obrigada antes de mais pela ajuda :wink:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

quarta jul 01, 2015 9:51 pm

Boa noite, por experiência eu tenho 5 gatos, dos quais 3 são machos e todos eles pretos a excepção de um que possui manchas brancas e os outros dois são duas meninas uma tartaruga e outra listada.
O meu pai tem asma e apenas se sente mais atacado na presença do macho preto e branco que se encontra castrado.
Os outros machos não estão castrados e um deles possui pelagem comprida e o meu pai nunca teve um ataque de asma na presença deles e o mesmo se verifica com as gatas.
Logo pela minha experiência isso varia mesmo de gato para gato e não se relaciona muito com a cor de pelagem ou com o comprimento desta, isto claro na minha "experiência".
Anafcs
Membro Veterano

quarta jul 01, 2015 10:07 pm

Pois eu já tive lá em casa 2 amigas EXTREMAMENTE alérgicas (não só a gatos mas a tudo e mais alguma coisa, e alergias graves, tipo fechar a garganta e isso) e nenhuma delas fez reacção ao Wally, pelos visto tenho mesmo um gato hipoalérgico :D vou cancelar a castração e por o gato a render gatinhos... ESTOU A BRINCAR!!!

mas queria mesmo encontrar outro gatinho que também não desse alergias...
Ele sempre foi assim ou o seu pai não fazia reacção quando ele era gatinho?
gabri17
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

quarta jul 01, 2015 11:44 pm

ahahah até rendia :lol:
Quando o felpudo era pequeno, o meu pai tinha um ou outro ataque pequeno nada de mais, mas com o crescimento foi sendo mais regular e pronto agora a bomba de asma é sagrada sempre que esta na presença dele.
Anafcs
Membro Veterano

quinta jul 02, 2015 9:47 pm

:? pois precisamente o meu medo... ele não fazer alergia ao gato em bebé e depois fazer em adulto... o mais certo é ter que acabar por adotar um adulto, não tem mal nenhum nisso, o Wally já tinha uns 8 meses quando fiquei com ele e a única gata que tinha tido antes (em criança) foi adotada já com uns aninhos, mas nunca tive aquela experiencia daqueles miaus super pequeninos e adorava ter :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”