[AJUDA] Gato novo na familia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

segunda jul 27, 2015 7:27 pm

Hoje perdi a cabeça e até contra a vontade do meu namorado adotei outro gatinho! :oops:

LINDO gatinho todo todo preto com uns lindos olhos esverdeados que terá por volta do mês e meio apenas. Fora, rejeitado pela mãe, 3 bebés, que é de uma Sra de idade que trata de uma colónia aqui na zona. E quando o vi não consegui resistir...

Agora, estou com algumas duvidas:

- ele já come bem ração, ainda vale a pena dar uma Starter? Comprei um saco pequenino de eukanuba junior. (Sei que há marcas da mesma qualidade mais em conta mas tanto no meu Wally como nos meus cães gosto muito desta raçao)

- Ele parece-me estar com uma pequena constipação... Tinha umas ramelinas nos olhinhos, nada de extremo, e espirrou um pouco no caminho até casa, mas também tinha acabado de lhe limpar os olhinhos com as toalhitas próprias e elas têm um bocado de cheiro, podia estar só a espirrar por causa disso, sei que se melhorar tem de ir ao vet, mas também irá brevemente para as vacinas, mas há alguma coisa que possa fazer para ele melhorar mais rapidamente?

- Já o consegui hoje juntar com o Wally :D :D :D ouve algum vento por parte do Wally e muita curiosidade por parte do bebé novo (ainda não tem nome). O Wally não o deixa aproximar-se dele e quando ele o faz ameaça mas não lhe faz mal e foge do bebé... Fiz mal em deixa-los já juntos sozinhos eu sei mas não pensei nisso na altura e o meu namorado está em casa portanto se houver alguma coisa ele não deixa o Wally fazer mal ao bebé. Alguma dica para acelarar a socialização entre eles? Eu decidi mesmo ter outro gato para o meu Wally não passar tanto tempo sozinho, a ideia é que eles se tornem bons amigos, o Wally tem 1 ano vai ser castrado na sexta feira, pelo que tenho lido pelo forum e não só como eles são os dois pequeninos há uma grande probabilidade de tudo correr bem... esperemos que sim...

- Nunca cheguei a comprar cama ou arranhador para o Wally, ele adora brincar por baixo da cama, ela é feita de paletes e tem montes de esconderijos e buracos que ele adora para além de adorar arranhar essa madeira e caixas de papelão (deu-me cabo das caixas de arrumação que tinham as roupas de inverno, comprei novas de plástico e dei-lhe as velhas) e adora dormir nas almofadas dessa cama. Agora para o bebé e para o habituar a viver dentro de casa o melhor possível não seria mesmo melhor arranjar esse tipo de coisa?

- O gatinho não está vacinado nem desparasitado, tenho em casa desparasitante do Wally (não me lembra agora da marca e não estou em casa para ver), se não tiver qualquer tipo de contra-indicação na embalagem poderei dar o mesmo ao gatinho?

Peço desculpa por todas as perguntas e pelo testamento mas meti-me nesta aventura e não quero errar (muito) é a primeira vez que tenho um gatinho assim tão bebé (o Wally já tinha 7 meses quando o adotei) e tenho muito medo de agir mal para o bebé que é tão pequenino e não tem culpa de nada.

Adorei vê-lo com o Wally :D o bebé estava super curioso e o Wally também, mas o Wally ainda quer manter distancia de segurança aquela coisa preta e desengonçada.
Fiz o que li aqui que se costuma fazer, pus a transportadora com o bebé ao pé do Wally e deixei-os conhecerem-se primeiro assim, como estava tudo a correr tão bem juntei-os e o Wally prefere fugir a fazer mal ao bebé. Não sei se isso é bom ou mau a longo prazo, mas ele também não o evita, pelo contrario adora ficar a olhar para ele com um ar do tipo "Tás a fazer?" só não quer que ele se aproxime demasiado :lol:

Quando vi o meu Wally ao lado do bebé e que me apercebi de tão grande que está o meu gatinho! sempre o achei pequeno para um gato de 4 kg, mas ao lado da nova aquisição da familia ele é enorme!

Bem, nova aventura... Esperemos não cometer muitos erros e que corra tudo bem :D
O meu namorado está safo com o continuar a levar animais para casa porque agora a viver numa pequena moradia T2 com um terraço já somos, 2 humanos, 3 cães, 2 gatos e os peixes... lotação esgotada em espaço e principalmente na carteira :oops: :lol:

