Gatinho não come ração simples

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Quimceed
Registado: terça mai 19, 2015 11:16 am

quarta ago 05, 2015 8:27 pm

Olá a todos,

O meu gato "Ronnie" tem 3 meses e meio e ainda não consegue comer a ração simples. Até agora só come ração misturada com comida húmida, é muito fino ou anda a enganar-me?
Já estive ausente de casa por 2 dias e deixei ração à disposição, quando cheguei verifiquei que nada comeu. :(
Ele é saudável e está bem constituído, mas gostaria que passa-se à ração simples, isto porque, deixar a húmida misturada faz com que a comida se deteriore rapidamente e como estou ausente de casa durante o dia, ele acaba por comer apenas de manhã e à noite; Isto sem falar dos custos na alimentação, dos possíveis futuros problemas dentários, do cheiros dos cocós, etc.

Ele come Royal Canin Kitten, tenho experimentado alguns truques, já lhe dei outras rações, mas nada. Só come misturado com húmida independente da marca.

Possivelmente se o deixar ficar com muita fome ele vai acabar por comer, mas tenho receio do que possa acontecer durante esse tempo de fraqueza (não consigo fazer isso).

Alguém tem alguma dica ou truque que me possa ajudar?

Muito Obrigado
Cripton26
Membro Júnior
Registado: sábado set 21, 2013 3:47 pm

quarta ago 05, 2015 9:14 pm

Boa noite. A pandora é uma gatinha de 1 mês e meio e já está a comer RC Kitten, sem qualquer problema. A veterinária sugeriu juntar um pouco de água à ração para ficar mais molinha e ir reduzindo aos poucos a água. Já tentou esta maneira?
Quimceed

quarta ago 05, 2015 10:02 pm

Sim, já tentei só com água mas ele recusa-se a comer. Faltando a comida húmida ou o paté misturados, ele arranha no chão da cozinha como se estive-se a tapar a comida e não come.
Inclusive já misturei apenas o molho da comida húmida e ele manda-me comer a mim. :roll:
Vai comendo alguma ração misturada, que fica mole depois de estar em contacto com a húmida.
Ainda pensei que tivesse algum problema nos dentes, mas a Vet diz que está tudo bem.
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

quarta ago 05, 2015 10:31 pm

Já falou com o vet soubre o assunto? está tudo bem com a dentição dele?
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Quimceed

quinta ago 06, 2015 7:27 pm

Já falei com a Vet e ela disse que não havia problemas na dentição, deu-me uma amostra de outra ração, mas não funcionou. A opinião dela era eu ir reduzindo a quantidade da húmida e aumentando a quantidade de ração na mistura, para ele se ir habituando.
Eu tenho feito essa alteração mas chega a um ponto em que o gato não come mais, isto quando a quantidade de húmida é menor que a seca. Chega a um ponto que ele escolhe a húmida e deixa a ração seca.
Anafcs
Membro Veterano

quinta ago 06, 2015 9:53 pm

:o hum que estranho... já experimentou dar-lhe umas vitaminas para lhe abrir o apetite?
Quimceed

quinta ago 06, 2015 10:34 pm

Sim, dou-lhe vitaminas regulamente.
Anafcs
Membro Veterano

quinta ago 06, 2015 10:50 pm

:? sinceramente? não faço ideia lol

nos vets onde trabalhei as duas razões que eu costumava ver para um gatinho não querer comer eram:
1º não gostar da ração, se já experimentou tantas assim não deverá ser...
2º problema de dentição ou digestivo, se já falou desses problemas com o vet não deverá ser,
3º manha, se já o deixou sem comer e ele continua sem pegar não me parece ser, ou então tem um gato mesmo muito manhoso :lol:

:? :? :?
gata7b
Membro
Registado: quarta ago 29, 2012 12:04 am
Localização: Gatas: *Princess Tomy*, The Dutchess Silvie Marissa de Gutemberg & Damsel Safira Bijou de La Fontain

quarta ago 12, 2015 5:29 pm

O gato lá sabe o que é bom para ele...
Eu tenho uma burra cá em casa que só quer secos, e apesar de a minha carteira agradecer, eu gostava que ela comesse também húmidos -.-
Anafcs
Membro Veterano

quarta ago 19, 2015 10:19 am

gata7b o meu Wally era igual! fartei-me de gastar dinheiro em latinhas e saquetas e a única coisa que ele adorava de tudo o que experimentei era a parte em gelatina das saquetas Félix, mas assim que ficava só os pedaços ele deixava para mim...
Desde que tenho o Ninja, como ele vê este comer também já gosta :P Principalmente as Vibrisse Kitten (que já tinha lhe tinha dado antes e tinha sido rejeitada) se eu não os separar ele não deixa o Ninja comer e come toda! :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”