Fui mordido...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Noisia
Mensagens: 2
Registado: segunda jul 06, 2015 2:17 am

segunda jul 06, 2015 2:30 am

Antes de mais, gostava de cumprimentar todos os membros do fórum em especial aqueles que estão a ler este tópico.

Encontrei um gato vadio quando me deslocava para casa, por volta da meia-noite e meia. Achei o bicho engraçado e tendo em conta que ele não mostrou qualquer reacção de medo decidi fazer-lhe uma festa. Ele miou, rapidamente agarrou a minha mão com ambas as patas e trincou-me o polegar. Reagi rapidamente e retirei a mão mas mesmo assim não me safei de um pequeno corte superficial.

Ainda demorei uns 20 min. a chegar a casa, lavei as mãos com sabão, sequei e esfreguei a região afectada com uma marca genérica de Betadine.

Se eu dissesse que não estava preocupado estaria a mentir. Estou informado que não há registos de raiva em Portugal desde os anos 60 mas não consigo afastar esse fantasma da minha consciência.

Para ser honesto não me apetecia nada ir agora de taxi para o hospital para esperar umas 5 horas na sala e dizer ao médico que estive a ler artigos cujo léxico envolve palavras como "raiva", "profilaxia" e "imunofluorescência".

Estou tentado ir lá pela manhã, ou será tarde demais?

Grato pela vossa atenção! :)
Narizinhuh
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda mar 24, 2014 12:31 pm

segunda jul 06, 2015 9:31 am

Bom dia.
Confesso que não sou especialista na matéria mas se fosse eu, também não iria ao hospital a não ser que o animal em questão apresentasse sinais evidentes de estar contaminado como por exemplo agressividade, dilatação da pupila, fotofobia (medo da luz), descoordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, etc.
Pessoalmente faria os curativos e desinfecção da ferida em casa.
Se o animal apresentasse algum destes sintomas ou vários em simultaneamente então consultaria um veterinário para saber qual o procedimento mais correto ou dirigia me às urgências do hospital informando os profissionais de saúde responsáveis da minha suspeita de infecção pelo vírus da raiva.
Por outro lado se estiver muito preocupado talvez deva dirigir-se a um hospital para despiste clínico. Talvez não seja nada mas pelo menos ficava descansado. :?
Noisia
Mensagens: 2
Registado: segunda jul 06, 2015 2:17 am

segunda jul 06, 2015 11:13 am

Hoje de manhã dirigi-me a uma clínica veterinária. A médica disse-me que não havia motivos para me preocupar visto que a raiva está praticamente erradicada em Portugal. Ela própria já foi mordida e arranhada inúmeras vezes por gatos tanto domésticos como vadios e até hoje não contraiu nenhuma doença.

Apesar de ter sido mordido durante a noite num local mal iluminado, não denotei um comportamento estranho do animal, nem outras características que inerentes aos portadores de raiva porém o animal estava sujo.

A minha vacina do tétano caduca em 2017. O pequeno arranhão não inchou, nem apresenta uma cor estranha. Vou tentar esquecer isto.

Obrigado pela atenção mais uma vez! :)
Keera
Membro Veterano
Mensagens: 290
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sábado jul 11, 2015 3:46 pm

já agora aproveito para relatar aqui a minha experiência com mordidas de gatos :lol: há uns anos, quando era FAT para uma associação de animais, recebi em casa uma gata extremamente assustada que tinha vindo de uma casa com dezenas de animais sem condições nenhumas. ao fim de alguns dias sem conseguir sequer tocar-lhe lá em casa, tentei pegar-lhe para a afastar da caixa de areia (com medo que a minha gata se passasse com ela quando fosse usar a caixa). bem, ela ferrou-me no pulso, mas com tal força como eu nem sabia que os gatos conseguiam fazer!!

conclusão, tentei desvalorizar a trinca porque a ferida parecia-me muito pequena (apenas dois furos de cada canino), mas ao fim de cerca de uma hora tinha o pulso e o braço muito doridos e uma 'estrada' de inflamação a subir desde a ferida pelo braço acima. resolvi ligar à Saúde 24 onde me aconselharam a ir às urgências, e tive mesmo de tomar antibiótico. neste caso ninguém me falou sequer em raiva, penso que já não é preocupação aqui em Portugal, mas a minha ferida realmente infetou e durante uns dias ainda tive bastante dores naquela zona. para a próxima... tenho mais cuidado :lol: as melhoras!
Responder

Voltar para “Gatos”