Obrigada desde já pelas ajudas ;)
Última edição por Anafcs em quarta jul 29, 2015 7:58 pm, editado 1 vez no total.
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Anafcs
Membro Veterano

segunda jul 27, 2015 7:28 pm

Pela quantidade de smiles e parvoiçes do genero não se nota nada que tou super contente e a rezar a todos os santos (e a cruzar todos os dedos) para que isto corra bem :oops: :D
Anafcs
Membro Veterano

segunda jul 27, 2015 10:44 pm

Outra questão que eu tenho é em relação a alimentar os 2...
Como disse o Wally vai ser castrado agora, ou seja comida de esterilizado, mas o bebé precisa da outra, vai ser impossivél pelo menos o Wally não comer a do bebé! O que aconselham a fazer? dar de bebé aos dois?
Anafcs
Membro Veterano

quarta jul 29, 2015 8:10 pm

Bem está tudo a correr super bem, hoje já apanhei o Ninja (nome do novo bebé) a roçar-se no Wally e os dois cheios de ronrons. O Ninja recebeu este nome porque é mesmo Ninja :lol: reguila como tudo, vira-se aos cães e tudo! (não está com medo nem nada é mesmo naquela de "agora mando eu aqui! :twisted: )
E faz autenticas emboscadas ao Wally, salta-lhe para as costas e morde-lhe o bescoço :twisted: :twisted: :twisted: o Wally cheio de paciencia lá o tira de cima dele e das duas uma, ou desatam a brincar feito loucos ou ignora-o completamente :lol:

Continuo a precisar de ajuda nalguns dos outros tópicos, só vou com ele ao vet na sexta feira (quando o Wally vai ser castrado)

Obrigada
klaura
Membro Júnior
Registado: quarta jun 07, 2006 7:16 am

quinta jul 30, 2015 8:39 am

Olá Anafcs,

Vou tentar ajudar no que posso. Mas fale com a vet sobre esses assuntos. É a melhor pessoa para a aconselhar.

Relativamente à alimentação e partindo do principio q não os consegue separa-los para os alimentar, acho importante que supervisione as refeições do gatinho bebé. Ou seja, se for possível dê a comida várias vezes ao dia e vigie a refeição para que o Wally não coma a comida de bebé enquanto o bebé está a comer. Talvez o gatinho bebé vá comer a ração do Wally mas se garantir q come a ração de bebé já é mto bom.

Os olhos: limpe várias vezes ao dia. Sempre q estiverem sujos. Eu nunca tive esses problemas com os meus gatos mas deve haver alguma informação no forum sobre este tipo de tratamento. É mto comum nos bebés.

Eu tenho arranhadores, vários, e eles gostam mto. Se puder comprar um acho q vão gostar.

Bem espero ter ajudado de alguma forma. Vai correr tudo bem :-) e dê um nome ao gatinho :-).
klaura
Membro Júnior

quinta jul 30, 2015 8:43 am

Só mais uma dica... eu dei leite de gato bebé aos meus gatos mesmo qdo já comiam ração. Eles gostavam e como não sabia como tinha sido a sua amamentação optei por dar leite e ração. Eles gostavam mto e bebiam. Comprava da royal canin que é em pó e depois faz-se a mistura (é um pouco cara) mas tb há da wiskas (tb já dei).
Fica aqui a ideia. Boa sorte.
Anafcs
Membro Veterano

quinta jul 30, 2015 9:45 am

klaura obrigada pela sua resposta (estava-me a sentir muito sozinha a falar comigo mesma neste tópico :lol: )

O bebé já tem nome, chama-se Ninja! :D
O meu medo é que isto possa ser um vírus que li ser muito comum nos gatos bebés e que pode ser perigoso, e que li ter os mesmo sintomas de uma constipação. Acho que se chama coriza.

Já comprei também um arranhador/ginásio, eles gostaram muito de uma bolinha que tem lá pendurada durante os primeiros 5 min depois nunca mais lhe ligaram nenhuma :evil: lá foram 30 euros á vida lol

Vou pensar nisso do leite e amanhã já o vou levar ao vet e logo vejo o que ele acha sobre todas estas questões.

Obrigada pelo concelho na alimentação, descobri ontem que o Wally não gosta da ração do bebé! ele andava a miar feito tonto como faz sempre que quer comer e eu fui ver o que se passava, o comedouro do Ninja ainda tinha comida mas ele já não então veio miar feito desalmado a mandar-me dar-lhe mais comer :lol:
klaura
Membro Júnior

quinta jul 30, 2015 11:56 am

Qdo juntei os meus gatos só o fiz depois do novo membro ir a vet pq existem algumas doenças q são transmissíveis nos gatos e para evitar qq tipo de contagio decidi assim. De qq forma fale nisso à vet de modo a despistar qq doença q possa ser transmitida ao Wally.

O arranhador é uma peça q não está sempre a ser usada. Utilizam-na de vez em quando. O Wally não está habituado mas o Ninja talvez lhe dê uso e quem sabe o Wally tb. Não desespere. Eu tenho 3 gatos e só 1 deles é que não usa. Eles ainda vão utilizar mto :-).

Parece que o Ninja ainda vai fazer mtas diabruras :-)
Anafcs
Membro Veterano

quinta jul 30, 2015 2:26 pm

Sim o Ninja é mesmo Ninja :lol:
A maneira dele brincar connosco é fazer emboscadas ás nossas pernas, apanha-nos distraídos atira-se e agarra-se ás pernas e morde-nos. (já começámos a tentar repreende-lo, porque tou mesmo a ver um bixo de 4 ou 5 kg no futuro a morder-me...)

Eu pensei nisso, mas o Ninja está tão bem disposto, com um pelo tão lindo e que eu penso que isto seja mesmo só uma constipaçãozinha, de qualquer forma eles amanhã vão os dois ao vet então peço ao vet para ver o Wally de qualquer forma :)
Responder

Voltar para “Gatos”